12/09/2025  21h15
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
07/06/2005 - 21h05
Don Domênico confirma favoritismo e sai na frente
Fábio Maradei
 
No individual, vitória de Gisele Garcia, Jessé Mendes, Magno Pacheco e Dodô Veiga

Confirmando o favoritismo, o Don Domênico, de Guarujá, saiu na frente no 10º Circuito A Tribuna de Surf Colegial, o principal campeonato do gênero no Brasil. A escola atual campeã por equipes foi a vencedora da etapa inicial, encerrada neste domingo (dia 5), na Praia do Tombo, em Guarujá. Na classificação final, o time somou 101 pontos contra 73 do Adélia Camargo Corrêa, que é da mesma Cidade e foi heptacampeão de 1997 a 2003.

Com um grande público acompanhando, sol e ondas de meio metro, a competição, apresentada por AntiQueda, reuniu nada menos que 192 alunos de 88 escolas de ensino fundamental e médio da Baixada Santista, de Bertioga a Peruíbe. Nas disputas individuais, os vencedores foram Gisele Garcia, do Ateneu Santista (Santos), na feminina; Jessé Mendes, do Adélia, na iniciantes; Magno Pacheco, do Don Domênico, na mirim; e Clodoaldo Veiga, do Francisco Martins dos Santos (Praia Grande), na júnior.

Como nas edições passadas, o evento foi marcado pela presença de várias torcidas, formadas por estudantes, pais e professores. Entre os torcedores até mesmo Picuruta Salazar, considerado uma lenda no surf, que depois de 33 anos de competições desta vez mostrou nervosismo ao acompanhar seu filho caçula, Matheus Salazar na disputa pelo título da iniciantes.

A primeira vitória foi conhecida na categoria feminina. Vice-campeã nos dois anos anteriores, Jéssica Marques, do Colégio Itá, de São Vicente, saiu na frente, mas na metade da bateria Gisele Garcia garantiu um 4,25, virando o resultado, por pouco mais de meio ponto - 7 a 6,4. "Eu queria que a etapa fosse em Santos, mas foi aqui e vim com toda a raça, determinada", comentou a atleta de 16 anos. "Quero muito esse título. Esse campeonato é muito importante, porque nós somos reconhecidos dentro e fora do mar, porque mostra que surfamos bem e que buscamos cultura", reforçou Gisele, que é a atual campeã santista.

Na iniciantes, para surfistas com até 14 anos, Jessé Mendes liderou toda a bateria. Thiago Guimarães, Irene Bargieri (Peruíbe), Matheus Salazar, do Lamec (Santos) e o atual campeão, Wesley Moraes, do Don Domênico, tentaram chegar à vitória, mas não conseguiram. "Comecei bem na bateria e tentei outra onda boa para ficar mais tranquilo. Agora vou tentar repetir a vitória na etapa final para ficar com esse título", disse Jessé, que vice-campeão ano passado.

Apesar de ter apenas 12 anos, ele ficou feliz com o resultado, principalmente por estar competindo com surfistas até 12 anos mais velhos. "Isso é importante, porque já vamos ganhando experiência", destacou o surfista, que já acumula dois títulos paulistas, um na petit e outra na grommets e nada menos que seis viagens internacionais, cinco para o Peru e outra para o Havaí.

Já a final da categoria mirim, para atletas com até 16 anos, foi a mais emocionante e empolgou o público na areia, que se dividiu entre dois atletas locais. Magno Pacheco saiu na frente, com 6 pontos, Fabrício Caraça, que foi campeão iniciantes em 2002 e este ano lidera o ranking estadual, logo na sequência garantiu uma nota 8. Mas o dia era mesmo de Magno, que depois de executar um aéreo (quando o surfista decola com sua prancha e retorna à onda com perfeição) faturou a melhor nota do evento, 8,75, garantindo a vitória.

Caraça, que entre os torcedores tinha a animação total e já conhecida por todos, de seu pai, Arnaldo Alonso, o Reca, e de seu irmão, o surfista profissional Bruno Caraça, ainda tentou "roubar" o caneco. Precisava de 6,76 pontos, mas conseguiu apenas 5,5. O vencedor ficou feliz com o seu principal resultado na carreira até agora. "Treino todo o dia esse aéreo para dar no campeonato e consegui. Estou muito feliz com esse sucesso todo", festejou Tim, como é conhecido o campeão, que está com 16 anos.

Na decisão júnior (no máximo 18 anos), a festa foi para Praia Grande. Clodoaldo Veiga, que teve o seu irmão gêmeo Cláudio, competindo junto na final iniciou na ponta e Rafael Rocha, o Rato, do Adélia, empolgado com o novo patrocínio da AntiQueda, mostrou um surf agressivo e assumiu o 1º lugar. Mas logo em seguida, o atleta de Praia Grande retomou a liderança.

No final da bateria, Rafael Batista, do Brasília (São Vicente) foi para o 2º lugar, e depois Ricardo Silva, do Don Domênico, foi para a vice-liderança. Nesse momento, entrou em ação o "trabalho em família". Tanto Clodoaldo quanto Cláudio foram para cima de Ricardo para "marcar" o rival, ou seja, ficar ao seu lado, tentando evitar que ele conseguisse uma onda boa. "Montamos uma estratégia antes da bateria, caso isso acontecesse. Se deixar o Ricardo solto, ele faz a nota", contou Dodô, como é conhecido o vencedor.

"Estou mais do que feliz. A etapa foi muito forte, nível de paulista e além de vencer, meu irmão fez final e ajudamos o nosso colégio a chegar bem", disse o vencedor da júnior, referindo-se aos pontos dos dois atletas, que garantiram o 3º lugar por equipes ao Francisco Martins dos Santos.

ESTIGMA DO VICE - Ricardo Silva garantiu o 2º lugar e não conseguiu afastar o estigma do vice, que o persegue no Tribuna Colegial há dois anos - Foi o 2º colocado no ranking mirim em 2003 e júnior no ano passado. "Ainda tem a 2ª etapa e vou tentar virar esse resultado e acabar com essa história de vice", disse animado Ricardo Silva. Na situação idêntica ficou Jéssica Marques, que nos dois últimos anos foi a vice entre as meninas. A pequena surfista encarou com bom humor o resultado. "Eu briguei até o final e vou tentar novamente na outra etapa, com certeza", afirmou.

COLLEGE GIRL ANTIQUEDA - A etapa teve ainda como atrativo a eliminatória do College Girl AntiQueda, concurso que vai escolher a aluna mais bonita na praia e que contou com 13 candidatas a oito vagas para a final. Todas as inscritas garantiram 10 pontos extras às suas escolas e as escolhidas somaram mais três.

Também marcaram 10 pontos de bônus os atletas eleitos como revelações no final de semana. Rodrigo do Carmo, do Pastor Francisco Paiva Figueiredo (Guarujá), na júnior; Marcelo Santos, do Raquel de Castro Ferreira (Guarujá), na mirim; Matheus Salazar, do Lamec (Santos), na iniciantes; e Juliana Meneguel, do Don Domênico, na feminina, levaram os troféus Revelação.

Os irmãos Salazar, Picuruta e Almir Salazar, em companhia do pai, Alexandre, o famoso Bigode, que serão homenageados pelo Circuito A Tribuna de Surf Colegial, prestigiaram a competição no final de semana. Picuruta aproveitou para acompanhar seu filho, Matheus. "Estou competindo há 33 anos, enfrento quem vier, mas acho muito difícil ficar como técnico. Fico nervoso", brincou Picuruta.

O diretor da AntiQueda, Paulo Sérgio Nogueira Lopes, comemorou o sucesso do evento. "É muito bom ver essa vibração positiva. As escolas participando, novos talentos surgindo e o melhor, ver que a cada evento a imagem do surf fica mais positiva. Estamos nesse campeonato desde a sua criação e a cada ano notamos o seu crescimento, tanto que este ano o evento ganhou o reconhecimento da Confederação Brasileira de Surf", comemorou o diretor da AntiQueda.

O 10º Circuito A Tribuna de Surf Colegial tem a apresentação de AntiQueda e patrocínio da Sthill. Apoio do Colégio Stella Maris, Silver Surf e Teccel. Colaboração das prefeituras de Santos e Guarujá e da Confederação Brasileira de Surf. Realização de A Tribuna, com promoção e organização da Tribuna FM. Supervisão da Federação Paulista de Surf.

Resultados da 1ª Etapa do 10º Circuito A Tribuna De Surf Colegial - Praia do Tombo / Guarujá

COLÉGIOS

1 - Don Domênico - Guarujá - 101
2 - Adélia Camargo Corrêa - Guarujá - 73
3 - Francisco Martins dos Santos - Praia Grande - 52
4 - Raquel de Castro Ferreira - Guarujá - 39
5 - Objetivo Santos - Santos - 31
6 - Primo Ferreira - Santos - 30
7 - Prof. Francisco Paiva Figueiredo - Guarujá - 23
7 - Lamec - Santos - 23
9 - Brasília - São Vicente - 22
9 - Dr. Gladston Jafet - Guarujá - 22
9 - Zulmira Lambert - São Vicente - 22
12 - Vicente de Carvalho - Guarujá - 21
13 - Dr. Hugo Santos Silva - Guarujá - 19
13 - Reynaldo Kuntz Bush - Praia Grande - 19
15 - Jon Teodoresco - Itanhaém - 18
15 - Objetivo Guarujá - Guarujá - 18
17 - Aracy da Silva Freitas - Mongaguá - 17
17 - Leopoldo José Santana - São Vicente - 17
17 - Notre Dame - São Vicente - 17
17 - Vila Tupi - Praia Grande - 17

CATEGORIA JÚNIOR

1 - Clodoaldo Veiga - Francisco Martins dos Santos (Praia Grande)
2 - Ricardo Silva - Don Domênico (Guarujá)
3 - Rafael Batista - Brasília (São Vicente)
4 - Caio Faria - Don Domênico (Guarujá)
5 - Rafael Rocha - Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)
6 - Cláudio da Veiga - Francisco Martins dos Santos (Praia Grande)

Revelação: Rodrigo do Carmo - Pastor Francisco Paiva Figueiredo (Guarujá)

CATEGORIA MIRIM

1 - Magno Pacheco - Don Domênico (Guarujá)
2 - Fabrício Caraça - Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)
3 - Marcelo Santos - Raquel de Castro Ferreira (Guarujá)
4 - Cássio Gabriel - Jardim Bopeva (Praia Grande)
5 - Icaro Rodrigues - Dr. Hugo Santos Silva (Guarujá)
6 - Caio César do Carmo - Vera Cruz (Mongaguá)

Revelação: Marcelo Santos - Raquel de Castro Ferreira (Guarujá)

CATEGORIA INICIANTES

1 - Jessé Mendes - Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)
2 - Thiago Guimarães - Irene Bargieri (Peruíbe)
3 - Wesley Moraes - Don Domênico (Guarujá)
4 - Matheus Salazar - Lamec (Santos)
5 - Bruno de Souza - Dr. Gladston Jafet (Guarujá)
6 - André Luiz Oliveira - Primos (Praia Grande)

Revelação: Matheus Salazar - Lamec (Santos)

CATEGORIA FEMININA

1 - Gisele Garcia - Ateneu Santista (Santos)
2 - Jéssica Marques - Itá (São Vicente)
3 - Adine Pereira - Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)
4 - Jayce Oliveira - Novo Horizonte (Mongaguá)
5 - Geórgia Paschoal - Objetivo (Guarujá)
6 - Juliana Meneguel - Don Domênico (Guarujá)

Revelação: Juliana Meneguel - Don Domênico (Guarujá)

COLLEGE GIRL ANTIQUEDA

CLASSIFICADAS PARA A FINAL

Camila Duarte Callado - Don Domênico (Guarujá)
Lays Carvalho Baffa - Júlio Secco de Carvalho (Praia Grande)
Domithilla O. Lopes - Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)
Penelope Verona - Professor Primo Ferreira (Santos)
Carolina de Lima Furriela Pereira - Monte Serrat (Santos)
Raphaella Falcão Poletti - Objetivo (Santos)
Bruna Ribeiro Macedo - Zulmira Lambert (São Vicente)
Thayse Rodrigues Cardoso - Adelaide Patrocínio dos Santos (Praia Grande)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.