26/04/2024  09h13
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Gastronomia
23/12/2017 - 08h31
Uma ceia de natal lisboeta
 
 

O bacalhau impera na noite de Natal em Lisboa, bem como o peru assado, que pode ou não ser recheado. Come-se também o cabrito assado e a roupa velha, que é o aproveitamento do bacalhau, batatas e legumes da ceia e faz-se um refogado com bastante azeite e alho, tudo misturado. Para sobremesa, há todo o tipo de doces: rabanada, arroz doce, tronco de natal, bolo-rei e broas.

Bacalhau

O bacalhau é sem dúvida o rei do Natal. Comumente, o bacalhau é cozido juntamente como os acompanhamentos, entre eles os mais comuns são a batata, os ovos, os grelos (que parecem com o nosso brócolis), as couves e a cenoura, que são generosamente regados com um bom azeite português.

A tradição deste prato permanece desde os tempos em que a Igreja Católica impunha o jejum durante as festas religiosas, proibindo o consumo de carne, e dando um lugar de destaque ao bacalhau.

Peru assado

Além do bacalhau, também o peru ocupa um lugar especial nas mesas de Natal, como no Brasil. Normalmente é recheado com uma rica mistura de miúdos, carnes, pão e vários temperos.

Este costume é originário dos Estados Unidos da América e chegou à Europa pela mão do povo espanhol. De excelente sabor, o peru de Natal foi rapidamente adotado pelos europeus, tornando-se num dos mais tradicionais e importantes pratos para as comemorações natalinas.

Cabrito assado

O cabrito assado no forno é um dos pratos mais populares para o almoço do dia de Natal.

Em tempos mais antigos, preparava-se o tradicional cabrito em forno de lenha que fazia as delícias de todos. Atualmente, e por este método já não ser tão frequente, a ausência do sabor que advinha do forno de lenha é compensada com todos os temperos e aromas vindos do alho, do louro, do vinho branco, do azeite, do alecrim e do rosmaninho, onde o cabrito é marinado antes de ir ao forno.

Roupa Velha

E as sobras, o que fazer com as sobras? Com o que resta do bacalhau e seus acompanhamentos faz-se o que lá se denomina de “roupa velha” um prato feito a partir do bacalhau desfiado com os legumes picados, alhos, azeite e junta-se também ovos.

Quem for à Lisboa (www.visitlisboa.com) terá, sem dúvida, um Natal muito saboroso.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GASTRONOMIA"Índice das publicações sobre "GASTRONOMIA"
15/12/2022 - 05h53 Natal holandês
24/04/2022 - 06h16 Dia do Churrasco (24/04)
13/11/2021 - 05h11 Super trufa de chocolate sem açúcar
31/10/2021 - 06h29 Bolo strudel de maçã com canela anti-ansiedade
28/03/2021 - 06h29 Costelinha suína: a queridinha dos churrasqueiros
04/03/2021 - 06h06 Tábua de frios
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.