12/09/2025  18h21
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
12/06/2005 - 19h26
Billabong Costa do Sauipe WQS é transferido
João Carvalho
 
Adriano de Souza só pára nas semifinais e termina em terceiro nas Maldivas

Um dos maiores valores da nova geração do surfe brasileiro, o guarujaense Adriano de Souza, 18 anos, levou o Brasil para o domingo decisivo da 13ª etapa do World Qualifying Series nas Ilhas Maldivas. Ele só parou nas semifinais nas longas esquerdas de 1,5 metro a 2 metros de altura de Lohi’s, na Ilha de Lohifushi. Além dele, mais quatro dos oito finalistas do O’Neill Deep Blue Open estão inscritos no grande Festival de Surfe que o Billabong Costa do Sauipe WQS vai promover a partir de segunda-feira para marcar a estréia da Bahia no Circuito Mundial de Surfe Profissional. Não só eles, mas outros 73 surfistas estão vindo direto da República das Maldivas, um conjunto de ilhas no Oceano Índico, para disputar o evento com nível 5 estrelas do Brasil. Devido ao fuso horário e a longa viagem com conexões em diversos países, a maioria não conseguirá chegar no primeiro dia, então os organizadores decidiram transferir o início do prazo da competição para terça-feira na Costa do Sauípe. Até domingo, grandes nomes do surfe brasileiro e as maiores promessas do mundo estarão representando 15 nações no litoral norte baiano. Como os australianos Adrian Buchan e Shaun Cansdell, o norte-americano Gabe Kling e o sul-africano Daniel Redman, que lideram a corrida pelas 15 vagas na lista que o WQS indica para completar a elite mundial do ASP World Championship Tour.

Com apenas 21 anos de idade, Daniel Redman faturou o título do O’Neill Deep Blue Open e, com os 2.750 pontos recebidos pela vitória, pulou da 66ª posição para o quarto lugar na classificação geral das 13 etapas realizadas. A 14ª é o Billabong Costa do Sauipe WQS e o brasileiro mais bem colocado no ranking após o 6 estrelas das Maldivas é o pernambucano Bernardo Pigmeu em oitavo lugar. Depois dele, vem o carioca Yuri Sodré na décima posição e os dois completaram a última dobradinha verde-amarela nas ótimas direitas de Himmefushi no sábado que começou muito bem para os brasileiros, com o potiguar Marcelo Nunes vencendo o "confronto dos tops do WCT" que abriu o penúltimo dia do O’Neill Deep Blue Open em Jails Surfbreak.

BRASIL 100% - A participação dupla de Pigmeu e Sodré contra o havaiano Joel Centeio ocorreu na terceira bateria e na sétima o guarujaense Adriano de Souza, o Mineirinho, garantiu 100% de aproveitamento do Brasil na quinta fase, com todos seguindo para as oitavas-de-final. Novamente, Marcelo Nunes inaugurou mais uma rodada, só que desta vez não conseguiu nenhuma onda como a que pegou no dia anterior para receber a maior nota do campeonato iniciado na segunda-feira: 9,73. O sul-africano Daniel Redman achou as melhores ondas e conquistou a primeira vaga nas quartas-de-final com um placar de 14,33 x 10,17 pontos.

O próximo brasileiro a participar dos inéditos confrontos homem-a-homem das cinco edições do WQS nas Maldivas foi o carioca Yuri Sodré, que liderou toda a terceira oitava-de-final, no entanto o australiano Darren O’Rafferty conseguiu virar o resultado nos minutos finais para seguir em frente por uma pequena diferença: 14,13 x 12,83 pontos. Na disputa seguinte, Bernardo Pigmeu voltou a enfrentar o mesmo cabeça-de-chave que estreou junto com ele nas Maldivas e novamente foi superado pelo experiente sul-africano Greg Emslie. Só que agora apenas um se classificava e o pernambucano, assim como Marcelo Nunes e Yuri Sodré, terminou em nono lugar na prova, recebendo 1.500 dólares de prêmio e 1.375 pontos no ranking do WQS.

SALVANDO A PÁTRIA - Já o paulista Adriano de Souza salvou a pátria batendo o australiano Kirk Flintoff por décimos de diferença - 14,80 x 14,34 pontos - na última bateria do dia. Ele já tinha eliminado outro surfista da Austrália no sábado, o também top do WCT Jake Paterson, e avançou para derrotar mais um no domingo, Glenn Hall, que na disputa anterior havia estabelecido um novo recorde de 18,90 pontos para o O’Neill Deep Blue Open 2005, inclusive igualando a nota 9,73 do potiguar Marcelo Nunes em sua melhor apresentação. O troco veio com o experiente Luke Hitchings, que conseguiu barrar o Mineirinho nas semifinais, deixando o guarujaense em terceiro lugar no 6 estrelas das Maldivas, que valia 3.750 dólares e 2.008 pontos.

Adriano de Souza também deu um grande salto no ranking, saindo da 68ª para a 16ª posição na lista dos 15 surfistas que o WQS vai indicar para o WCT 2006 e a batalha por estas vagas continua nessa semana aqui no Brasil. Mineirinho dividiu o terceiro lugar no pódio com o sul-africano Greg Emslie e Hitchings terminou como vice-campeão, levando 7.500 dólares e 2.365 pontos. Já o prêmio máximo ficou para o jovem sul-africano Daniel Redman, 21 anos, que faturou 15.000 dólares e 2.750 pontos.

Das Maldivas para o Billabong Costa do Sauipe WQS na Bahia

Um total de 26 brasileiros foi competir nas ondas do Oceano Índico e serão mais de 100 defendendo o país no 5 estrelas da Bahia. Pela relação dos surfistas que confirmaram suas inscrições antecipadamente, conforme a regra do circuito mundial, o maior esquadrão estrangeiro no Billabong Costa do Sauipe WQS vem dos Estados Unidos, que estará representado por 27 surfistas e, ainda, por mais 16 havaianos. Além deles, os brasileiros enfrentarão 19 australianos, 10 sul-africanos, cinco espanhóis, quatro franceses, com a Inglaterra, Portugal, Tahiti e Porto Rico participando com dois surfistas cada e a Itália, Venezuela, Ilhas Canárias e Ilha Reunião participando com um atleta no Festival de Surfe que vai agitar um dos melhores resorts do mundo.

Estão programados shows variados para todas as noites e a maior atração será Donavon Frankenreiter, músico-surfista californiano que vai realizar uma apresentação única no Brasil no sábado à noite na Vila Nova da Praia - um centro comercial, de lazer e entretenimento, com bares, restaurantes e diversas atrações recreativas e culturais - localizada dentro da Costa do Sauípe, que conta com cinco grandes hotéis de padrão internacional de qualidade e seis pousadas temáticas valorizando a beleza natural do ecossistema, numa área de 172 hectares ecologicamente protegidos no litoral baiano. O resort já realiza torneios importantes de Tênis e Golfe e agora vai fazer sua estréia no surfe promovendo o 5 estrelas Billabong Costa do Sauipe WQS.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.