07/07/2025  07h44
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ilhabela
24/11/2016 - 05h22
Apreciação de parecer é adiado por ordem judicial
 
 
Votação das contas de 2012 da Prefeitura de Ilhabela é adiada por ordem judicial. Parecer do TCE entrará na pauta da sessão Ordinária de 6 de dezembro
CMI 

O parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo referente ao exercício de 2012 do Executivo Municipal foi retirado da pauta da sessão Ordinária da última terça-feira (22/11) por força de liminar em mandado de segurança expedida pelo juiz de Direito de Ilhabela, Paulo Guilherme de Faria.

Segundo o documento, o prazo para defesa do prefeito Toninho Colucci (PPS) expirava no mesmo dia 22 e, portanto, o parecer do TCE não poderia ser apreciado em plenário nesta data, já que os vereadores não teriam tempo hábil para analisar as alegações da defesa.

Na sessão Ordinária de 8 de novembro, a Câmara aprovou um projeto de resolução colocando em votação o requerimento 456/2016 que revogou a decisão do presidente Adilton Ribeiro (PSD) de dar mais prazo para defesa do chefe do Executivo. O projeto determinou que o prefeito Toninho Colucci fosse notificado da decisão e concedeu cinco dias úteis para apresentação de sua defesa. Porém, a comunicação oficial só foi possível em 11 de novembro.

O pedido feito em liminar pelo prefeito também solicitava o restabelecimento do prazo de mais 45 dias revogado pelo requerimento, no entanto, o juiz Paulo Guilherme de Faria entendeu que o Legislativo concedeu prazo razoável para manifestação e que não cabe ao poder Judiciário ingerir na fixação do prazo final decidido pelo plenário da Casa de Leis.

Diante da determinação judicial, a Comissão de Finanças e Orçamento apresentou requerimento verbal solicitando que as contas públicas fossem votadas na próxima sessão Ordinária, que será realizada no dia 6 de dezembro. O pedido foi acatado.

Contas Públicas de 2012

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo concluiu pela aprovação das contas da Prefeitura de Ilhabela referente ao exercício de 2012 com recomendações e determinações. O parecer do TCE esteve à disposição para consulta pública no Legislativo ilhéu de fevereiro a abril deste ano.

Em agosto, a Comissão de Finanças e Orçamento emitiu parecer desfavorável às contas públicas se atendo às ressalvas emitidas pelo Tribunal. O documento foi encaminhado ao Executivo Municipal para que fizesse sua manifestação em 15 dias. Passado o prazo, foram solicitados mais 45 dias concedidos pela Câmara. Em outubro, a Prefeitura entrou com novo pedido de prazo, acatado pelo presidente da Câmara e revogado com a aprovação do projeto de resolução e do requerimento.

Ordem do dia

Na pauta, os vereadores aprovaram o projeto de lei 54/2016, de autoria da Mesa Diretora, que modifica a lei 1.154/2016 sobre a transferência de veículos, mobiliários e equipamentos de informática para a Prefeitura de Ilhabela. O projeto corrige o número do patrimônio e o valor que estão equivocados na descrição do veículo cedido ao Executivo Municipal.

Vereador na Tribuna

O vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB), fez uso da Tribuna para falar sobre os esforços realizados desde 2013 para que haja guarda-vidas nas praias do município o ano inteiro e lembrou da triste notícia do afogamento de um turista recentemente na praia dos Castelhanos. “A responsabilidade é solidária e acredito que a falta de investimento nessa área foi uma falha. Não adianta investirmos milhões para trazer o turista e não conseguirmos dar uma segurança”, ressaltou. O vereador disse estar indignado com a situação e que em quatro anos já apresentou seis requerimentos sobre o assunto.

O parlamentar também destacou na Tribuna o requerimento em que solicita à Prefeitura de Ilhabela a inclusão de ciclovia no projeto de pavimentação da Avenida Perimetral Norte. Segundo ele, antes do início das obras de pavimentação havia feito contato com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) que encaminhou um projeto já com os custos da obra. “Eu apresentei este projeto para a secretaria de Obras e estou cobrando via requerimento”, declarou.

Moção de Louvor

A vereadora Rita Gomes, a Dra. Rita (PTdoB), apresentou uma Moção de Louvor à professora Cristiane Fonseca pelo trabalho realizado no município e por sua dedicação ao ensino. A moção será apreciada na próxima sessão Ordinária.

As sessões da Câmara de Ilhabela podem ser acompanhadas em tempo real através do site www.camarailhabela.sp.gov.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ILHABELA"Índice das publicações sobre "ILHABELA"
17/12/2022 - 05h49 Câmara Municipal de Ilhabela elege novo presidente
28/10/2022 - 06h08 Arena Freestyle Show 2022, sábado, em Ilhabela
10/10/2022 - 06h17 Sessão Solene na Câmara Municipal de Ilhabela
08/10/2022 - 05h56 Câmara encaminha requerimentos e indicações
29/09/2022 - 05h43 Apresentação das Metas Fiscais
25/09/2022 - 06h01 Dois novos Projetos de Lei são apresentados
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.