14/09/2025  13h05
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
15/06/2005 - 12h22
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Ruínas do Presídio da Ilha Anchieta.

• Aniversário do levante do Presídio da Ilha Anchieta terá solenidades neste sábado

Evento homenageia policiais que morreram tentando evitar a fuga dos presos

A Comissão Pró-Resgate Histórico da Ilha Anchieta, entidades de classe da Polícia Militar e o Parque Estadual da Ilha Anchieta programaram para o dia 18 de junho, a solenidade do 53º aniversário do Levante do Presídio da Ilha Anchieta e o 8º Encontro dos Sobreviventes da Rebelião da Ilha Anchieta. Segundo a Comissão, a finalidade do evento é homenagear os policiais militares e civis que morreram no levante, preservar a história e com isso divulgar o turismo local. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba. A saída para a Ilha Anchieta está prevista para às 8h30, do Píer do Saco da Ribeira.

A programação tem início às 9h30 com um culto ecumênico, seguido de homenagem com coroa de flores na Capela do policial militar Laurindo Santa Cruz, visita às celas do presídio, exibição de filme documentário, depoimentos dos Filhos da Ilha e participação da Banda Lira Padre Anchieta com peças musicais da época. O encerramento está previsto para às 16 horas.

A História

Em 20 de junho de 1.952 na Ilha Anchieta existia uma cidadezinha em torno do presídio com mais de cem famílias. Naquele presídio havia desde os presos por vadiagem até os de alta periculosidade que vinham da Casa de Detenção e Penitenciária do Estado, no Bairro do Carandiru em São Paulo. As famílias eram respeitadas pelos presos que embora não saíssem da Ilha, saíam do presídio para trabalhar e às vezes jogar futebol na Praia da Palmas.

Mais de 180 presos liderados por mentes malignas, porém inteligentes conseguiram conquistar a confiança dos responsáveis pelo presídio, tomaram o estabelecimento, soltaram todos os 453 detentos e quase duas centenas deles conseguiram atingir o litoral causando pânico aos moradores da orla marítima.

Nessa rebelião morreram oito militares e dois civis além de mais de cem presos contando com os que, feridos, foram devorados por tubarões na travessia e os que morreram em troca de tiros com as Forças deslocadas para contê-los e recapturá-los.

As famílias sobreviventes dessa rebelião são denominadas de "Filhos da Ilha", que todos os anos voltam ao local reverenciar seus antepassados que lá tombaram.


• Interbairros: a rede continua balançando em Ubatuba

A segunda rodada do Interbairros 2005 voltou a movimentar os campos nas quatro regiões de Ubatuba. A maior goleada veio do time da Estufa I que marcou 12 gols no Sumidouro.

A partida entre Maranduba e Saco da Ribeira foi anulada pela comissão organizadora, pois uma equipe não compareceu no horário marcado, e a outra, que seria beneficiada com os pontos, apresentou atleta com documentação irregular. Por esse motivo a organização do torneio puniu ambas as equipes.

Confira os resultados da rodada: Jardim Carolina 0 X 6 Ipiranguinha, Valense 2 X 7 Lírio Bela Vista; Estufa I 12 X 0 Sumidouro , Perequê-Açú 1 X 2 Itamambuca; Maranduba X Saco da Ribeira (jogo anulado) , Lagoinha 0 X 9 Sertão da Quina; Praia Grande 2 X 5 União dos Bairros, Silop 5 X 3 Itaguá.

Classificação: Chave A - Ipiranguinha e Lírio Bela Vista 6 pontos, Valense e Vale do Sol Jardim Carolina 0 pontos; Chave B - Sertão da Quina 6 pontos, Lagoinha 3 pontos, Saco da Ribeira, Rio Escuro e Maranduba 0 pontos; Chave C - Estufa I 6 pontos, Itamambuca e Perequê-Açú 3 pontos, Sumidouro 0 pontos; Chave D - Silop 6 pontos, União dos Bairros e Itaguá 3 pontos, Praia Grande 0 pontos.


• Dia de lazer abre Campanha do Agasalho em Ubatuba

Atividades esportivas e exposição de veículos marcarão o primeiro dia da campanha

A abertura oficial da Campanha do Agasalho 2005 em Ubatuba acontece nesta quarta-feira, 15. O Fundo Municipal de Solidariedade e seus parceiros nessa promoção estarão à partir das 9h, na Av. Iperoig com muita recreação para as crianças da região central. O trecho entre a Rua D. João III e a Rua Conceição será fechado ao trânsito no sentido Perequê-Açú, para que as atividades possam ser executadas com segurança.

A Secretaria de Esporte e Lazer disponibilizará atividades como vôlei, basquete, tênis de mesa, oficina de pintura e jogos de mesa. Os parceiros do Fundo - Sabesp, Elektro, Moto Clube Cruz de Ferro, entre outros - estarão expondo seus carros de trabalho e motos. Para não atrapalhar as atividades escolares o evento será realizado até as 16 horas. Uma caixa para coleta de agasalhos ficará a disposição no local para quem quiser entregar seu donativo.

Carreata - Os preparativos para a Carreata do Agasalho, no dia 18, continuam a todo o vapor. Carros de som, cedidos pela Elektro, Sabesp e Associação Comercial devem percorrer a cidade, anunciando o percurso. A Guarda Mirim percorreu alguns bairros no sábado, 11 e já obteve bons resultados e o Posto Kamomê continua oferecendo um pão de queijo a quem colabora com a campanha. Mais informações podem ser obtidas com o Fundo Social através do telefone 3834-1055.

Postos de Arrecadação

· Prefeitura Municipal de Ubatuba
  Av. Dona Maria Alves, 865

· Secretaria de Assistência Social
  R. Paraná, 375

· Ginásio de Esportes Tubão
  R. Professor Thomaz Galhardo S/Nº, Centro

· Sabesp
  Av. Dona Maria Alves, 88, Centro

· Elektro
  R. das Hortencias, 125, Jardim Carolina

· Correios
  R. Cel. Ernesto de Oliveira, 178, Centro

· Ubadesklimp
  Av. Prof. Thomaz Galhardo, 932 - Centro

· Auto Posto Kamomê
  Rod. Gov Mario Covas, km 50 - Estufa I

· Auto Posto Utiyama
  Av. Dona Maria Alves, 376 - Centro

· Auto Posto Andorinha do Mar
  Av. Marginal, 774 - Praia Grande

· Associação Aposentados de Ubatuba
  R. Sebastião Benedito da Rocha, 95 - Silop

· Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba
  Av. Dona Maria Alves, 587, Centro

· Guarda Mirim de Ubatuba
  R. Pinheiros, 120 - Estufa 2

· Banco do Brasil
  Praça Nóbrega, 682, Centro

· Rádio Gaivota
  R. Dr. Esteves da Silva, 147 salas 113,114, Centro

· Sociedade Amigos do Itamambuca
  Av. Itamambuca 1.021

· Supermercado Paulista - Lázaro
  Rodovia SP 55 Km 249

· Supermercado Porto Ribeira
  Av Marginal - Lázaro

· Farmácia Praia do Lázaro
  Av Marginal - Lázaro


• Vôlei de Ubatuba vence e vai à final na Livovali

As equipes infantil e infanto-juvenil masculino de Ubatuba, comandadas por Marcos Jardim estão na final da Livovali. No sábado, a equipe infanto-juvenil entrou em quadra e venceu Taubaté por 3 sets a 0, parciais de 25/13, 25/16 e 25/15. Na final a equipe enfrenta Mogi das Cruzes em melhor de três jogos, com a primeira partida acontecendo domingo, 19 em Mogi. O jogo de volta será no dia 25 no Tubão a partir das 15h30. Havendo necessidade, o terceiro jogo acontece no dia 28, também em Ubatuba.

No domingo, 12, foi a vez da equipe infantil vencer Caraguá, também por 3 a 0, parciais de 25/15, 25/20 e 25/15. Com a vitória Ubatuba faz a final também contra Mogi das Cruzes. A primeira partida em Mogi acontece no dia 21, sendo que o jogo de volta será dia 21, às 19:30 no Tubão. Caso necessário, a partida de desempate acontece dia 2 de julho, também em Ubatuba.

Infanto-juvenil - A equipe infantil feminino de Ubatuba também vai a final da Taça Prata da Livovali. No sábado, 11 o time venceu Jambeiro, no jogo de volta do play-off por três sets a zero, parciais de 25/21, 25/14 e 25/13. A final será disputada em melhor de três jogos, sendo que a primeira partida acontece dia 18 em Mogi. A partida de volta está marcada para o dia 19, às 14h no Tubão. Se necessário, a terceira partida acontece dia 22, também em Ubatuba.


• Rossi Calçados assume a liderança isolada no campeonato da Escolinha de Futebol

A equipe de Rossi Calçados, que venceu o Quiosque Vovô Almiro por 3 a 1 no último sábado,11, é a única invicta no campeonato da Escolinha de Futebol Rubens Salles após quatro rodadas. Agora a equipe lidera sozinha a competição com 12 pontos ganhos. Apenas uma equipe ainda não pontuou no torneio, O Rei do Camarão, enquanto a defesa mais vazada é a do Ismael Comida Caseira, que já sofreu 17 gols. O melhor ataque pertence a equipe de Jija Locadora que já balançou a rede do adversário 18 vezes.

Resultados - Mercado 24 Horas 1 X 0 Irmãos Ribeiro, Smidi Calçados 2 X 2 Marconi, Varejão Santa Rita 5 X 1 Ismael Comida Caseira, Rei do Camarão 0 X 4 Jija Locadora, Rossi Calçados 3 X 1 Quiosque Vovô Almiro

Classificação após 4 rodadas: 1º - Rossi Calçados, 12 pontos; 2º - Irmãos Ribeiro, Jija Locadora e Vovô Almiro 9 pontos; 5º - Mercado 24 Horas, 7 pontos; 6º - Marconi e Smidi, 4 pontos; 8º Varejão 3 pontos; 9º Ismael, 1 ponto 10º Rei do Camarão 0 pontos.


• Ubatuba nos Jogos Abertos da Juventude

A delegação de Ubatuba que participará da fase regional dos Jogos Abertos da Juventude embarcou nesta segunda-feira, 13, rumo a Votuporanga, onde acontecerá a disputa.

Nove atletas representarão a cidade, sendo oito na Ginastica Rítmica Desportiva (GRD) e um na Natação. Chefiada por Nicrano Gomes Junior, a delegação deve permanecer em Votuporanga até sexta-feira.

A GRD compete na quarta-feira, 15, e a natação, com Antônio Pinto Neto, que disputa os 100 metros peito, na quinta-feira, 16. Nicrano acredita em bons resultados. "Os atletas vão com chances reais de medalha. Não será surpresa ver Ubatuba no pódio", acredita o chefe da delegação.


• Liminar garante a Prefeitura de Ubatuba bloqueio dos bens de envolvidos em fraude

Juíza determinou também sigilo de justiça por se tratar de patrimônio público

A Juíza de Direito Ana Lia Beall concedeu liminar à Prefeitura de Ubatuba garantindo a indisponibilidade de bens de Alvelino Almeida da Cruz Junior e de sua sócia, envolvidos em fraude contra a Prefeitura, causando desfalques na folha de pagamento.

Segundo o despacho, "a liminar deve ser deferida, pois há nos autos probabilidade que, com o passar do tempo, os bens sejam dissipados, restando muito pouco ou nada para que a Prefeitura posse se ressarcir."

Foram expedidos ofícios solicitando os bloqueios à Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo, Receita Federal, Banespa e Bacen. Ainda segundo o despacho, a juíza determinou o sigilo dos autos nos termos do artigo 151, I do Código de Processo Civil, por se tratar de bens públicos.

A ação

A Prefeitura de Ubatuba protocolou no dia 9 de junho junto ao Fórum uma ação de Medida Cautelar Inominada contra Alvelino Almeida da Cruz Junior, ex-funcionário público municipal e de sua sócia e namorada. A ação tem como objetivo o bloqueio dos bens dos acusados e o ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público pelos desvios ocorridos na folha de pagamento da Prefeitura. Além disso, a Prefeitura ainda solicita a condenação de Alvelino por atos de improbidade pelas condutas ilícitas lesando os cofres públicos. Segundo o Banco Banespa, a namorada e sócia do ex-funcionário aparece no relatório de pagamento nominal dos servidores do mês de dezembro de 2004.

A Prefeitura estima que deverá ser ressarcido aos cofres públicos mais de R$ 300 mil, levando em conta a média de transferências ocorridas desde outubro do ano passado.

Comissão de Sindicância

A Comissão de Sindicância nomeada pelo prefeito deverá se reunir amanhã para dar inícios aos trabalhos. Composta por três funcionários da Prefeitura - José Geraldo Ferreira da Silva, da Guarda Municipal, Ernesto Ferreira Cardoso Júnior, do Gabinete e Adriano Felix Narciso, do Centro de Processamento de Dados, a comissão terá 30 dias para apresentar o relatório conclusivo, podendo esse prazo ser estendido por mais 15 dias, caso seja necessário. Sob a presidência de José Geraldo Ferreira da Silva, a comissão poderá recorrer a Secretaria de Assuntos Jurídicos para auxílio nos trabalhos. Durante o período investigatório, a comissão é independente e cabe a ela determinar os procedimentos que serão adotados, além de não poder tornar público todo e qualquer fato apurado.

Auditoria Interna

Nesta quarta-feira, dia 15, técnicos do IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal estarão reunidos com o Secretário de Administração Silvio Bonfiglioli Neto, para definir os trabalhos da auditoria interna, que ao lado da comissão de sindicância interna irá apurar as irregularidades na folha de pagamento da Prefeitura.


• Diretoria da Petrobrás recebe políticos de Ubatuba e promete enviar técnicos para análise de áreas

Representantes do Executivo e Legislativo estiveram no Rio para pleitear instalação da Unidade de Processamento de Gás Natural no município

Uma comitiva de Ubatuba esteve dia 13 na sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro, para discutir com a diretoria de Exploração e Produção a possibilidade do município sediar a Unidade de Processamento de Gás Natural, do Campo de Mexilhão. Do diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrela, a equipe de Ubatuba liderada pelo prefeito Eduardo César recebeu a notícia que técnicos da Petrobrás estarão na cidade na próxima semana para avaliar as áreas que a Prefeitura apresentou durante a reunião.

Além das áreas, os técnicos da Petrobrás deverão conhecer o Cais do Porto de Ubatuba e também o aeroporto, duas vantagens importantes na corrida para sediar a base de processamento ou mesmo a base de operação da estatal. Segundo o vice-prefeito Domingos dos Santos (PT), a Petrobrás necessita de uma área de 700 mil metros quadrados, em terreno plano, que não pode estar localizada muito próxima em regiões urbanizadas e de fácil acesso ao mar. "Temos duas áreas para serem analisadas pelos técnicos da Petrobrás além da vantagem de termos um cais que pode ser adaptado e também um aeroporto que recentemente recebeu obras de melhoria no valor de R$ 2,2 milhões", lembrou Domingos. Além do prefeito Eduardo César, do vice-prefeito Domingos dos Santos e do presidente da Câmara, Jairo dos Santos, vários vereadores e secretários municipais participaram da reunião com o diretor de Exploração e Produção Guilherme Estrela, além do pesquisador científico do Instituto Geológico, Cláudio José Ferreira. Depois dessa primeira reunião, uma parte da comitiva esteve numa reunião com Getúlio da Silveira Leite, da Superintendência de Controle das Participações Governamentais da ANP - Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ouvindo explicações do funcionamento da legislação do pagamento de royalties.


• Melhor Idade de Ubatuba tem evento na Quadra da Piscina

Acontece neste domingo, 19, na Quadra da Piscina Municipal, o "Domingão da Melhor Idade", a partir das 9 da manhã. Os monitores do projeto "Atividade Física e Cidadania" desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer esperam receber os participantes de todos os bairros onde o projeto é realizado. O encontro servirá também para apresentar as atividades desenvolvidas para quem ainda não conhece o projeto. "O projeto atende cerca de 400 pessoas em diversos bairros e vamos nos reunir para integrar os grupos que ainda não se conhecem. O grande objetivo vai além da prática esportiva, serve para aumentar o ciclo de amizades dessas pessoas", diz Sidney Rocha, coordenador do projeto. Quem comparecer poderá aproveitar atividades como esportes adaptados, jogos de mesa, gincanas e muita diversão.


• ASSU e SEMA realizam gincana em escolas na Semana do Meio Ambiente

As gincanas fizeram parte de uma série de ações que a "Associação Sócio-ambientalista Somos Ubatuba", tem realizado em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente

Durante os dias 9 e 10, a ASSU (Associação Sócio-ambientalista Somos Ubatuba) e a SEMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) realizaram a segunda "Gincana Ecológica da Semana do Meio Ambiente", como parte do "Programa de Ações Ecológicas" desenvolvido durante o mês de junho. As atividades aconteceram em duas escolas públicas do município de Ubatuba e envolveram mais de 750 alunos de 1ª a 7ª série.

Os alunos desenvolveram redações com temas ecológicos, coletaram lixo, imitaram animais da Mata Atlântica, criaram canções, responderam a perguntas, e receberam mudas para plantio. Além disso, participaram interativamente da construção de um grande painel coletivo e foram convidados a darem "uma mãozinha para o meio ambiente". Eles realizaram uma arte, imprimindo suas mãos na forma da folhagem de uma colorida árvore.

Nos dias 15 e 17, a equipe retornará às escolas para coleta de alimentos não perecíveis, que serão doados à Aldeia Boa Vista; e entrega da premiação. Segundo a oceanóloga Karina Sarilho, coordenadora do projeto, o trabalho foi um sucesso, "Pretendemos ampliar nossa equipe para atender, todas as escolas da rede pública do município numa próxima edição".

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.