17/05/2024  03h47
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Caraguatatuba
08/05/2017 - 06h59
Caraguá participa do Programa Município Verde Azul
 
 
Márcia de Paula / PMC 

A Prefeitura de Caraguatatuba está apresentando, o projeto do viveiro municipal “Pedro Gonçalves Leite”, ao programa Município Verde Azul (PMVA), como instalação modelo de sustentabilidade.

O PMVA é um programa do governo do Estado de São Paulo que estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

No próximo dia 19, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) apresentará um primeiro relatório ao PMVA, que comprova que o viveiro atende as 10 diretivas exigidas e que abrangem os seguintes temas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

Já para os meses de agosto e novembro, está programado o envio de novos relatórios que deverão comprovar a eficácia das ações adotadas por Caraguatatuba. Em dezembro, após a avaliação dos documentos, a PMVA divulgará o “ranking ambiental dos municípios paulistas”. A participação das cidades no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP).

O viveiro

Inaugurado oficialmente em dezembro de 2011, o viveiro municipal fica no bairro do Tinga. O prédio possui uma série de critérios ambientais, tais como captação de água de chuva, aproveitamento de luz e ventilação com janelas amplas e claras, coleta seletiva de resíduos, uso de madeira de reflorestamento no pergolado, além de ser adaptado com questões de acessibilidade (banheiros, rampas e calçadas).

As atividades têm como objetivo, reunir, organizar e cultivar as mudas florestais nativas entregues pelos munícipes à prefeitura, oriundas das autorizações de cortes de árvores. Elas são utilizadas no enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, de educação ambiental, e de recomposição de matas ciliares.

O viveiro também recebe resíduos de poda urbana triturados, utilizados na compostagem. Com a reforma recente, foram criados novos canteiros para as mudas, um espaço para cultivo de plantas medicinais, um centro de educação ambiental e um auditório para atender as escolas municipais, estaduais, universidades e população.

O local recebeu este nome, “Pedro Gonçalves Leite” em homenagem ao agricultor do bairro Rio Claro, que faleceu em 1996, deixando um legado de amor à terra, e que hoje, através de seus descendentes fornece alimentos de qualidade à nossa merenda escolar.

Os agendamentos de visitas escolares devem ser solicitados na secretaria de Educação, com Telma Guadagnini França: 3897-7100

Para as demais visitas, entrar em contato com a SMAAP e falar com Débora Blankenburg: 3897-2530. Os interessados poderão agendar a utilização das duas salas disponíveis no local. 

O Viveiro fica na rua, Marechal Deodoro da Fonseca, nº 2500, no bairro Tinga.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CARAGUATATUBA"Índice das publicações sobre "CARAGUATATUBA"
29/10/2022 - 05h56 Caraguá retoma Festival do Mexilhão após 10 anos
09/09/2022 - 06h05 MMA Brazil Internacional Tour, em Caraguatatuba
08/09/2022 - 06h18 Educação: processo seletivo em Caraguatatuba
27/06/2022 - 06h49 Arena Cross movimenta economia de Caraguá (SP)
10/06/2022 - 06h13 Caraguá recebe segunda etapa do Arena Cross 2022
30/04/2022 - 06h05 Arena Freestyle Show abre a temporada em Caraguá
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.