04/08/2025  07h29
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ciência e Tecnologia
09/07/2016 - 08h20
O papel do marketing na tecnologia da informação
Bruno Scaravelli
 

Nos últimos anos, as empresas vivenciam um aumento no nível da competitividade. A capacidade de entender as mudanças no perfil dos colaboradores e consumidores exige dos gestores uma atenção maior no que diz respeito às tendências de mercado e às novas tecnologias. E, dentro deste contexto, a palavra marketing nunca esteve tão presente no dia a dia das pessoas e nos quatro cantos do planeta.

Compreender a real dimensão do seu significado se tornou um desafio para grande parte das organizações. Direcionar um novo olhar às ações de marketing é essencial tanto para quebrar paradigmas, quanto para ampliar a percepção na busca de resultados. E entre os requisitos na busca por resultados desejados, está o conhecimento dos desejos, demandas e necessidades de todos os envolvidos nesta cadeia.

Isto vale aos mais diversos segmentos, inclusive o de Tecnologia da Informação (TI). Enquanto ao marketing cabe o desenvolvimento das ideias, o setor de TI fica responsável por oferecer os instrumentos necessários para inovar, medir, controlar e, sobretudo, ajudar a trazer os resultados e tornar suas ações mais assertivas e eficazes. O marketing e a Tecnologia da Informação se completam e, consequentemente, um não vive sem outro.

Embora na maior parte dos casos, as avaliações sejam feitas tomando por base a observação e experiência pessoal e profissional, não há como negar que é por meio das análises das informações que as empresas conseguem destinar, de maneira segura, seus recursos às ações de marketing. Sem elas, os resultados gerados podem resultar no insucesso das estratégias pensadas, bem como comprometer o desenvolvimento organizacional.

Os investimentos precisam agregar valor ao negócio e, embora possam parecer supérfluos num primeiro momento, é justamente em um cenário de crise que as empresas precisam se reinventar e se fortalecer com o objetivo de superar as intempéries oportunistas.

Uma gestão eficiente terá não somente o controle dos seus colaboradores, como também evitará o desperdício de dinheiro (algo impensável nos dias de hoje). Isto será primordial para evitar que as ações de marketing, no futuro, se revelem nocivas à companhia.


Nota do Editor: Bruno Scaravelli é Gerente de Marketing e Inteligência de Mercado da Mega Sistemas Corporativos (www.mega.com.br). A Mega é uma S.A. de capital fechado que nasceu no estado de São Paulo, em 1985. Em 30 anos de trabalho, a empresa cresceu, ampliou o seu portfólio de produtos e serviços e se consolidou com uma das mais importantes companhias de TI do Brasil, oferecendo soluções de gestão empresarial para os mercados de Construção, Manufatura, Logística, Combustíveis, Agronegócios e Serviços. Com presença direta em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a companhia conta ainda com 15 canais de atendimento, 500 colaboradores e mais de 2.000 clientes em todo o território nacional.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CIÊNCIA E TECNOLOGIA"Índice das publicações sobre "CIÊNCIA E TECNOLOGIA"
28/12/2022 - 06h38 14ª Feteps, no ar com mostra virtual de projetos
29/07/2022 - 06h14 O que significa a internet 5G para o Brasil?
15/06/2022 - 06h45 Chegou a hora do adeus aos `brokers do WhatsApp´?
20/05/2022 - 06h30 Praticidade da tecnologia sem fio
06/05/2022 - 05h54 Tecnologia preventiva contra o sono
19/04/2022 - 06h25 A AI Week reúne a comunidade mundial de IA
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.