14/09/2025  16h04
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
31/05/2005 - 13h33
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Praia Brava de Fortaleza, uma das praias da região sul do município de Ubatuba (SP).

• Ubatuba participará do Salão do Turismo

Circuito Litoral Norte apresentará suas potencialidades aos mercados nacional e internacional e buscará a geração de novas demandas para a ampliação da oferta turística

Ubatuba estará participando de 1 a 5 de junho do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que acontecerá no Expo Center Norte, em São Paulo, dentro do Circuito Litoral Norte Paulista. O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL) e o Secretário de Turismo Luiz Felipe de Azevedo estarão participando da abertura que terá as presenças do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia.

Segundo estimativas do Ministério do Turismo, cerca de 100 mil pessoas deverão visitar o evento durante os cinco dias. Gestores públicos, micro e pequenos empreendedores, profissionais do setor, operadores e agentes de viagem, profissionais da imprensa, pesquisadores, professores, estudantes, e especialmente, público em geral irão conhecer de perto o que cada Circuito irá apresentar.

Ubatuba apresentará pacotes turísticos com opções de pousadas, hotéis (3, 4 e 5 estrelas) e receptivos, todos cadastrados junto a Embratur. "É um passo histórico. Foram quatro meses de elaboração de projeto para vendermos o Litoral Norte como um todo, já que o Salão visa gerar demanda para os novos destinos turísticos", comemorou Luiz Felipe Azevedo, Secretário de Turismo de Ubatuba.

Para cumprir seu objetivo e alcançar os resultados esperados, o Salão do Turismo - Roteiros do Brasil está dividido em módulos:

 - Feira / Vitrine: exposição dos roteiros turísticos e dos produtos associados (artesanato, gastronomia, mostra cultural dos destinos e outros);

- Rodada de Negócios: oportunidade de encontro e comercialização entre os agentes de mercado;

- Núcleo de Conhecimento: palestras, oficinas, entre outros, com vistas à troca de experiências e à ampliação do conhecimento sobre a atividade turística.

Potencial turístico

Ainda durante o Salão do Turismo, será apresentado um diagnóstico sobre o potencial turístico do Litoral Norte, elaborado pela Chias Marketing, agência contratada pelo Ministério do Turismo para a elaboração do diagnóstico do plano "Cores do Brasil, uma avaliação nacional dos 111 municípios que farão parte dos roteiros turísticos do Brasil. Cada secretaria estadual de Turismo indicou um circuito que representa um potencial turístico em sua região. "A avaliação de Ubatuba foi interessante pois seu potencial turístico é muito grande. Todos conhecerão os resultados no Salão do Turismo", esclareceu Luciana Zanin, consultora da Chias.


• "Oficina de Dança" conquista 3º lugar na mostra competitiva "Litoral em Dança"

Grupo da dança da Fundart se apresentou em Caraguá, no mostra Litoral em Dança

O grupo "Oficina de Dança", da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) participou da mostra competitiva "Litoral em Dança", que aconteceu em Caraguatatuba, durante os dias 20, 21 e 22 de maio. Ubatuba foi representada por 28 bailarinas, divididas em três categorias, com 4 coreografias elaboradas pela professora Alessandra Penha. O grupo premiado foi da categoria infantil (6 a 9 anos), com a coreografia "Caminho Suave".

A "Oficina de Dança" existe desde 1997. Neste ano, foram matriculadas mais de 200 alunas de diversas regiões de Ubatuba. A professora Alessandra Penha diz que a proposta do curso é o ensino da técnica de ballet clássico e acadêmico como forma de acesso da população à cultura. Segundo ela, "outro aspecto relevante, é a utilização das aulas para estimular o crescimento pessoal por meio da observação da postura correta e da disciplina".

Entre as outras categorias que participaram do evento, concorreram: juvenil (10 a 13 anos), com a coreografia "Vida de Boneca"; adulto, realizando a coreografia "Pássaro Real" e um duo de Ballet Clássico, com a coreografia "Brilho da Lua". Essa apresentação especial foi premiada em Campos do Jordão em 2004.


• Está chegando o dia da tradicional Festa de São Pedro em Ubatuba

Festa de São Pedro Pescador é organizada pela Fundart, dura 6 dias e está na sua 82ª edição

Em junho, de 24 a 29, acontece uma das mais populares festas de Ubatuba. É a comemoração do dia de São Pedro, o Santo Padroeiro dos Pescadores. Essa tradição teve início em 1923, quando o padre caiçara Francisco Lino dos Passos, celebrou uma missa no mar. Desde então, a festa vem sendo realizada e cresce a cada ano, atraindo turistas e cativando a comunidade.

A procissão dos barcos coloridos e enfeitados emociona o público ao sair da Barra dos Pescadores num dia de céu azul, típico de inverno ubatubense. Seguem-se missa campal e queima de fogos. Durante os cinco dias de evento, acontecem apresentações folclóricas e shows musicais. Um dos destaques da festa é a tradicional tainha assada à moda caiçara. No dia 24, tem a eleição da "Rainha dos Pescadores". A organização da festa está a cargo da Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.

Atenção, moças bonitas!

As inscrições para o concurso "Rainha dos Pescadores" estão abertas. Se você tem de 16 a 22 anos, garanta sua participação na sede da Fundart, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Um pouquinho de história...

Para realizar a missa no mar, em 1923, foi necessário fundear uma grande balsa, a mais ou menos trinta metros de distância da praia. Para isso, foram usadas as canoas diversas canoas, amarradas umas às outras e cobertas com pranchões de madeira, que se transformaram em um altar improvisado. O lugar escolhido foi em frente ao Casarão do Senhor Gabriel Costa, uma residência, localizada em uma área que corresponde hoje à frente do Aeroporto.

Naquela época, Ubatuba não possuía uma imagem de São Pedro. Somente 19 anos depois, em 1942, um padre alemão chamado Hans Beil, doa ao município a imagem do padroeiro.

No início, várias praias ao longo da costa prestavam suas homenagens ao Santo. Rezava-se durante nove noites até o dia de São Pedro - 29 de junho. Segundo os estudos do folclorista Nei Martins, no dia 29 não podia faltar uma "alvorada", uma procissão pelas ruas. Cada um levava uma tocha feita de bambu, embebida com azeite de nogueira, chamada pelos caiçaras de "fiofó" ou "fifo". Após a alvorada, os pescadores levantavam o mastro de São Pedro e armavam uma grande fogueira, onde a criançada lançava galhos com folhas verdes das árvores de abricó, provocando uma série de estalos.

A procissão marítima teve início somente em 29 de junho de 1954, uma segunda-feira, com poucos barcos, mas uma quantidade enorme de canoas. Como era novidade, o povo se aglomerou na entrada da barra do Rio Grande, agitando lenços brancos, enquanto o foguetório anunciava a saída do andor que estava sendo levado pelo barco "Iara" do Senhor Freitas.

De lá para cá, muitas mudanças aconteceram, diversas atrações foram acrescentadas. A escolha da "Rainha dos Pescadores" também virou tradição, assim como as barraquinhas com comidas típicas, a tainha assada, as danças de quadrilha e as apresentações de grupos folclóricos.

Aos poucos, a procissão no mar foi se firmando como parte da tradição, com barcos enfeitados com folhas de bambu, coco pindova e bandeiras de papel colorido. Atualmente, 29 de junho é feriado em Ubatuba e nesse dia, os pescadores trazem São Pedro em procissão da Igreja Matriz até a barra do Rio Grande e seguem a procissão com seus barcos enfeitados. Um dos barcos leva a imagem do Santo e todos percorrem a baia de Ubatuba, onde é feita a benção dos Anzóis.


• Hora de decisão no basquete de Ubatuba

Torneios masculino e feminino já conhecem semifinalistas

Os torneios municipais de basquete em Ubatuba estão chegando na suas fases decisivas.

Na sexta-feira, 27, aconteceu a penúltima rodada do campeonato masculino adulto. No primeiro jogo da noite a equipe da Clínica de Fraturas venceu o Tachão por 82 a 58 e assegurou vaga nas semifinais. Na outra partida Hlera venceu o Objetivo por 83 a 77 e também está matematicamente classificado. Com os resultados as equipes do Tortilhão e Docelar, que folgaram na rodada, também garantiram acesso à próxima fase. A última rodada, que definirá as partidas da fase semifinal contará com as partidas Tortilhão X Clinica e Docelar X Tachão, e acontece nesta sexta-feira, 3, à partir das 19h no Ginásio de Esportes Tubão.

Feminino - No sábado aconteceu a última rodada da fase classificatória da Copa Tamires Barbosa. A equipe do Maria Alves Ferragens venceu o Katito por 32 a 19, enquanto o Senzala derrotou a equipe da Sanets por 37 a 33. As semifinais acontecem no dia 18. A equipe do Maria Alves terminou invicta e agora enfrenta o Katito, que terminou na quarta posição, na semifinal. O outro jogo é entre Senzala e Sanets.

Escolinha - As partidas da última rodada da fase classificatória do campeonato da escolinha municipal de basquete foi transferida para esta sexta-feira, 3, devido ao feriado prolongado. As partidas SurfNet X Eletro Norte e Ubatuba Automóveis X Mercado 24 horas serão realizadas no Ginásio Tubão à partir das 16h30.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.