18/05/2024  13h59
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
20/02/2019 - 08h55
5 razões para investir na Biblioteca 4.0
Caroline Rothmuller
 

O setor de educação passa pelo que chamamos de 4ª Revolução Industrial, muito similar a outras áreas da economia. O pouco conhecimento sobre as profissões futuras, a transformação digital, assim como as mudanças no perfil dos alunos pela nova geração, torna a necessidade de modificar os modelos tradicionais de ensino. Existem várias soluções digitais disponíveis no ensino, uma delas que hoje está muito aceita pelo MEC é a adoção da biblioteca digital. Abaixo, cito seis razões para a implementação desta ferramenta:

• Acessibilidade de conteúdos adotados pelos professores em um lugar apenas

Os alunos têm uma rotina intensa, dependendo do curso, tem período integral. São muitas aulas, grande quantidade de conteúdo e atividades curriculares diversas que precisam ser alinhadas. Muitas vezes, os estudantes também trabalham e precisam aproveitar o tempo no caminho entre casa, trabalho e universidade para atualizar os conhecimentos. Com a utilização de bibliotecas digitais, conseguem acessar textos, exercícios, vídeos e outros conteúdos interativos de celulares e tablets, em uma única ferramenta. Isso acaba aumentando o conhecimento e fortalecendo a formação acadêmica e prática, levando a profissionais mais capacitados.

• Espaços mais otimizados nas bibliotecas físicas, portanto, menor custo de espaço

Bibliotecas são templos do saber. Porém, para conseguir atualizar todos os conteúdos das diversas disciplinas e na quantidade ideal para que alunos possam acessar e desfrutar, as instituições de ensino superior precisam de cada vez mais espaço, o que nem sempre é possível. Por isso, ao adquirir a biblioteca digital a universidade se torna apta a oferecer todo o conteúdo que estudantes e professores necessitam, com menos custos de ampliação física de espaço.

• Mais qualidade no ensino dada a ampla variedade de conteúdo

Em 1950, um novo conhecimento médico durava 50 anos. Na década de 80, 7 anos. Em 2010 havia baixado para 3,5. Acredita-se que, em 2020 cada descoberta durará 74 dias Por isso a utilização de soluções digitais se torna cada vez mais importante para a formação dos estudantes, já que podem acessar conteúdos importantes e inovadores de maneira fácil, de qualquer lugar e a qualquer hora e que recebem atualizações imediatas.

• Conteúdos multimídia, o que traz uma visão mais prática do estudo

A Geração Z, pessoas nascidas a partir do final da década de 90, desconhecem o mundo sem tecnologia. Prender a atenção desses alunos com aulas tradicionais, baseadas apenas na informação passada em mão única, com fórmulas e conceitos nos quadros, para serem copiados e estudados depois, é praticamente impossível. Esta geração não consegue manter a atenção 100% em um único objeto por muito tempo, já que são multitelas e possuem uma ansiedade que os leva mais rapidamente à prática. Por isso, aulas dinâmicas, com diversos estímulos audiovisuais e com a possibilidade de tirar dúvidas com o professor, se tornam muito mais palatáveis aos alunos que estão chegando ao ensino superior agora.

• Encontrabilidade do conteúdo: a busca pelo conteúdo que deseja de forma mais rápida e acessível

A “Geração Google” quer também encontrar conteúdos de maneira rápida! O volume de informações é tão grande que folhear dezenas de livros não é uma opção quando se busca uma informação. Por isso, a possibilidade de encontrar facilmente o conteúdo em uma tela, utilizando a busca por tema e já ser brindada com todas as informações necessárias para otimizar o tempo de estudo é fundamental! Bibliotecas digitais fornecem essa funcionalidade e mais. Em alguns casos, trazem também material multimídia para potencializar a experiência.

O quanto antes as universidades se adaptarem ao atual modelo social e geracional, mais funcionais e competitivas serão nesse em que o futuro já chegou.


Nota do Editor: Caroline Rothmuller é diretora de Education da Elsevier Brasil (www.elsevier.com.br).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
30/12/2022 - 05h38 Férias escolares
12/12/2022 - 05h34 Quadrinhos, charges, poemas
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.