14/09/2025  10h48
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
14/07/2005 - 08h10
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Josiane Brunácio Grunvald, diretora presidente da FUNDAC - Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba.

• Psicóloga assume a FUNDAC em Ubatuba

Josiane Brunácio Grunvald é a nova diretora presidente da FUNDAC - Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba. Psicóloga, Josiane é membro do Conselho Científico Estadual do Programa de Saúde Integral ao Adolescente, que desenvolve atividades na Universidade de São Paulo e no Hospital das Clínicas. Na secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba atuou por 12 anos.

Convidada pelo prefeito de Ubatuba Eduardo César, Josiane aceitou o cargo se propondo a nortear um modelo mais técnico de conduta que busque respeitar as potencialidades da criança e do adolescente. "É um grande desafio fazer a proposta e implantar um novo modelo de atendimento de integração da criança e do adolescente", acredita.

Além de administrar a sua sede, a Fundação ainda gerencia o Abrigo (Lar do Menor), localizado no bairro do Itaguá, que hoje atende cerca de 56 crianças de 0 a 17 anos. Na sede, a Fundac mantém convênio com a Febem no projeto Amigos do Adolescente, onde aproximadamente 60 adolescentes que estão em liberdade assistida prestam serviços à comunidade.

Na próxima semana, Josiane já adiantou que pretende estar viabilizando para sede da Fundação a implantação de cursos, como de mosaico, história de Ubatuba, atividades de serigrafia, aulas de capoeira, jiu jitsu, karatê, judô e jogos de xadrez. Para o Abrigo já existem estudos para o desenvolvimento de oficinas. "Com essas atividades procuramos elevar a auto-estima e a moral da criança e do adolescente, ajudando assim em seu resgate", acredita Josiane.

A nova presidente avalia que a contribuição do voluntariado é também importante para o êxito dos trabalhos. "Estamos abrindo nossas portas para a ajuda do voluntariado", finaliza. A sede da Fundac está localizada na avenida Professor Thomaz Galhardo, 865 e os telefones são (0**12) 3833-9119 e 3836-1287. O Abrigo está situado na rua Capitão Felipe, 289, no bairro do Itaguá. Os telefones são (0**12) 3832-1980 e 3832-1421.


• Beach soccer feminino de Ubatuba estréia com vitória suada

Equipe vence com gol de pênalti no último minuto da prorrogação

A equipe de beach soccer feminino de Ubatuba suou muito para vencer Mogi das Cruzes pelo placar de três a dois na estréia da modalidade nos Jogos Regionais.

O início do jogo foi totalmente favorável à Ubatuba, com duas bolas na trave e dois gols de Meire. No segundo tempo as duas equipes criaram chances, mas faltou pontaria no arremate.

O técnico de Ubatuba André Paulo pediu às jogadoras que trabalhassem a bola no terceiro tempo, mas em duas jogadas rápidas, o time de Mogi chegou ao empate. A partir daí foi sufoco até o final com a partida terminando empatada em dois gols no tempo regulamentar. O ritmo da prorrogação mostrava que a decisão seria na cobrança de tiros livres, porém quando faltava um minuto para o final da partida, Meire avançou em direção ao gol e foi derrubada na área: pênalti para Ubatuba. Meire, que foi escolhida pela organização do torneio como a melhor jogadora da partida, bateu no canto esquerdo e marcou o gol da vitória. Ubatuba atuou com Carol, Nice, Milene, Tati, Meire, Anita, Kelly, Laura e Magá.

O prefeito Eduardo César acompanhou a partida e ficou empolgado com a vitória do time ubatubense. "A garra que essas meninas mostraram em quadra foi impressionante. Acreditavam em todas as jogadas e não desanimaram nem quando sofreram o empate. Lutaram até o final e conseguiram a vitória com méritos. O time está de parabéns", disse o prefeito, que seguiu para a piscina do Centro Esportivo, onde se encontrou com o Secretário Estadual da Juventude Esporte e Lazer, Lars Grael.

O time de beach soccer feminino de Ubatuba ainda tem pela frente as equipes de Poá, Caraguá e Ilhabela.


• IBAM inicia reforma administrativa em Ubatuba

O IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) deu início na última terça-feira, 12, aos estudos da reforma administrativa da Prefeitura de Ubatuba que será dividida em duas etapas. Durante a manhã da terça-feira, dois técnicos que executarão os trabalhos nessa primeira fase estiveram reunidos com o prefeito Eduardo César. No período da tarde os técnicos fizeram uma explanação para os secretários e assessores de como funcionará os trabalhos visando a reforma. Logo após a reunião os secretários já começaram a ser entrevistados individualmente.

Ainda na primeira etapa todos os demais funcionários serão ouvidos individualmente para que a empresa possa saber das qualificações de cada um e assim adequá-los corretamente em suas funções. Segundo o IBAM esta primeira fase deverá ser concluída em 60 dias. Logo após, as propostas da reforma administrativas serão encaminhadas ao Legislativo. O secretário de Administração Sílvio Bonfiglioli Neto adianta que todo organograma da Prefeitura deverá ser alterado. Secretarias deverão ser criadas como a da Segurança Pública, que englobará a Guarda Municipal, Defesa Civil, Bombeiros e Serviços de Trânsito.

Na segunda fase das avaliações o IBAM estará revendo os estatutos do servidor, do magistério e o plano de carreira dos funcionários e deverá ser concluída até o final do primeiro semestre de 2006. "Precisamos valorizar nossos funcionários de carreira, por que entendemos que para resgatar o município, é preciso a colaboração e a participação do funcionalismo público municipal", afirmou o prefeito Eduardo César.


• ECA faz aniversário e estimula discussão sobre o cuidado com os jovens no município

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 15 anos nesta quarta-feira, (12). No dia do aniversário do estatuto, representantes do Conselho Tutelar de Ubatuba, da Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente) e do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) foram para o calçadão da Av. Dona Maria Alves, com o objetivo de divulgar o trabalho executado por cada um deles.

Fazendo uma avaliação e uma retrospectiva dos últimos anos, há um consenso de que muita coisa mudou, mas também de que ainda há muito por fazer para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes. A conselheira Yara Regina de Camargo diz que ainda há muita falta de informação, de participação da comunidade. "Muitas vezes, as pessoas não tem noção do nosso papel, mas nós estamos aqui para defender as crianças e adolescentes de abusos e violência, para garantir que seus direitos sejam cumpridos".

Na opinião da presidente do CMDCA, Sônia Bonfim, muitos avanços aconteceram, mas para os órgãos de proteção funcionarem com mais eficiência, seria necessário um trabalho conjunto entre Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia, Assistência Social e Ministério Público. "Precisamos agilizar os processos, diminuir o sofrimento das crianças, por isso, as parcerias são fundamentais".

A Fundac realiza um trabalho com jovens em liberdade assistida. Através de projetos, prestações de serviços à comunidade, cursos profissionalizantes, acompanhamento psicológico, atividades esportivas e culturais, esses jovens vão sendo gradativamente reinseridos na sociedade. A diretora-presidente da Fundac, Josiane Brunácio Grunvald, explica que novos cursos estão programados para o segundo semestre, abrindo um leque maior de oportunidades para os adolescentes. "Estamos aumentado as opções de esportes, artes e técnicas de trabalho para que os jovens possam escolher o que mais gostam de fazer".

Segundo o estatuto, a criança é um ser em desenvolvimento e como tal precisa de cuidados especiais, com prioridade absoluta, para que possa crescer em harmonia física e mental. Para isso, ela precisa de amor, carinho, atenção, cuidado e direito á vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.


• Santa Casa de Ubatuba recebe doações

Nesta semana a Santa Casa de Ubatuba recebeu importantes doações de voluntários. A Associação Amigos Jardim Pedra Verde doou 10 latas de 18 litros de tinta Suvinil Acrílica Fosca. Um grupo de senhoras de Campinas, sendo elas Esmeralda Jesus Souza Moreira, Regina Stort e Telma Moreira doou 90 lençóis e uma máquina de costura Singer. Segundo a Provedoria da entidade parcerias como essas, de pessoas dedicadas, ajudarão a suavizar o dia a dia da Santa Casa.


• Vôlei feminino de Ubatuba passa por Arujá

A definição da vaga será contra São José e Caraguá

O vôlei feminino de Ubatuba venceu a partida de estréia na fase classificatória dos Jogos Regionais. Jogando em ritmo de treino, as meninas comandadas por Geraldo Vanoni fecharam a partida em dois sets a zero, com parciais de 25/8 e 25/4 em trinta e seis minutos de jogo. Atuaram por Ubatuba as jogadoras Patrícia, Marina, Bruna, Bárbara, Andréia, Érica e Greice Kelly. Nesta quarta feira Ubatuba enfrenta São José, adversário mais difícil do grupo, a partir das 15 horas no Ginásio do Morro do Algodão. A partida chave para Ubatuba acontece na quinta-feira, contra Caraguá. O jogo deve definir a segunda vaga do grupo.

Vôlei de Praia - No vôlei de praia masculino, Ubatuba, jogando com Régis e Edílson, perdeu para Poá por dois sets a zero. A equipe feminina, formada por Jéssica e Patrícia, como o masculino teve Poá pela frente e também não avançou para a segunda fase do torneio, sendo derrotada por dois sets a um.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.