27/05/2018  16h42
· Guia 2018     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
13/02/2018 - 06h48
Plano de carreira: você sabe para onde está indo?
Marcia Avelar
 

Talvez o mais comum seja já ter uma ideia do que se quer fazer no âmbito profissional, ao entrar na faculdade. Muitos já escolhem seus caminhos no ensino médio, e outros vão compreendendo melhor as possibilidades ao longo dos anos de faculdade. Porém, não é incomum, mesmo formado, se sentir um pouco perdido em como chegar até sua meta.

Saber aonde chegar não é exatamente o problema, mas como chegar lá é que realmente traz algumas dores de cabeça. A parte acadêmica é óbvia, simples, leva tempo, mas segue um roteiro tradicional. Como ter certeza dos caminhos? Como chegar lá? São perguntas que assombram recém formados. É por isso que reunimos algumas dicas de como fazer um plano de carreira que direcione bem o profissional em formação.

Trabalhe! - procure realizar estágios em sua área nos últimos anos de faculdade. Aqui ainda há a segurança do “estar estudando”, os horários serão mais leves, e você terá uma boa ideia das vertentes que sua profissão pode assumir.

Entreviste enquanto é entrevistado - durante os processos seletivos para vagas de estágio, questione sempre como é estruturado o projeto de desenvolvimento do estagiário, se terá oportunidade de conhecer diversos campos de atuação, de fazer um job rotation, se terá treinamentos comportamentais. Vale a pena entender bem o que você vai aprender com o estágio, afinal ele faz parte da sua carreira.

Fuja de projetos mal feitos - busque sempre projetos de trainees bem estruturados, que são ótimas oportunidades de desenvolvimento. Reforçando, você também tem que ganhar, não só a empresa. O estágio é sua oportunidade.

Conheça o mercado - procure conhecer ou pesquisar as empresas que estão melhor posicionadas no segmento que deseja atuar. Saber quais locais tem mais chance de te trazer renome e conhecimento ajudarão na hora de construir uma carreira sólida. Além disso, assim você sabe onde há oportunidades de crescer até o cargo que deseja.

Networking - parece óbvio, mas é preciso participar de grupos da área que deseja atuar para iniciar o seu networking. Conhecer pessoas, aprender com elas, receber indicações, tudo isso conta muito na hora de ampliar seu renome no mercado.

Tenha um plano - falo de um plano físico, real. Consegue-se bons resultados montando um modelo de metas para gerenciar a carreira como um processo, cortando estágios em partes menores e atingíveis, te dando uma noção grande de direcionamento e cadência de processo. Quanto mais desenvolver o planejamento, mais possibilidades serão abertas e facilitará numa busca focada. Porém, é importante conhecer os meios no qual se está inserido e quais objetivos profissionais e de vida você escolheu. Isso é o primordial.

Peça ajuda - vale a pena consultar um especialista para ajudar a entender para se vai. Porém, dependerá dos recursos disponíveis. Caso tenha recursos financeiros para investir, existem excelentes coachs e consultores especialistas que poderão direcionar, de maneira assertiva suas escolhas, através de uma vasta experiência de mercado. Mas, se não tiver como investir, acredito que as redes sociais, as pesquisas disponíveis e um bom networking certamente facilitarão nessa busca, afinal o conhecimento de pessoas da área pode ser adquirido conversando com as pessoas daquele meio.


Nota do Editor: Marcia Avelar é Diretora de DHO da NVH Talentos Humanos, uma empresa do Grupo NVH (nvh.com.br/2017/talentos).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
27/05/2018 - 07h15 Crise dos combustíveis
26/05/2018 - 08h16 O momento certo de trocar o travesseiro
25/05/2018 - 06h42 Sobre as sementes do Brasil
24/05/2018 - 06h56 6 formas eficazes para disfarçar a calvície
20/05/2018 - 07h27 Quer comprar um barco?
17/05/2018 - 05h22 Bebês e crianças utilizando celulares e tablets






· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2018, UbaWeb. Direitos Reservados.