12/09/2025  18h08
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
16/06/2005 - 18h06
Cabeças-de-chave no Billabong Costa do Sauipe
João Carvalho
 
Shaun Cansdell e Dunga Neto são os novos recordistas da etapa baiana do WQS
 
Eduardo Moody 
  O bicampeão mundial do WQS, Neco Padaratz (SC), que estreou com vitória no Billabong Costa do Sauipe WQS, nesta quinta-feira na Bahia.

Como já era esperado, os cabeças-de-chave do Billabong Costa do Sauipe WQS aumentaram o nível da competição e todos os recordes foram batidos nas primeiras baterias da quinta-feira chuvosa no paradisíaco resort da Costa do Sauipe. O australiano Shaun Cansdell chegou perto da nota máxima ao ganhar 9,57 pontos logo em sua primeira onda surfada no litoral norte da Bahia, mas a maior pontuação foi registrada pelo cearense Dunga Neto, que tirou uma nota 9,17 e somou 16,17 pontos de 20 possíveis. O bicampeão mundial do WQS, Neco Padaratz, também estreou com vitória nas ondas irregulares de 1 metro de altura da praia do Breezes, na Costa do Sauipe. As disputas continuam nesta sexta-feira, quando começa a transmissão ao vivo pelo Sportv, que vai até o domingo decisivo da 14ª etapa do World Qualifying Series (WQS).

"A condição do mar está bem difícil. A diferença não está no surfe, mas na sorte de achar as melhores ondas, pois você não sabe o que pode acontecer, se a onda vai abrir ou não, está tipo uma roleta-russa", comparou Neco Padaratz, que derrotou o norte-americano Ben Bourgeois, o porto-riquenho Carlos Cabrero e o carioca radicado nos Estados Unidos, Wesley de Souza. "Já fazia alguns dias que eu não pegava onda, porque não tem onda lá no Sul. E eu vim para cá com a esperança de pegar onda. Mas, é isso mesmo, pelo menos aqui tem onda e para mim foi um primeiro treino de muitos dias", contou Neco, que elogiou a realização do Billabong Costa do Sauipe WQS.

"Achei demais ter este campeonato. Na verdade, o Brasil é grande demais, tem uma costa que eu acho uma das mais bonitas do mundo e é um prestigio para o nosso esporte ter um evento num lugar como esse, pois o mundo inteiro quer vir para cá desfrutar desta beleza que é a Costa do Sauípe. Para mim, é um prazer estar aqui, um lugar novo no circuito, um evento importante de nível 5 estrelas e nós brasileiros só temos a ganhar com isso", elogiou o bicampeão mundial, que foi o primeiro surfista a tirar uma nota 10 nas temidas ondas de Teahupoo neste ano no Billabong Pro Tahiti.

"Cara, acho que foi uma bênção. Eu realmente precisava daquilo para o meu interior, para recuperar a minha autoconfiança naquele lugar que ficou marcado na minha vida, onde eu renasci (Neco quase morreu afogado ao ficar com uma perna presa nos corais em 2000). E tudo isso veio no momento certo, de muita dedicação, de muita concentração. Fiquei muito feliz por Deus ter me dado a oportunidade de estar naquele mar, naquele momento, quando as ondas eram as maiores e mais perigosas de todo o evento", relembrou Neco, que nesta sexta-feira vai enfrentar o novo recordista do Billabong Costa do Sauipe WQS, Shaun Cansdell, além do sul-africano Ricky Basnett e o havaiano Hank Gaskell, em sua segunda apresentação na Bahia.

Como Neco só participou de duas provas neste ano, está bem longe dos líderes do ranking que ele foi o número 1 nos dois últimos anos. Já Cansdell ocupa a terceira posição e escolheu muito bem a sua primeira onda, que abriu uma longa parede para manobras e lhe rendeu uma nota 9,57, a maior dos três dias de competição na Costa do Sauípe. "As condições do mar não estão fáceis e acho que tive muita sorte em começar com aquela onda que abriu inteira para mim. Eu não conhecia essa parte do Brasil e achei muito bonito este lugar. A onda dá para ver que tem uma força, mas o vento está muito forte e isso prejudica um pouco. Mesmo assim, estou bem confiante em conquistar um bom resultado aqui para continuar na frente do ranking, pois meu objetivo mesmo é conseguir minha vaga para o WCT neste ano", confessou Shaun Cansdell.

Na bateria que ele venceu, o sul-africano Daniel Redman, número 4 do ranking, seguiu junto, com ambos barrando o surfista patrocinado pela Costa do Sauipe, Wilson Nora. Outros dois representantes da Bahia também acabaram eliminados nas primeiras baterias da quinta-feira. O maior ídolo do estado em todos os tempos, Jojó de Olivença, participou do primeiro confronto do dia e foi derrotado pelo pernambucano Paulo Moura e pelo paraibano Jano Belo. No terceiro, Leonardo Hereda perdeu para o australiano Sam Page e para o guarujaense Adriano de Souza, que vem de um ótimo terceiro lugar no WQS das Maldivas, encerrado no último domingo.

"Tive sorte de pegar uma onda logo depois do toque do início da bateria e tirar um 7,5 que acabou garantindo minha classificação", disse Adriano "Mineirinho" de Souza, que entrou de vez na briga por uma das 15 vagas do WQS para o WCT 2006 depois do bom resultado nas Ilhas Maldivas. "Eu procuro nem pensar nisso, pois para mim o jogo está só no começo. Ainda tem muito campeonato pela frente e o ranking vai mudar bastante, mas é superimportante ter um campeonato como esse aqui no Brasil, pois a gente conhece melhor este tipo de onda e tomara que eu consiga um bom resultado neste campeonato para continuar ali entre os 15 primeiros", falou Mineirinho, elogiando a estréia do Billabong Costa do Sauipe WQS.

Apesar das principais estrelas da competição terem começado a estrear, o grande destaque da quinta-feira na Bahia foi o cearense Dunga Neto, que tirou uma nota 9,17 em sua melhor onda e somou 16,17 pontos de 20 possíveis, pontuação recorde dos três primeiros dias de disputas na Costa do Sauipe. "O mar está muito difícil e certamente Jesus me abençoou em mandar esta onda, mas acho que qualquer um que pegasse ela também ia arrebentar. Hoje as ondas estão mais difíceis do que ontem, tem mais vento, a onda está mais balançada e acho que estava com a estrela na bateria para conseguir este recorde, pois realmente eu não esperava ir tão bem assim", falou Dunga Neto.

TRANSMISSÃO AO VIVO - Os que não puderem ter o privilégio de comparecer na Costa do Sauípe, poderão acompanhar os dias decisivos do Billabong Costa do Sauípe WQS ao vivo pelo Sportv, que vai transmitir a competição durante todo o dia na sexta-feira, sábado e domingo, direto da Costa do Sauípe. Além disso, a competição também está tendo uma cobertura on-line especial pelo www.waves.com.br.

O Billabong Costa do Sauipe WQS é válido como a 14ª etapa do World Qualifying Series, tem nível 5 estrelas e distribuirá 100.000 dólares em prêmios com o patrocínio da Costa do Sauípe e Billabong, co-patrocinio da Von Zipper e Kustom, apoio das lojas de surfwear Bali, Star Point, Central Surf, Overboard, Bleat Surf Shop, SP Surf, Mahalo, G-Zero, Surf Trip, KYW Boardstore e Uluwatu Surfstore e da Federação Baiana de Surf (FBS), com organização da ASP South America e divulgação oficial do programa Zona de Impacto do Sportv, Rádio Transamérica FM, Revista Fluir e site Waves.Terra.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.