15/09/2025  05h55
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
12/05/2004 - 11h42
Circuito Paulista de Surf Amador Okdok
Fábio Maradei
 
Irmãos Neno, Paulo e Amaro Matos competem juntos na estréia do OkDok Paulista de Surf sábado e domingo na praia de Maresias.

Eles já são nomes consagrados no surf brasileiro. Fizeram e ainda fazem história na modalidade. Os irmãos Neno, Paulo e Amaro Matos vão dar um brilho especial na etapa de abertura do Circuito Paulista de Surf Amador OkDok, nestes sábado e domingo (dias 15 e 16), na praia de Maresias, em São Sebastião. Os três vão competir juntos na categoria master, para surfistas com mais de 35 anos de idade.

Eles foram convidados pela Associação de Surf do Guarujá, para representar a cidade e ficaram animados, com a chance de voltarem a competir juntos, como faziam ainda na década de 80, início de 90 como profissionais, quando eram conhecidos também como os Irmãos do Tombo. "Vai ser muito bom, porque vamos competir sem pressão de ter de mostrar resultados. Não temos mais de provar nada a alguém. Estamos realizados e vamos mostrar que o surf sempre fez parte da nossa vida e por isso que ainda continuamos em plena atividade, competindo em condições de igualdade com garotos de 18 anos, por exemplo", diz Amaro, o mais novo deles, com 38 anos.

É ele também que continua em total atividade como competidor. Atualmente é top do Circuito Mundial de Longboard, categoria que "adotou" desde 1995. "Acho que essa disputa master vem para coroar as nossas carreiras. Vamos mostrar que sempre tivemos vida saudável, graças ao surf. Sempre vivemos de forma sadia", ressalta Amaro.

O primeiro a entrar no surf foi Neno, o mais velho, hoje com 43 anos. Também incentivou os irmãos e fez a primeira prancha para Amaro surfar. O irmão caçula lembra muito bem do presente. "Eu tomava conta de carros na praia do Tombo, guardei um dinheiro para comprar o material e o Neno fez a minha primeira e melhor prancha", recorda Amaro.

Paulinho, 40 anos, foi o primeiro campeão brasileiro da Abrasp, em 1987, ano quando a família Matos foi destaque, com Neno sendo o 3º colocado no ranking e Amaro o 6º. Hoje, ele tem sua própria escolinha de iniciação ao surf, na praia do Tombo. "Vai ser muito bom competirmos juntos. Ajudamos o surf brasileiro a crescer. E agora vamos nos divertir. Vamos mostrar que ainda somos muito competitivos", diz Paulinho.

"O importante é que sempre vivemos do surf. Todos nós temos nossas casas próprias, na praia onde crescemos, construímos nossas vidas. Hoje eu tenho a loja, o Paulo a escolinha e o Amaro é consultor de pranchas em São Paulo. Não dependemos mais de patrocínio. Competimos por prazer, por satisfação em continuar em grande forma", destaca Neno, que como master, já foi bicampeão paulista e bi brasileiro.

Além da master, estarão em disputa as categorias open (aberta), feminina e longboard (pranchões). Outra atração será a competição entre cidades, com os atletas marcando pontos conforme suas colocações. Guarujá e Ubatuba dividem o favoritismo. Depois de Maresias, o Okdok Paulista Amador terá etapas nos dias 24 e 25 de julho, no Quebra-Mar, em Santos; 2 e 3 de outubro, em Praia Grande; e definindo o ranking, 13 e 14 de novembro, na praia do Tombo, em Guarujá.

O Circuito Paulista de Surf Amador Okdok tem o patrocínio de Brisbane - Têxtil Santa Inês e Sticle Malhas. Co-patrocínio: Sthill, Hot Water, Tent Beach, Quiver, KYW, Styllos, SP Surf e Rip Wave. Colaboração: Prefeitura e Associação de Surf de São Sebastião.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.