14/09/2025  13h23
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Região
19/06/2005 - 15h31
49º Jogos Regionais
PMC
 
Caraguá define segurança e organização
 
Gianni D’Angelo 
  O secretário Nivaldo, a delegada de Caraguá Drª Elizabeth e o Capitão da PM Marcondes.

Os secretários municipais de Esportes e Recreação, Saúde, Obras, Urbanismo e Trânsito, de Caraguatatuba, além de autoridades policiais civis e militares do município, concederam uma entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira 16, no auditório do Ceprolin - Centro Profissionalizante do Litoral Norte, para divulgar informações sobre segurança e infra-estrutura nos 49º Jogos Regionais, considerado o 4º maior evento em concentração de atletas do mundo, perdendo apenas para a Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Jogos da Juventude.

O 49º Jogos Regionais reunirá de 4 a 17 de julho em Caraguá, cerca de 8 mil pessoas entre atletas, equipes técnicas e membros do Comitê Dirigente, da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de SP. O evento movimentará a cidade, atraindo em torno de 10 mil pessoas que acompanharão os jogos diariamente.

Segundo o secretário de Esportes e Recreação de Caraguatatuba e presidente da Comissão Organizadora, Nivaldo Alves, a prefeitura está priorizando a organização e a segurança dos Jogos. "Caraguá é uma das 49 cidades da região que consegue realizar 100% dos jogos com estrutura própria, além disso, foi considerada pela coordenadoria da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, a melhor, no que diz respeito à organização dos jogos nos últimos 14 anos." Segundo ele, 34 municípios já confirmaram a participação nos jogos deste ano.

Para garantir a segurança de moradores e visitantes durante o período dos Jogos, as polícias Militar e Civil fizeram um estudo, levantando as principais ocorrências do ano passado, com o objetivo de se preparar para evitar que os mesmos problemas de 2004 aconteçam novamente, e atender de maneira mais eficaz ainda aos possíveis problemas causados pelo aumento da população e do movimento na cidade.

Na coletiva foi apresentado à imprensa o atual Comandante da Polícia Militar - Unidade de Caraguatatuba, Capitão Marcos Antônio Marcondes de Carvalho. Segundo o comandante, o Batalhão já está providenciando o apoio para os jogos. A idéia é passar aos visitantes a sensação de segurança e mostrar que Caraguá está estruturada. Para isso, os policiais já foram orientados sobre o evento. A Polícia contará com reforço de 30 policiais e de veículos da ronda escolar, que estarão disponíveis durante as férias de julho, além de motocicletas e bases móveis.

A Delegada de Polícia Civil de Caraguatatuba, Drª Elizabeth Maluf Zago de Carvalho, disse que será montada uma delegacia móvel e uma equipe de composta por delegado, escrivão e investigador, no Centro Esportivo. Com isso, as ocorrências poderão ser registradas no próprio local, com possibilidade de lavrar flagrante.

Ela disse ainda que a previsão da polícia é de que haja um público de 3 a 4 mil pessoas a mais na cidade para a abertura dos jogos. "Este ano vamos inovar o atendimento, fazendo um trabalho de prevenção. Com isso evitaremos, ou reduziremos o número de ocorrências. Será uma ação eficiente, porém discreta, para não assustar os visitantes. Vamos orientar as delegações quanto a conduta dos atletas, já que as ocorrências do ano passado, em grande parte, estiveram relacionadas ao comportamento dos esportistas". Mais orientações serão disponibilizadas durante o Congresso Técnico, que acontece na próxima terça-feira 21, às 18h, no Teatro Mário Covas, em Caraguá.

A Drª Elizabeth, responsável pelo DP de Caraguá, acrescentou ainda, que a Delegada Seccional do Litoral Norte, Eliane Maria Biazoli Pacheco, também colaborará com o evento e já está programada para reforçar o efetivo policial caso haja necessidade. A Delegada de Caraguá solicitou, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, que cada cidade traga além da delegação, dois seguranças, "isso vai colaborar com a disciplina interna dos atletas", explicou a Drª Elizabeth. As polícia civil trabalhará com 8 viaturas caracterizadas. A prevenção quanto a furtos de veículos também é uma preocupação. A Delegada disse a Polícia Rodoviária fará o controle da rodovia.

O Capitão do Corpo de Bombeiros, José Eduardo Stanelis de Aquino, disse que os 40 bombeiros pertencentes ao 11º GB (Grupamento de Bombeiros) se dividirão em três turnos. Stanelis acrescentou que o bombeiro vai trabalhar em conjunto com as ambulâncias que estarão à disposição do evento. O Corpo de Bombeiros conta com duas viaturas de resgate, sendo uma delas a ABSR-01 (Auto Bomba, Salvamento e Resgate) e uma de incêndio, que já estão equipadas para atender emergências durante os Jogos.

Apoio médico especial para os Jogos

A secretaria Municipal de Saúde colocará à disposição dos Jogos, uma Unidade Móvel com equipe técnica, no Centro Esportivo Municipal para prestar atendimentos de emergência. O secretário de Saúde, Dr João Correia Senna Filho, disse ainda que será disponibilizada uma ambulância para cada local de jogo. Conforme explicou Dr Senna, onde houver disputa das modalidades: Judô, Karatê, Capoeria, Tae Kwon Do e Kung Fu, haverá uma ambulância com equipe de médico e enfermeiros. Nos locais de competições de ciclismo e bicicross, será disponibilizada uma ambulância. E nos outros locais, haverá sempre um enfermeiro de plantão, além das duas unidades que estarão de sobreaviso para atendimento dos atletas em caso de acidente.

A Secretaria de Saúde possui 8 ambulâncias à disposição do Jogos, mas como o atendimento no município não pode parar, está prevista também a locação de veículos de fora, se houver necessidade. Senna informou ainda que será viabilizado um veículo especializado com UTI para atender emergências.

Uma Unidade Odontológica móvel com equipe técnica ficará no Centro Esportivo Municipal durante todo o evento. Duas unidades estarão preparadas para receber pacientes com traumas dentários e faciais, além dos Serviços Odontológicos Especializados do Tinga e da Unidade do Porto Novo que também serão disponibilizados. Segundo o diretor da Divisão de Saúde Bucal, Dr Olegário Alves Santos, os profissionais da Odontologia estão recebendo treinamento para atender casos específicos de acidentes no esporte, como os diversos tipos de fraturas dentárias e fraturas da face. Os serviços Bucomaxilar da Santa Casa também estarão disponíveis para os atletas.

A infra-estrutura

Durante a coletiva, o secretário de Obras Públicas, Raul Pesci, disse que os trabalhos de reforma tiveram de ser acelerados já que a confirmação dos jogos aconteceu há poucos meses. Mas ainda assim, os resultados são positivos, uma vez que todas as obras de manutenção e reparos das praças esportivas que estavam previstas foram realizadas.

O secretário contou que os investimentos nessas obras estão em torno de R$ 150 mil. "A preocupação no setor de obras é com a estrutura para receber as delegações. As escolas municipais já estão recebendo as reformas necessárias e as do Estado também deverão receber alguns reparos para alojar os atletas", disse.

As praças esportivas que serão usadas são aquelas que oferecem melhores condições para as provas, como o campo do Centro Esportivo Municipal, o Campo do Indaiá, o do Porto Novo e o do Travessão. Também há uma parceria com o Clube XV de Novembro e assim, a cidade terá mais um campo à disposição. São vinte e um locais disponíveis para os jogos, entre campos, ginásios e quadras, inclusive a Pista de Bicicross, que foi reformada para o evento.

Urbanismo e Trânsito

O secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella, contou que toda a sinalização para o acesso aos alojamentos e locais dos jogos já está pronta. "São 211 banners só para sinalizar", disse.

O diretor da Divisão de Trânsito (Ditran), Cel. Celso Rapacci, disse que o diferencial no ano passado foi a sinalização, e que nesse ano o padrão de qualidade continua o mesmo. Rapacci explicou ainda que está preparando as operações de trânsito para momentos como a abertura oficial dos jogos e a Prova de Ciclismo - momentos que exigem maior controle do trânsito local. Na abertura, a Ditran fará uma operação na entrada e no estacionamento do Ginásio Municipal de Esportes, onde será realizada a cerimônia, que pode contar com a presença do Governador do Estado, conforme declarou a delegada Drª Elizabeth. A Ditran usará todo o seu efetivo, composto por 43 agentes de trânsito e trabalhará das 8h às zero horas.

As Modalidades

Segundo o secretário municipal de esportes, Caraguá participará de todas as modalidades. Quanto às equipes que representarão a cidade, Nivaldo Alves disse que o município fez parceria com o Estado para a formação de equipes de ginástica rítmica, handebol, xadrez e outras modalidades.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "REGIÃO"Índice das publicações sobre "REGIÃO"
19/12/2022 - 06h29 Exposição de arte indígena contemporânea em Paraty
11/12/2022 - 05h52 Bloqueio para passagem de cabos na Tamoios
04/12/2022 - 05h27 Tamoios terá bloqueios momentâneos na segunda
26/11/2022 - 07h03 Programação infantil movimenta a Flip em Paraty
24/11/2022 - 06h06 Hoje tem bloqueio momentâneo na Tamoios
13/11/2022 - 05h46 Paraty terá programação gratuita na Pré-FLIP22
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.