25/04/2024  01h53
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Transportes
13/10/2017 - 08h04
Sudeste vive epidemia de roubo de cargas
 
 
Empresário do ramo de seguros dá dicas sobre atividades que podem diminuir os impactos da falta de segurança

O Brasil vive uma crise intensa que se reflete na segurança. Hoje, o país vive uma forte epidemia de roubos de cargas, reflexo da conjuntura atual. Mesmo com a queda apresentada pelo Rio de Janeiro, segundo o governo do estado algumas estradas federais apresentaram queda de aproximadamente 50%, as precauções tomadas e as consequências da falta de segurança ainda são sentidas entre os empresários.

Segundo Salvador Franco, diretor da Visafran Corretora de Seguros, os produtos mais visados são eletrônicos, produtos alimentícios, produtos de higiene e limpeza, produtos químicos - entre os quais - os defensivos agrícolas. O Sudeste é o campeão de incidência de roubo, com destaque para o Rio de Janeiro que começa a perder forma no recebimento de cargas: nos cinco primeiros meses de 2017 foram mais de quatro mil roubos de carga no estado, 27 por dia. “Inclusive algumas seguradoras estão excluindo a cobertura securitária para as cargas destinadas ao estado do Rio de Janeiro e também para eventos de roubo ocorrido na cidade Carioca. Poucas seguradoras estão operando com o seguro de carga e essas estão selecionando muito os clientes e os tipos de mercadorias a serem transportadas”, afirma o empresário.

Grandes empresas como a rede de móveis e eletrodomésticos Via Varejo, que abrange as marcas Casas Bahia, Extra e PontoFrio, conseguiram driblar os custos e o roubo de cargas ao criar logística própria para o transporte de mercadorias compradas on-line para a retirada em lojas físicas tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, minimizando os custos e o risco de roubo. Enquanto isso, a Magazine Luiza, mesmo em expansão, descarta a ideia, por enquanto, no Rio de Janeiro. A justificativa é justamente a falta de segurança.

Ideias como essas podem ajudar os próprios governos a incentivarem os mercados de seus estados: “Tivemos no ano passado um grande número de eventos no nordeste. Para conseguir diminuir estes eventos e, como se trata de uma região com vários estados, fizemos um trabalho com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e também com a delegacia especializada de roubo de carga do estado de Pernambuco. O resultado deste trabalho foi a redução do número de roubos na região com a prisão de três quadrilhas especializadas em roubo de carga e a prisão de 84 elementos”, conta Salvador Franco.

A Visafran tem maioria de clientes produtores de café e, por conta disso, a maior incidência de roubos se dá nos estados de Minas Gerais e São Paulo. A empresa conseguiu observar, porém, que no transporte de café em grãos o que mais acontece é o desvio praticado por motoristas. Em contrapartida, os estados com menor número de roubos são Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Paraná, Amazonas e Pará.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "TRANSPORTES"Índice das publicações sobre "TRANSPORTES"
26/09/2020 - 06h34 Dicas para se proteger ao fazer entregas com moto
12/07/2018 - 06h51 Brasil: um país prioritariamente rodoviário
05/05/2018 - 08h35 Etiquetagem de pneus: o que você precisa saber
21/01/2018 - 07h00 O caminho para uma mobilidade humana inteligente
04/08/2017 - 05h37 Licenciamento de veículos com placas final 5 e 6
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.