04/10/2022  06h52
· Guia 2022     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
25/01/2018 - 07h00
Ubatuba é linda! Pena que fede...
Emilio Campi
 
Uma campanha em prol de Ubatuba...
Emilio Campi 

O título da foto é impactante. É forte. Chama a atenção. Chega a indignar algumas pessoas. Pois essa é a intenção.

De que adianta alertar "Não jogue lixo nas praias, rios e trilhas"; "Preserve a natureza"; "Não jogue esgoto nos rios"... A maioria não dá bola e ainda chama quem os alerta de chato.

Essa temporada de verão mostrou uma triste realidade com relação a lixo, a esgoto e a poluição generalizada em nossas praias, trilhas, rios, ruas etc.

A visitação descontrolada de locais como a Ilha das Couves, praias do Bonete, Cedro, Cassandoca e cachoeiras do município. Ubatuba possui uma natureza exuberante, mas não irá resistir a uma invasão de pessoas que querem desfrutar das belezas naturais, mas não se preocupam com a preservação e poluição desses locais. É necessário uma campanha de educação ambiental, uma fiscalização rigorosa, um cronograma de limpeza e logística. Isso para os visitantes, porque para os "locais", o assunto é mais sério.

Quantas construções existem no município que não possuem um tratamento de esgoto adequado?

Quantas fossas estão contaminando o lençol freático? Quanto esgoto está sendo jogado in natura nos rios e riachos do município?

Rio Grande, Rio Acaraú, Rio Tavares, Rio Perequê Mirim, Rio Itamambuca, Rio Maranduba e outros que deságuam no mar deixam praias como Itaguá, Cruzeiro, Itamambuca, Perequê Mirim, Santa Rita, Enseada e Maranduba com bandeira vermelha, sinalizando como impróprias para banho.

Será que os proprietários desses imóveis que ainda poluem o meio ambiente não percebem que estão matando a galinha dos ovos de ouro? Que estão condenando o futuro de sua propriedade, de sua renda e de seus herdeiros?

Então meus caros leitores, não adianta vir com papinho de "preserve a natureza - as futuras gerações agradecem". Tem que meter o dedo na ferida!

"Ubatuba é linda! Pena que fede..." - é a mais pura realidade que podemos vislumbrar com a atual situação e as ações tomadas até agora. O assunto é sério e continua sendo varrido para debaixo do tapete. "Ah... Deixa que o próximo resolve isso." ou "A coisa ainda não está tão feia..."

Está feia sim!

Está começando a feder. Basta dar uma passadinha na foz do rio Acaraú ou no rio Tavares num ensolarado e quente final de tarde para sentir o aroma do descaso.

Sei que essa "campanha" receberá críticas contra e à favor, não importa. O que não queremos é a indiferença, o tanto faz. Seja contra ou seja a favor, tome uma posição.

Se não fizermos nada, o título acima será a nossa triste realidade em pouco tempo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
04/10/2022 - 06h34 E nas areias de Ubatuba... (CDXXXVII)
03/10/2022 - 06h06 FePET terá 8 apresentações em bairros de Ubatuba
02/10/2022 - 06h34 Ubatuba participa da Feira do Empreendedor 2022
01/10/2022 - 06h22 Ubatuba continua arrecadando brinquedos novos
30/09/2022 - 06h39 Último dia para participar do Concurso Literário
29/09/2022 - 05h45 Show gratuito nesta quinta-feira em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2022, UbaWeb. Direitos Reservados.