15/09/2025  06h02
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
13/05/2004 - 06h40
O ubatubense Ricardo Toledo volta a competir
Fábio Maradei
 
Bicampeão brasileiro de surf profissional, Ricardo Toledo volta a competir depois de 3 anos e é o grande destaque na abertura do Okdok Paulista de Surf na praia de Maresias.

Um dos grandes nomes na história do Circuito Brasileiro de Surf Profissional, o bicampeão Ricardo Toledo está de volta às competições, depois de três anos, e é o grande destaque na etapa de abertura do Paulista de Surf Amador Okdok 2004, sábado e domingo (dias 15 e 16) na praia de Maresias, em São Sebastião. A competição também marca o retorno de uma das principais disputas do País, realizada durante 13 anos e paralisada desde 2000. Mais de 100 surfistas estarão brigando pelas vitórias em quatro categorias: open (aberta), master (acima dos 35 anos), longboard (pranchões) e feminina.

Aos 36 anos de idade, Ricardinho aparece como cotado em duas, a master, onde fará a sua estréia, e a longboard, categoria que já foi vice-campeão nacional profissional. Também está animado com a chance de competir na open e, lógico, será fundamental na disputa por cidades, defendendo Ubatuba contra a grande rival Guarujá. Nos últimos anos, ele vinha se dedicando mais a outras atividades e só competia no circuito municipal ubatubense.

Para ele, voltar a brigar por uma vitória importante, depois de uma carreira consagrada é estimulante. "Estou voltando muito animado. É um recomeço e vou mostrar que não estou de bobeira. Pode ter certeza que vou com tudo. Sempre entro para ganhar", diz Ricardinho, que está bem animado com a master.

"Vai ser a minha estréia na categoria. Nunca competi entre os masters e vou reencontrar grandes nomes com quem já disputei vários campeonatos no passado, até quando era moleque. Vou mostrar que ainda continuo muito bem e espero ir bem em todas", diz o surfista, que começou a surfar aos cinco anos de idade e praticamente não teve carreira amadora: "Eu virei profissional muito cedo. Na época não tinha campeonatos, gente para nos orientar e lembro que quando surgiu o Paulista Amador, eu já competia contra os profissionais e decidi continuar".

Nesses anos que esteve afastado das competições fora de sua cidade, o bicampeão brasileiro de 91 e 95, não ficou parado. Ele começou a dar aulas na Escolinha de Surf da Prefeitura de Ubatuba, sem dúvida a que mais revela talentos no País, e competiu em travessias longas de natação, o que o ajudou muito a manter o condicionamento físico. "Também comecei a faculdade de Educação Física. Minha vida deu uma guinada", ressalta.

OS HERDEIROS - Mesmo afastado dos campeonatos, Ricardinho sempre esteve acompanhando os campeonatos, sobretudo os de base, por causa dos seus filhos. O mais velho, Matheus, de 13 anos, vem sendo um dos principais destaques da nova geração e já foi bicampeão paulista petit e bi estreantes. Felipe, de 9, segue a mesma trajetória e desde os 6 anos compete no Estadual. "Tem também o David, que está com cinco anos, já está surfando direitinho e já até competiu no Ubatubense, e a Sofia, que está com três. Ela não mostrou muita vontade, mas se depender de mim, vou dar a maior força", conta.

Orgulhoso dos filhos seguirem sua carreira, ele destaca a garra, a vontade própria dos três. "Eu vejo que eles terão futuros promissores. Gostam do que fazem, sem que eu force nada. O Matheus sempre gostou e já mostrou que tem tudo para ir bem. O Felipe me impressiona por ter uma visão de onda, de mar muito grande e ele é muito novo. Não tem como ensinar isso. É dom. E o David é muito precoce. Está só com cinco anos. É muito bebê e surfa direitinho", comenta o pai coruja.

O Paulista de Surf Amador Okdok terá quatro etapas este ano. Depois de Maresias, os competidores estarão no Quebra-Mar, em Santos, nos dias 24 e 25 de julho; Praia Grande, dias 2 e 3 de outubro; e definindo o ranking, na praia do Tombo, em Guarujá, dias 13 e 14 de novembro.

O Circuito Paulista de Surf Amador Okdok tem o patrocínio de Brisbane - Têxtil Santa Inês e Sticle Malhas. Co-patrocínio: Sthill, Hot Water, Tent Beach, Quiver, KYW, Styllos, SP Surf e Rip Wave. Colaboração: Prefeitura e Associação de Surf de São Sebastião.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.