15/09/2025  05h54
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
10/05/2004 - 06h39
Resultados do Lui Lui Guarujaense de Surf
Fábio Maradei
 
Mike Richard é o vencedor da categoria open na etapa de abertura do Lui Lui Guarujaense de Surf na praia do Tombo.
 
Ivan Storti / FMA Comunicação 
  O surfista Júnior Faria, uma das grandes revelações de Guarujá.

Desde que nasceu, a família já sabia que seu futuro estaria vinculado ao surf. Tanto que foi batizado com o nome em homenagem ao tetracampeão mundial de surf profissional, o australiano Mark Richard (1979, 80 e 81). Neste domingo (dia 9), o guarujaense Mike Richard, 22 anos, confirmou que tem talento para o surf, ao vencer a categoria open (principal) da etapa de abertura do Lui Lui Guarujaense de Surf, realizada na praia do Tombo, em Guarujá. Numa final com três surfistas de ponta, ele superou Leonardo Oliveira (2º), Júnior Faria (3º) e Ricardo Silva (4º).

Junto com a open, a competição contou com mais seis categorias. Em todas as finais, a marca registrada foi a disputa acirrada. Uma das que mais chamou a atenção foi a longboard, os pranchões, contando com quatro atletas que terminaram 2003 entre os 15 melhores do ranking mundial. O talento da nova geração, Danilo Rodrigo, o Mulinha, superou a adversidade de sua prancha quebrada em plena decisão e venceu.

Na Júnior (limite de 18 anos), Ricardo Silva teve a vitória mais tranqüila, depois de dar um aéreo muito bom. Entre os mirins (no máximo 16 anos), Emerson Silva faturou, enquanto que Jessé Mendes levou na estreantes (até 12 anos) e Wesley Moraes na iniciantes (até 14). Já na feminina, quem levou a melhor foi a bertioguense Juciele Rodrigues, única atleta que não é de Guarujá a vencer no domingo.

A competição reuniu 158 surfistas, a grande maioria do Guarujá, num final de semana de sol e ondas grandes, chegando até 2 metros, de boa formação, e serviu para definir o time da Cidade para o Circuito Paulista Amador, que volta com força total, a partir do próximo final de semana, na praia de Maresias, em São Sebastião. Na open, Mike teve uma briga muito boa com seus três rivais na bateria.

Ele abriu vantagem com uma onda 8,25 pontos e depois praticamente ratificou a vitória com um 6,90. Todos os outros três competidores tiveram ondas com notas acima do 7, mas não conseguiram virar. "Foi uma final muito disputada, com altas ondas e peguei a melhor", disse Mike, que hoje comanda uma escolinha de surf na praia da Enseada. No Guarujaense ele já coleciona cinco títulos, dois na iniciantes, um na mirim e dois na júnior. "Mas na open, estou perseguindo. Fui duas vezes vice e espero que este ano mude isso", disse o surfista.

Nos pranchões, a grande atração do final de semana, a final foi de gala, reunindo quatro tops do Circuito Mundial, que justificaram suas colocações, com shows de manobras. O atual campeão brasileiro e 8º melhor do Mundo, Paulo Kid entrou motivado na final, depois de ter conquistado a melhor nota do evento, um 8,75 pontos na semi. Mas quem comandou a festa foi Danilo Rodrigo, que tirou um 8,5 e se distanciou dos rivais.

Nem mesmo quando teve a sua prancha quebrada perto do bico, Mulinha perdeu a liderança. Trocou de equipamento e voltou a mostrar seu potencial. Kid ainda tentou assumir a ponta, pegou uma onda até a areia, mas tirou 7 e ficou com a 2ª colocação. O veterano Amaro Matos ficou em 3º lugar, seguido de Jaime Viúdes, respectivamente 11º e 12º melhores do Mundial. "Deu tudo certo. Conheço bem os três que estavam na final e o Kid sempre dá muito trabalho. Poderia ter sido mais fácil, mas o Kid sempre é um grande adversário", disse o surfista de 19 anos.

Outra categoria que chamou a atenção foi a estreantes, com os pequenos surfistas. Uma das maiores promessas paulistas, Jessé Mendes, venceu. E seu irmão mais novo, Vitor, de apenas seis anos, mostrou que também está no caminho do sucesso, competindo junto com atletas com até o dobro de sua idade. "Eu adoro isso. Me divirto muito", disse o pequeno Vitor. Na final, Jessé que está com 11 anos e já viajou para o Peru (para treinar) nada menos que cinco vezes, deixou para trás Willian Marroco, de Praia Grande; Nathan Brandi, os primos Tiago e Sidney Guimarães, que são de Peruíbe, mas treinam no Tombo, e Lucas Silva.

Ainda na nova geração, Wesley Moraes, de 12 anos, foi o vencedor da iniciantes. Competindo contra três atletas que não são de Guarujá, ele levou vantagem por conhecer bem o "pico" e liderou toda a bateria final. "Acho que isso me ajudou muito", comentou o vencedor, que deixou em 2º lugar Tiago Moraes, de São Sebastião, seguido por Anthony Silva, de São Vicente e Sidney Guimarães (em sua 2ª final).

Na mirim, a disputa foi forte entre os quatro. Tiago Camarão, de São Sebastião, saiu na frente, mas Emerson Silva virou o jogo e não perdeu mais. Fabrício Caraça terminou em 2º lugar, Aristide Tavares, outro de São Sebastião, foi o 3º e Camarão caiu para 4º. Depois na júnior, Ricardo Silva foi superior aos outros competidores, depois de conseguir um aéreo, que lhe valeu 7,5 pontos. "Aquela onda foi muito boa. Não acreditei", disse o vencedor. Fabrício Caraça e Emerson Silva (também em nova final junto com Ricardo) disputaram o 2º lugar, mas no minuto final, que ficou com o vice foi Robson Santos, de São Sebastião. Emerson garantiu o 3º lugar e Fabrício o 4º.

Entre as meninas, Juciele Rodrigues foi a melhor, superando três guarujaenses. Kalu Freitas foi a vice, Silvia Nabuco a 3ª colocada e Rochelle Faustino terminou em 4º lugar. "Estou muito feliz, porque vim sozinha e garanti essa vitória. Agora ganhei mais motivação para o Paulista", disse a campeão.

O Lui Lui Guarujaense de Surf terá mais duas etapas, ambas na praia do Tombo, nos dias 17 e 18 de julho e 11 e 12 de setembro, quando serão definidos os campeões e também feita a disputa da moto. Os melhores de cada categoria terão 15 minutos para surfar o máximo de ondas possíveis e quem tiver a maior pontuação ganhará o prêmio especial. Nas etapas, os finalistas ganham pranchas, blocos, bicicletas, além de troféus. Todos os resultados do evento poderão ser acompanhados no site oficial da Federação Paulista de Surf: www.fpsurf.com.br.

O Lui Lui Guarujaense de Surf Amador 2004 tem o patrocínio da Tent Beach Boardshop, Styllos, Wave Wizard, Krokodilu´s. M. Brasil, Fraga In Surf. Apoio: Prefeitura Municipal de Guarujá, Shaper Neco Carbone, Blocos Teccel, Brazilian Creations Surfboards, Hot Wave Surfboards, Flex Academia. Organização da Associação do Surf de Guarujá, com supervisão da Federação Paulista de Surf.

RESULTADOS DA 1ª ETAPA

CATEGORIA OPEN
1 - Mike Richard - Guarujá
2 - Leonardo Oliveira - Guarujá
3 - Júnior Faria - Guarujá
4 - Ricardo Silva - Guarujá

CATEGORIA LONGBOARD
1 - Danilo Rodrigo, O Mulinha - Guarujá
2 - Paulo Kid - Guarujá
3 - Amaro Matos - Guarujá
4 - Jaime Viúdes - Itanhaém (Guarujá)

CATEGORIA JÚNIOR
1 - Ricardo Silva - Guarujá
2 - Robson Santos - São Sebastião
3 - Emerson Silva - Guarujá
4 - Fabrício Caraça - Guarujá

CATEGORIA MIRIM
1 - Emerson Silva - Guarujá
2 - Fabrício Caraça - Guarujá
3 - Aristide Tavares - São Sebastião
4 - Tiago Camarão - São Sebastião

CATEGORIA INICIANTES
1 - Wesley Moraes - Guarujá
2 - Tiago Moares - São Sebastião
3 - Anthony Silva - São Vicente
4 - Sidney Guimarães - Peruíbe

CATEGORIA ESTREANTES
1 - Jessé Mendes - Guarujá
2 - Willian Marroco - Praia Grande
3 - Nathan Brandi - Guarujá
4 - Tiago Guimarães - Peruíbe
5 - Sidney Guimarães - Peruíbe
6 - Lucas Silva - Guarujá

CATEGORIA FEMININA
1 - Juciele Rodrigues - Bertioga
2 - Kalu Freitas - Guarujá
3 - Silvia Nabuco - Guarujá
4 - Rochelle Faustino - Guarujá

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.