03/08/2025  03h58
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
08/01/2017 - 10h00
Prepare-se para pagar as contas do início de ano
 
 
Como organizar e pagar as contas sem desespero e manter as finanças em dia são as dicas de consultor financeiro para enfrentar o restante do ano

O ano começou e as contas começam a chegar para os brasileiros. IPTU, IPVA, matrículas escolares, diversas contas que pesam no bolso e preocupa muitas pessoas. Segundo o advogado especialista nos direitos do consumidor e consultor financeiro, Dori Boucault (www.doriboucault.com.br), os três primeiros meses do ano são os mais complicados e é necessária muita organização para não entrar em dívidas.

Para ordenar seu orçamento, o primeiro passo é calcular o valor total do que precisa pagar. “Não fazer um levantamento dos gastos é um grande erro. É apenas dessa forma que o consumidor irá saber o quanto está recebendo e quanto precisa pagar”, afirma Dori.

Para se organizar, o advogado separou três passos essenciais, confira:

1) Relacione todos os gastos, enumerando quais os mais prioritários;

2) Verifique se sua renda está compatível com o que necessita para sanar as dívidas. Caso não esteja, corte os supérfluos. “Programas como ir à academia, comer fora, ir ao cinema, tudo isso pode ser cortado e adiado para quando as coisas estiverem mais estáveis”, orienta Boucault.

3) Tenha foco e separe o dinheiro necessário para as contas fixas.

Para manter o foco, o especialista preparou dicas de economia práticas para que o orçamento fique maior e com sobra para emergências.

Reduza contas de água e energia elétrica

· Principalmente agora no horário de verão, tente aproveitar ao máximo a luz natural;

· Tire aparelhos eletrônicos da tomada como carregadores e cafeteiras;

· Não demore mais do que o necessário no banho e em dias quentes tente desligar a fonte de energia de duchas e chuveiros;

· Reutilize água da máquina de lavar roupas para limpar seu quintal;

· Mantenha as torneiras bem fechadas e sempre confira se não há nenhum vazamento na casa.

Economize no supermercado

· Faça uma lista do que precisa comprar, começando pelos produtos mais fundamentais;

· Outra dica importante é não se deixar levar por tudo o que está em promoção. “Muitas vezes não é vantajoso para você levar cinco produtos apenas para que o preço fique menor. Se você não utilizará tudo, não compensa”, explica o consultor.

Com essas dicas, seu orçamento ficará mais ajustado e as contas do começo do ano não serão um pesadelo. “Tudo deve ser feito com calma e consciência. Se conseguir melhorar os hábitos de consumo e economizar, as contas serão pagas rapidamente e sem sufoco”, finaliza Dori.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.