12/09/2025  18h02
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
12/06/2005 - 12h00
A prancha ideal para a prática do surf
Marcos André Araújo
 
Para desfrutar da melhor maneira as ondas do mar, uma prancha na medida certa é fundamental, comenta Picuruta
 
Divulgação 
  Alunos da Escola de Surf Picuruta Salazar.

Uma das principais ferramentas para a prática do surf é sem dúvida alguma a prancha. Composta por tamanhos, curvas, bordas e fundos, ela precisa estar com as medidas certas para o bom desempenho do surfista. O tipo de onda e a experiência em cima da prancha também contam muito para a sua escolha. Mas, para aquele que está iniciando nas ondas, essas informações muitas vezes faltam.

Acompanhando de perto essa realidade em sua escola de surf, localizada em Santos, Picuruta Salazar dá dicas para quem quer pegar onda com a prancha certa, principalmente os iniciantes. "Antes de entrar em uma loja e escolher a prancha somente pelo visual ou querendo nas medidas do surfista preferido, ele tem que explicar o tempo que tem de surf, se está iniciando e até mesmo o tipo de onda que vai surfar", ensina.

Essas observações começaram a latejar na mente de Picuruta, depois de ver alguns de seus alunos com pranchas novas, no entanto, inadequadas para eles. "A prancha com um bom tamanho é fundamental para quem está iniciando. Se o aluno comprar uma pequena, fora de suas medidas, ele não vai se dar bem. Sentirá dificuldades para aprender e corre o risco ficar desanimado", alerta.

Contando com uma boa infra-estrutura em sua escola para ensinar a arte de deslizar sobre as ondas, os alunos de Picuruta, na maioria das vezes, já experimentam a sensação de ficar em pé logo no primeiro dia. "Isso porquê eles aprendem a pegar onda com a prancha certa, isto é, com um longboard".

De fato, para se manter equilibrado em uma prancha em movimento sobre a água requer conhecimento. Sendo assim, uma que ofereça mais estabilidade, flutuação e segurança na hora de ficar em pé facilita o aprendizado e o aluno se acostuma com o movimento das ondas e da prancha. Para resolver esse problema de vendas de prancha nas lojas, Picuruta sugere workshops.

"Na maioria das vezes, falta conhecimento dos vendedores, que não estão preparados para vender as pranchas certas para cada tipo de cliente. Um dos caminhos para melhorar esse atendimento são os workshops para a equipe de vendas com surfistas profissionais. Atletas experientes auxiliam, e muito, pois eles passam o conhecimento do esporte para os vendedores e também para os clientes", comenta.

Picuruta lembra de dois casos que deram certo. O bicampeão brasileiro profissional, Jojó de Olivença, é um dos que prestam serviços de consultoria para aqueles que querem comprar uma prancha zerada na loja Overboard. Outro exemplo de sucesso é de Amaro Matos, representante de peso do surf nacional, que passa seus conhecimentos para os funcionários da Surf Trip e auxilia a venda certa.

Na escola de Picuruta, quem procura os ensinamentos do "Gato Mestre" encontra o material correto. "Os alunos vão encontrar as pranchas que eles precisam para iniciar. Ao todo são 15 pranchas. Entre elas estão dois longboards de 9 pés e 9’4", funboards de 7 pés e 7’4", todas com boa largura e flutuação. Temos também pranchas de 6 pés, 6’2", 6’4" e as de borracha que ajudam muito na iniciação, com capacidade para suportar pessoas de até 150 quilos", diz.

Aliado ao material didático, a Escola de Surf Picuruta Salazar conta com dois experientes professores. "O Elder é um deles, formado em Educação Física e também pelo curso da ISA International, o que rege as regras das escolinhas de surf em todo o mundo. Temos também o Augusto Martins, que é surfista profissional. Essa estrutura é importante para que possamos atender bem os alunos e eles aproveitarem da melhor maneira possível o prazer de deslizar nas ondas".

Quem quiser freqüentar a escola, basta entrar em contato pelos telefones (0**13) 3251-2999 ou 9131-9828, falar com Karen. O valor da mensalidade varia de acordo com a aula, que são de terça à sexta-feira, em dois horários pela manhã e à tarde. Aos sábados são ministradas aulas particulares.

A Escola de Surf Picuruta Salazar tem o patrocínio da Fico. Apoio das empresas VI FiberGlass, Fu-Wax, Rip Cord, Rubber Stick e New Advance.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.