12/09/2025  11h55
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
14/07/2005 - 16h38
Estréia do SuperSurf de Saquarema
João Carvalho
 
Competição é inaugurada em ondas pequenas depois de sete adiamentos

As ondas na Praia de Itaúna continuaram muito pequenas na quinta-feira, mas o SuperSurf de Saquarema foi inaugurado assim mesmo com a categoria feminina às 13:15 horas, depois de sete adiamentos seguidos iniciados às 7 horas. A potiguar Alcione Silva estreou com vitória no primeiro confronto do dia e vai continuar defendendo a liderança do ranking na Praia de Itaúna, que nem de longe lembra as poderosas esquerdas que fizeram com que Saquarema ficasse conhecida como o "Maracanã" do surfe. Só foram realizadas as quatro baterias da primeira fase feminina e a expectativa é de que as condições melhorem para a continuação da terceira etapa do SuperSurf 2005. Foi marcada uma nova chamada para as 7:30 horas desta sexta-feira para as duas categorias, com a masculina também devendo começar no terceiro dia da competição que tem prazo para ser encerrada no domingo em Saquarema (RJ).

"Esperou até quando podia e tivemos que entrar neste mar deste jeito mesmo. A gente tomou a maior canseira, mas graças à Deus deu tudo certo", disse Alcione Silva, que registrou a maior pontuação do primeiro dia de disputas no SuperSurf de Saquarema: 12,10 pontos de 20 possíveis. "Entrei muito concentrada na bateria e consegui fazer a minha parte, agora é só esperar que as ondas melhorem amanhã, pois vão entrar as tops do ranking e aí é mais complicado".

A paulista Flávia Soares conquistou a segunda vaga na primeira bateria e na segunda se classificaram a experiente carioca Brigitte Mayer em primeiro lugar e a paulista Cláudia Gonçalves em segundo. "Ainda bem que consegui vencer, porque não tenho tido um bom ano e competir aqui em Saquarema é sempre bom, apesar das ondas não estarem ajudando", falou Brigitte.

A campeã brasileira de 1998 também torce para que o mar melhore: "Espero que as ondas amanhã acordem, porque a gente tem acordado cedo todo dia e elas parecem que continuam dormindo, então vamos torcer para que as condições melhorem para a gente poder fazer uma melhor apresentação também", brincou Brigitte.

A paulista Cláudia Gonçalves foi outra que sofreu com as séries demoradas de meio metro de altura da quinta-feira na Praia de Itaúna, mas conseguiu superar a gaúcha Sabrina Munhoz e a potiguar Viviane Maria mesmo marcando apenas 6,70 pontos em suas duas melhores ondas, contra 7,43 pontos da primeira colocada, Brigitte Mayer. "Tentei o possível para tentar pegar pelo menos uma ondinha abrindo, mas está muito difícil, o mar está muito pequeno e ainda entrou um vento forte meio estranho, então estou aliviada por ter passado a bateria", contou Claudinha.

Na terceira bateria, a jovem catarinense Marina Werneck somou 9,40 pontos e venceu a disputa, com a paulista Luana Prado ganhando a briga pela segunda vaga da sua conterrânea Bruna Queiroz e da gaúcha Gabriela Rangel. Depois, fechando o primeiro dia de competição no SuperSurf de Saquarema, a capixaba Yries Pereira, que divide a terceira colocação no ranking brasileiro de 2005 com a ubatubense Suelen Naraisa e a saquaremense Taís de Almeida, passou em primeiro lugar. E em sua última onda, a catarinense Larissa Barbiere roubou a última vaga para a segunda fase da paulista Elisa Costa, que acabou eliminada junto com a alagoana Karina Barbosa.

"O mar está muito difícil e quem conseguiu escolher as melhores ondas que entraram na bateria conseguiram se classificar. Eu achei uma onda boa logo no começo e isso prevaleceu", que lamentou as condições do mar na Praia de Itaúna. "Aqui é um lugar que dá altas ondas, mas já estamos aí dois dias nesta agonia de espera. Estava um vento forte na nossa bateria entrando bem de frente freando as direitas e as esquerdinhas estavam abrindo mais, então optei por elas e deu tudo certo", falou Yries.

Nesta sexta-feira, às 7:30 horas a comissão técnica irá decidir qual categoria vai abrir o segundo dia de disputas no SuperSurf de Saquarema. A masculina ainda não começou e se a opção for continuar a feminina será a vez das cabeças-de-chave estrearem na Praia de Itaúna, inclusive a atual campeã brasileira e defensora do título na Praia de Itaúna, a cearense Silvana Lima. Ela está escalada na segunda bateria da segunda fase, com as paulistas Francisca Pereira e Flávia Soares e a carioca Brigitte Mayer.

A atual líder do ranking brasileiro, a potiguar Alcione Silva, foi completar a primeira bateria com a paulista Cláudia Gonçalves e ambas vão enfrentar a vice-campeã brasileira Suelen Naraisa, de Ubatuba (SP), e Alessandra Vieira, de Saquarema. A terceira bateria ficou formada por duas surfistas do Rio de Janeiro, Taís de Almeida de Saquarema e a tricampeã brasileira Andréa Lopes, e as catarinenses Marina Werneck e Larissa Barbiere. E as duas últimas vagas nas quartas-de-final serão disputadas por Juliana Guimarães, de Niterói, a catarinense Juliana Quint, a paulista Luana Prado e a capixaba Yries Pereira.

 O SUPERSURF 2005 é organizado pela Editora Abril e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional) e tem como patrocinadores a Volkswagen, a TIM e as Sandálias Havaianas, além do apoio da Rip Coast-Renner, Jagermeister, Gatorade, Revista Fluir e Waves/Terra. Esta terceira etapa também tem apoio da Prefeitura Municipal de Saquarema, Cidade FM e da Associação de Surf de Saquarema.

SuperSurf de Saquarema

Primeira fase da categoria masculina

01: Jano Belo (PB) x Eduardo Rollins (RJ)
02: Adilton Mariano (CE) x Bruno Santos (RJ)
03: Crist. Guimarães (SP) x João Gutemberg (RJ)
04: Guga Arruda (SC) x Guilherme Sodré (RJ)
05: Otávio Lima (PB) x Leandro Bastos (RJ)
06: André Silva (CE) x Leonardo Trigo (RJ)
07: Edgley Santos (SP) x Marcel Miranda (RS)
08: Diego Rosa (SC) x Andrew Serrano (SP)
09: Raphael Becker (SC) x Heitor Alves (CE)
10: Isaías Silva (SP) x Álvaro Bacana (MA)
11: Fábio Silva (CE) x Ricardo Ferreira (SP)
12: Danilo Costa (RN) x Heitor Pereira (SP)
13: Guilherme Ferreira (SC) x André Gioranelli (RJ)
14: Saulo Júnior (SP) x Marco Polo (SC)
15: Stephan Figueiredo (RJ) x Alex Godoy (SP)
16: Gustavo Fernandes (RJ) x Jair de Oliveira (SP)

Segunda fase da categoria feminina

1: Suelen Naraisa (SP), Alessandra Vieira (RJ), Alcione Silva (RN) e Cláudia Gonçalves (SP)
2: Silvana Lima (CE), Francisca Pereira (SP), Flávia Soares (SP) e Brigitte Mayer (RJ)
3: Taís de Almeida (RJ), Andréa Lopes (RJ), Marina Werneck (SC) e Larissa Barbiere (SC)
4: Juliana Guimarães (RJ), Juliana Quint (SC), Luana Prado (SP) e Yries Pereira (ES)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.