14/09/2025  10h32
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
17/07/2005 - 08h03
Um serviço a serviço da pequena empresa
Maria Cezarina Rocha
 

A nova dinâmica econômica mundial baseia-se na demanda por produtos diferenciados e elaborados com a utilização de novas tecnologias. Isso exige das empresas novas formas de organização, para que elas operem a custos menores, mas sem perder a qualidade dos seus produtos, inserindo o Brasil no seleto grupo de nações com trânsito livre na rota de comércio internacional.

Para manter e ampliar esse patamar no comércio exterior, o governo procura envolver novas empresas no esforço exportador, o que possibilita ampliar as metas físicas, criar novos empregos e diversificar a pauta das exportações nacionais. Nesse contexto estão incluídas as pequenas empresas, responsáveis por boa parte do PIB nacional. Considerando esse segmento, que cresce cada vez mais no Brasil, foi estabelecida pelo governo federal a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE), que inclui ações específicas para as pequenas empresas.

Para o cumprimento das ações da PITCE, alguns programas e projetos estão em andamento e buscam apoiar as pequenas empresas que enfrentam dificuldades em atender burocracias internas, obter financiamentos, têm limitações para cumprimento de prazos e necessitam adequar seus produtos às rigorosas exigências do mercado importador, especialmente no que se refere ao atendimento de normas técnicas.

Um dos canais abertos para diminuir a distância entre as pequenas empresas e o mercado nacional e internacional é o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT). A partir de uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, um grupo de instituições se uniu em rede para oferecer gratuitamente apoio técnico para fabricação, melhoria de produtos, matérias-primas, fornecedores e outros temas. O Serviço é operado por uma rede nacional de parceiros, interligando as seguintes instituições: Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC-MG), USP/Disque-Tecnologia, Universidade de Brasília (UnB/CDT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Departamento Regional do Rio Grande do Sul (SENAI/RS), Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (REDETEC), Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) e a Rede de Tecnologia da Bahia (RETEC/BA), com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia/Programa TIB/CNPq.

Pelo serviço, o pequeno empresário encaminha sua dúvida pela internet (http://sbrt.ibict.br) ou pelo telefone de um dos parceiros integrantes da rede. As perguntas são encaminhadas e é elaborada uma resposta técnica que é devolvida gratuitamente. Desde que o serviço foi criado, em outubro do ano passado, mais de 1,6 mil perguntas foram enviadas ao SBRT, das quais 70% já foram respondidas.

Dessa maneira, o governo e as instituições cumprem o papel de democratizar o conhecimento produzido em cada instituição. E ajuda o micro e pequeno empresário na inserção do mercado nacional e internacional. Brasileiro que, muitas vezes, não tem condições de pagar por uma consultoria especializada, apesar do seu potencial de crescimento e capacidade de gerar novos empregos.


Nota do Editor: Maria Cezarina Rocha é bibliotecária, coordenadora do PROGEX/MG e integrante do SBRT/Núcleo CETEC-MG.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.