03/08/2025  23h44
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
08/10/2016 - 06h44
A subjetividade da valoração de mídia
Priscila Basilio
 

O clipping de notícias é uma ferramenta amplamente utilizada para comprovar o retorno gerado com o serviço de assessoria de imprensa.

Mesmo assim, para potencializar a demonstração de resultados ou mesmo por exigência dos próprios clientes, muitos assessores entregam também o relatório de valoração de mídia, que consiste em apresentar um comparativo entre exposição conquistada com mídia espontânea e paga.

Nesse relatório, o valor de cada notícia é determinado com base na tabela de publicidade dos veículos e para o cálculo é preciso considerar o espaço ocupado pela notícia na publicação: centimetragem para veículos impressos ou minutagem, quando a notícia for veiculada em TV ou rádio. Pode-se também apresentar uma breve análise de cada notícia, classificando-a como positiva, negativa ou neutra.

Embora subjetivo, este ainda é o modelo de relatório mais utilizado por assessores de imprensa, mas algumas polêmicas sempre são levantadas. A mais comum delas é se o resultado gerado pelo trabalho do assessor pode mesmo ser comparado com o retorno conquistado com publicidade.

Como ainda não existe uma metodologia específica que possa medir o grau de eficiência do trabalho realizado por um assessor de imprensa, é importante estar atento à exatidão dos dados que são apresentados no relatório de valoração de mídia.

Evite inflar o valor atribuído a cada notícia. Essa falha, quando percebida, exclui toda a confiança do cliente no seu trabalho. Ofereça o comparativo correto e utilize como referência as tabelas de preços para publicidade sempre atualizadas.

Além do valor e cálculo do espaço ocupado pela notícia, personalize o relatório para cada cliente e enriqueça a apresentação com maior cruzamento de dados, classificação das notícias por tema, dados de audiência de cada veículo, número de matérias provocadas, lista de jornalistas e veículos que mais deram cobertura à pauta trabalhada etc.

São dicas simples, mas que podem valorizar ainda mais o seu trabalho e, consequentemente, fidelizar os seus clientes.


Nota do Editor: Priscila Basilio é consultora de Negócios na Ferba.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.