14/09/2025  10h47
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
15/07/2005 - 08h00
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Crianças na areia.

• Concurso de esculturas na areia movimenta manhã de domingo em Ubatuba

A equipe de recreação da Secretaria de Esporte e Lazer promove neste domingo, 17, à partir das 9 horas o tradicional "Concurso de Escultura na Areia", na praia do Perequê-Açú".

O concurso já contou com a participação de diversos artistas anônimos que premiaram a assistência com verdadeiras obras-primas esculpidas na areia. O último vencedor Adaury Carneiro venceu o concurso de 1997 com trabalho que representava São Pedro. Muitas crianças também se divertem criando formas divertidas e curiosas.

Kátia Castilho, coordenadora de recreação da Secretaria, lembra que basta boa vontade para participar. "As pessoas precisam levar o material que acharem necessário como pás, espátulas e baldinho, porém não será permitido o uso de formas ou moldes para confeccionar as esculturas. Basta um pouco de criatividade e as obras vão aparecendo", diz Kátia.

O concurso será dividido em quatro categorias: mirim (até 10 anos), infantil (11 a 14 anos), Juvenil (15 a 17 anos) e adulto e a premiação irá para os três melhores trabalhos.

"Para as crianças menores é uma grande festa. Elas amam ficar mexendo na areia e nem se importam com os resultados", completa a coordenadora.

As inscrições podem ser feitas diretamente no local, até às 10 horas, e os trabalhos deverão estar concluídos até o meio-dia, quando a comissão julgadora percorrerá a área do evento avaliando as esculturas.

O "Concurso de Escultura na Areia" conta com o apoio do Quiosque São Lourenço e Smidi Calçados.


• Reunião discute formação do Conselho Municipal de Turismo

Empresários do trade turístico de Ubatuba estiveram reunidos na noite da última quarta-feira, 13, com o secretário de turismo e o prefeito municipal discutindo problemas e soluções para o setor. Entre eles, o motivo maior da reunião, estava a discussão sobre a formação do Conselho Municipal de Turismo. Os empresários do setor turístico da cidade ouviram do prefeito Eduardo César que toda a parte legal da criação da lei já está devidamente encaminhada e que a partir de agora, todas as decisões sobre o turismo da cidade será compartilhada com a sociedade civil organizada. "Os acertos iremos comemorar juntos, porém, os erros também deverão que ser assumidos conjuntamente", disse o prefeito, que acredita que questões antigas e problemáticas da cidade, na área do turismo terão, em breve, um fórum competente e representativo para serem discutidas e solucionadas.

Durante a reunião, que durou cerca de quatro horas, inúmeras questões foram levantadas, como a problemática envolvendo os quiosques da cidade, o som alto de algumas casas de show, a falta de turistas, o fechamento de ruas em função de algumas festas populares e ainda o fim ou não da Comtur. Em todas elas, o prefeito Eduardo César mostrou sua posição e mais uma vez lembrou que o Conselho será o local adequado para todas essas discussões, já que terá a participação, não só do Governo municipal, como de representantes de todo o setor ligado ao turismo.

Planos

O secretário de turismo, Luiz Felipe Azevedo usou de seu tempo para apresentar para a platéia um resumo da atuação da secretaria nesses 180 dias de governo. Felipe também mostrou ao trade o seu cronograma de trabalho até dezembro, ressaltando que, além dos eventos já programados, está em andamento um grande trabalho para viabilizar o atracamento de cruzeiros marítimos em Ubatuba, a implantação de vôos regulares no aeroporto Gastão Madeira, além da construção de um Centro de Convenções. Ao final da apresentação, Luiz Felipe mostrou os oito vídeos institucionais e promocionais realizados nesses primeiros seis meses de governo, mostrando Ubatuba e seus eventos para um grande núcleo emissor de turistas. Bastante aplaudido, o secretário de turismo agradeceu o apoio que vem recebendo das várias secretarias da prefeitura e da comunidade para o desempenho de seu trabalho.


• O Fascínio da arqueologia na Ilha do Mar Virado

Ilha abriga importante sítio arqueológico; pesquisas começaram na década de 90

Ubatuba é mesmo uma terra que guarda grandes e intrigantes descobertas... A Ilha do Mar Virado é um desses lugares que são misteriosos até no nome. Além de selvagem e exótica, a Ilha do Mar Virado é um importante sítio arqueológico que vem sendo pesquisado por técnicos do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP desde o início da década de 90. Já foram encontrados mais de 80 esqueletos humanos e 216 artefatos, entre utensílios e ferramentas.

Segundo as pesquisas, coordenadas pela arqueóloga Dorath Uchôa, esse grupo de pessoas viveu na Ilha por volta de 1.500 a.C. a 550 d.C. Era um grupo de cerca de 350 pessoas, entre homens, mulheres e crianças. A vida deles era bem rústica, utilizavam-se de uma tecnologia simples, composta por ferramentas de pedras e conchas.

A ilha proporcionava boas condições de sobrevivência, comida em abundância e água doce. Resíduos encontrados mostram que sua alimentação era à base de peixes, moluscos, pequenas caças terrestres, tubérculos, raízes e frutas encontradas na mata. Por essa razão, foram denominados "coletores-pescadores da pré-história".

O grupo não conhecia a cerâmica ou a escrita, mas já expressava algum tipo de espiritualidade, uma vez que seus mortos eram enterrados em um ritual e levavam consigo seus pertences e enfeites. Dorath conta que os corpos eram colocados em posição fetal, pintados com tinta ocre, com a cabeça mais elevada, em cima das cinzas de uma fogueira que ardia durante o ritual de sepultamento. O corpo era cercado de grandes blocos de pedra. "Tudo indica que eles acreditavam na vida após a morte, porque eles tinham uma grande consideração. Os indícios mostram que eles procuravam manter a alma de seus entes queridos por perto".

Estudos

Os estudos que permitem tais descobertas são feitos por grupos de alunos doutorandos e pós-graduandos em arqueologia. Eles são formados em áreas diversas, como: geografia, antropologia e odontologia. Existe um convênio entre a Prefeitura Municipal de Ubatuba e a Universidade de São Paulo. Uma exposição com as peças encontradas está sendo programada para o mês de aniversário da cidade, em outubro.

De acordo com o convênio, os resultados dos trabalhos de campo são revertidos em exposições temporárias e palestras sobre o patrimônio arqueológico e ambiental. A arqueóloga Dorath Uchôa, já desenvolveu pesquisas nos bairros do Tenório e Itaguá.


• Gengibre ganha festa em setembro

Idéia é mostrar outras formas de aproveitamento do produto

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba está preparando para os dias 9, 10 e 11 de setembro, a "1ª Festa do Gengibre", que ocorrerá no Salão da Igreja São Francisco, no centro.

O município de Ubatuba produz anualmente cerca de 200 toneladas de gengibre por ano, sendo uma das culturas que mais se adaptou na região. Aparecido Cardoso da Silva, do setor de infra-estrutura de abastecimento da secretaria explica que a maior parte da produção se concentra na região Sul do município. "Temos grandes plantações no Sertão da Quina, Araribá e Rio Escuro, que chegam a produzir cerca de vinte e cinco toneladas por hectare a cada ano", diz Aparecido.

O público encontrará na festa pratos e bebidas em que o gengibre entra na composição, como yakissoba, tempurá, quentão e doces como a cocada e a bala de gengibre.

A nutricionista Mirna Zucheratto explica que o gengibre não serve apenas como alimento. "Podemos dizer que o gengibre é um alimento funcional. Além da culinária pode ser utilizado como planta medicinal em vários casos", diz a nutricionista.

O gengibre

Versátil, o gengibre é delicioso tanto nos pratos picantes como nos doces e nas bebidas de outros países. O sabor do gengibre varia conforme o uso. A raiz fresca, chamada rizoma, tem um sabor delicado e leve, enquanto o sabor da raiz cristalizada é mais concentrado. Os pratos com gengibre em pó podem ser levemente ou muito picantes, dependendo da receita. O gengibre também é um ingrediente tradicional na medicina popular, porém ainda são necessárias investigações detalhadas que comprovem cientificamente os efeitos dessa raiz.

O gengibre é usado nos casos de cólicas, flatulência, sendo um bom aperitivo, utilizado para fabricação de bebidas. Empregado contra a rouquidão, irritação da garganta, bronquite e catarros. Uma boa maneira, por exemplo, de aliviar os calafrios e a congestão de um resfriado é preparar um chá de gengibre da seguinte forma: deixe ferver alguns pedaços da raiz por 10 minutos e para dar um sabor picante, coloque uma pitada de canela. Externamente, age como revulsivo suave, a tintura é prescrita em fricção e linimentos.


• Torneio interno da escolinha de surf movimenta Perequê-Açú

Cerca de cem alunos encerraram as atividades do semestre na confraternização

A Escolinha Municipal de Surf realizou no dia 13, um torneio de confraternização interno na praia do Perequê Açu. Participaram da atividade cerca de 100 alunos das escolinhas do Perequê, praia Grande e pela primeira vez os alunos da Maranduba.

Durante todo o dia a garotada pode se divertir e aprender como funciona um campeonato de surf, com julgamento de ondas e baterias eliminatórias até a definição dos vencedores.

Muitos pais de alunos compareceram para conferir de perto o desempenho dos filhos nas ondas. O Secretário de Turismo Luiz Felipe Azevedo e o Assessor de Governo Mauro Freitas também estiveram no Perequê-Açú e acompanharam as manobras dos pequenos surfistas.

Confira os campeões de cada categoria: Feminino iniciante - Elaine Costa; feminino avançado - Evelyn Santos; masculino iniciante - David Toledo; mirim - Willian Pinto; open - Dario Piona; open avançado - Luiz Antonio.

O torneio, que serviu também para marcar o final das atividades da escolinha no primeiro semestre contou com o apoio de Skina Pão, Casa de Carnes Nilo, Casa de Carnes Irmãos Ribeiro, Ousadia, Hidroflex, Maraberto Surf Shop, Mercado 24 Horas, Bazar Golfinho, TLD Family, Max out, Quiosque Yurg’s, Esquina das Modas, Foto Kikuti e Assossiação Ubatuba de Surf.


• Assistência Social de Ubatuba entrega certificados de cursos de capacitação

Mais de cem alunos no primeiro semestre receberam instruções para aproveitar melhor os alimentos e gerar renda

A Secretaria de Assistência Social promove nesta sexta-feira, 16, a cerimônia de formatura dos participantes dos cursos de capacitação promovidos no primeiro semestre.

Os cursos ministrados no período foram de artesanato e alimentação e contaram com 183 pessoas inscritas, sendo que destas, cerca de 160 tiveram a freqüência necessária para obtenção do certificado de conclusão do curso.

A partir das 14h acontecerá uma palestra sobre "Treinamento para manipulação de alimentos", que pode ser considerada a aula final, e à partir das 16 acontecerá uma exposição dos trabalhos realizados pela turma de artesanato e uma degustação dos quitutes produzidos pelas turmas de culinária.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.