03/08/2025  23h25
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
21/10/2016 - 07h03
Curso intensivo ou intercâmbio?
Marianthi Boutsiavaras
 
Entenda qual é a melhor opção para você

Optar por um intercâmbio em outro país ou um bom curso intensivo de inglês ainda são os dois principais caminhos para quem precisa aprender inglês rapidamente. No entanto, escolher entre uma opção ou outra ainda é um dilema para muitas pessoas. E nesta escolha, pesam outros fatores relevantes, como disponibilidade do estudante, interesses culturais e objetivos pessoais.

Quem deseja estudar fora precisa estar atento ao calendário. Viajar para outro país demanda muita organização em relação às datas de início das aulas, pois o curso pode ser feito individualmente ou em grupos previamente agendados. Para quem optar por estudar no Brasil, com aulas intensivas, é necessária a adaptação da rotina. Não importa a escolha, ambas as opções requerem disciplina, planejamento e muita dedicação.

As vantagens do intercâmbio são várias: possibilidade de conhecer novos lugares, conversar com pessoas de outra cultura, viver a realidade e a dinâmica de um país que funciona com regras diferentes das usadas no Brasil, estar em contato ininterrupto com a língua inglesa, seja qual for o sotaque. No entanto, é imprescindível que o intercambista saiba se policiar em relação ao relacionamento com familiares e amigos de sua terra natal. Falar constantemente com as pessoas no Brasil em português, seja por áudio ou escrita, pode atrapalhar, e muito, o processo de aprendizagem e colocar em risco todas as oportunidades do intercâmbio, inclusive o investimento, lembrando que alunos com nível intermediário ou mais tiram melhor proveito de intercâmbios.

Hoje em dia há certo receio, principalmente do público adulto que já tem seu emprego consolidado, em largar tudo e passar alguns meses fora do país estudando. Por esse motivo, muitos recorrem aos cursos intensivos por aqui. Embora não precise mudar de país e nem se adaptar a uma nova realidade, esses cursos demandam a mesma ou até maior determinação. Neste caso, o aluno precisa se dedicar ao máximo ao aprendizado e aplicá-lo de todas as maneiras possíveis. É fundamental que ele se obrigue a fazer mudanças de hábitos como ouvir música, assistir a filmes, escrever e ler tudo em inglês, mudar os idiomas de seus aplicativos de uso diário para esta língua.

Para cada objetivo há uma alternativa. O inglês é o idioma que unifica a comunicação dos países em geral, e com o avanço da tecnologia e da internet o mundo fica dia a dia mais globalizado, exigindo maior habilidade com a língua.


Nota do Editor: Marianthi Boutsiavaras é diretora do Centro de Idiomas Language Factory.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
30/12/2022 - 05h38 Férias escolares
12/12/2022 - 05h34 Quadrinhos, charges, poemas
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.