14/09/2025  13h22
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
25/06/2005 - 10h00
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 

 

• 1ª Festa Julina da Guarda Mirim de Ubatuba

No próximo sábado, dia 2 de julho, tem "arraiá" no bairro Estufa II. É a 1ª Festa Julina da Guarda Mirim, que promete muita diversão, jogos, comida e paquera. O show está garantido com a Banda Pracaniz. Serão escolhidos a Miss e o Mister Guarda Mirim, terá barraca de jogos, correio elegante, cama elástica e quadrilha. A festa começa às 18h30 e tem como objetivo arrecadar verbas para a Guarda Mirim.


• Funai e Prefeitura se encontram para criar Comissão Pró-Índio

"Nós precisamos valorizar o povo indígena, por tudo o que eles representam, o que já perderam e o que já sofreram" - Domingos dos Santos, vice-prefeito

Uma equipe da prefeitura reuniu-se, na semana passada, com a Funai e com representantes das tribos indígenas Renascer e Boa Vista. O objetivo do encontro foi conversar sobre a criação de um convênio que irá possibilitar diversas melhorias para as aldeias. Estiveram presentes os caciques das duas tribos, representantes da Funai e da Funasa. A reunião foi coordenada pela chefe de gabinete Silvana Niel, que representou o prefeito na ocasião.

Diversas reivindicações foram feitas. Entre elas, a iluminação e a melhoria e manutenção das estradas que dão acesso às aldeias; recursos técnicos para a implantação de agricultura orgânica na aldeia, capacitação de índios para trabalho com ecoturismo; espaço para escritório da Funai e inclusão de festividades indígenas no calendário ubatubense.

Esse último pedido é uma proposta e uma lei que já existe, instituindo a semana da cultura indígena no município. Essa lei é de autoria de Domingos dos Santos, ex-vereador e atual vice-prefeito. Domingos diz que estabelecer diálogos com os índios é algo muito importante para que suas dificuldades sejam minoradas. "Nós precisamos valorizar o povo indígena, por tudo o que eles representam, o que já perderam e o que já sofreram. Um município moderno proporciona tratamento diferenciado, reconhece a riqueza cultural e apóia os nativos de sua terra."

O próximo passo a ser tomado para a consolidação dessa parceria é a Funai encaminhar a minuta do convênio. Depois, a proposta será encaminhada para a Câmara, com o objetivo de tornar-se lei.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.