14/09/2025  10h47
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
12/07/2005 - 10h02
Promotor de venda: cartão de visita das empresas
Lídia de Oliveira
 

O trabalho dos promotores de venda vem ganhando cada vez mais importância no varejo, principalmente nos home centers. Vivemos em um cenário no qual as empresas possuem um mix de produtos muito semelhante e o promotor, primeiro contato do consumidor com a indústria, tem a possibilidade de apresentar os diferenciais de cada mercadoria e atrair e fidelizar consumidores.

Pesquisas realizadas em home centers apontam que as variações na venda de um mesmo produto, com e sem promotora, chegam à casa dos 30%, saltando para 50% em alguns itens. No final do ano passado, o instituto Popai apontou que, no Brasil, 81% das decisões de compra estão no ponto-de-venda. Mais uma prova que o próprio consumidor exige pessoas com bons conhecimentos dos produtos nos PDVs, principalmente para material técnico ou que demandem uma escolha mais acurada.

Para atender as expectativas de indústrias e clientes, hoje, o promotor precisa ser um profissional mais completo e com um número maior de habilidades. Aquele colaborador que, no passado, era responsável apenas por manter o ponto-de-venda em ordem e atender consumidores, atualmente precisa também conhecer detalhadamente o mix de produtos representados; tirar dúvidas de gerentes, balconistas e vendedores da loja; manter a gôndola arrumada e bem sinalizada com identificação e preço; fazer a reposição evitando rupturas; sugerir pedidos quando o estoque estiver baixo; orientar promoções e ficar atento a tudo que ocorre em seu setor, para que essas informações cheguem à direção da organização.

Como o promotor é o cartão de visita das empresas e possui uma série de funções já mencionadas, antes de colocar uma pessoa na loja, é necessário investir na sua qualificação, dando-lhe orientações sobre os requisitos básicos que o promotor deve seguir. Técnicas de abordagem e argumentação e informações completas sobre as linhas de produtos trabalhados são necessidades que deixam o promotor apto a dar sugestões precisas e esclarecer as dúvidas dos clientes.

Os promotores têm papel fundamental, por exemplo, no caso de produtos com pouca percepção de valor por parte do cliente, como os trituradores de resíduos alimentares. Nos EUA, estão presentes em 80% das cozinhas, mas, no Brasil, exigem do promotor de vendas um empenho para elencar os atributos do produto e orientar sobre o seu funcionamento. Há quem pense que, ao colocar a mão no equipamento, instalado no ralo da pia, o indivíduo pode se cortar ou ferir-se, o que é operacionalmente impossível e por ser comprovado pelo promotor no PDV. Produtos como tinta, que apresenta uma variedade de tipos (tinta para azulejo, cerâmica, fibras, gessos, madeiras, metal, piso etc, além das variações interno e externo) também exigem um promotor habilidoso, que saiba identificar a necessidade do cliente e auxiliá-lo a encontrar o melhor produto. Vale lembrar que a decepção causada por uma compra equivocada pode levar o consumidor a não voltar a adquirir produtos de determinada marca.


Nota do Editor: Lídia de Oliveira é diretora da Plus Advance, empresa de Promoção e Merchandising que acumula 13 anos de experiência no mercado.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.