23/04/2024  17h03
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Região
22/05/2019 - 06h54
Festival Felino - última semana - 22 a 26 de maio
 
 
FELINO apresenta 7 espetáculos nesta semana e fecha o festival com chave de ouro

Na 4ª e última semana do Festival de Artes do Litoral Norte, a partir de quarta-feira, os destaques são a Conexão Cervantes, a peça Mocha Dick, do Chile, os questionamentos sobre a existência com bonecos animados do “Vigiar e Punir”, além de uma experiência especial de processo criativo no teatro.

 
O Festival Felino é uma produção da Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte, com patrocínio do Prêmio FUNARTE/IBERECENA e apoio das prefeituras de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Os espetáculos acontecem até 26 de maio.

A Conexão Cervantes no Festival FELINO reúne duas interpretações distintas da obra Don Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. Uma delas é “Quixotes”, do grupo Circo Navegador, de São Sebastião, Brasil, adaptada por Andrea de Almeida e interpretada por ela e Luciano Draetta. É uma obra que traz a brasilidade e a identificação com os quixotes brasileiros. O quixotismo como um dos traços em relação ao sonho de construção de um futuro ideal.

A outra obra que compõe a Conexão Cervantes é “Quijote Popular”, da Cia Teatro Búfalo, do Chile, que também faz uma interpretação do clássico original, com traços da cultura chilena, colocando à prova o próprio autor. As duas peças podem ser vistas no mesmo dia no Festival Felino, 25/5, dando acesso à qualidade de pesquisa feita por artistas apaixonados pela cultura da esperança na obra de Miguel de Cervantes.

Além destes dois espetáculos, a última semana do FELINO traz também para o Litoral Norte paulista os exercícios cênicos “Pensar com os pés” e “Rito de Partilha”, e as peças “Mocha Dick” e “Vigiar e Punir”.

Em “Mocha Dick”, dois jovens, de culturas diferentes, passam por uma virada na vida quando se juntam aos sobreviventes de um navio naufragado. Essa é a aventura contada em Mocha Dick, que abre a percepção para os questionamentos da existência humana, e tem como origem a novela norte-americana Moby Dick, de Herman Melville e a lenda da baleia que se defendia dos marinheiros que a perturbavam nos mares chilenos.

A demonstração de processo criativo “Pensar com os Pés”, da Cia brasileira Contadores de Mentira, traz para o palco uma oportunidade de entender como o coletivo funciona artisticamente. O resultado é uma experiência de teatro sempre estudada nas universidades, onde os atores transmitem para o público sentimentos e histórias de uma forma bem diferente. Em “Rito de Partilha”, da mesma Cia, a atriz Daniele Santana exercita um teatro de vivências, rito e celebração, ao se envolver realmente com um tema e não apenas apresentar a dramaturgia da razão.

Já em “Vigiar e Punir”, a peça teatral é uma adaptação da obra do francês Michel Foucault e utiliza marionetes inspiradas nos quadros de Goya e nas imagens de Bosch para provocar reflexão sobre o conceito de normatividade. Mostra como os conceitos de punição e vigilância evoluíram na sociedade contemporânea, utilizando humor sarcástico, poesia visual e formas animadas para tocar o público de maneira mais sensitiva e emotiva.

Após cada apresentação terá espaço um debate com os participantes. Durante o Festival Felino também são oferecidas oficinas com artistas consagrados para todos os interessados.


Caraguatatuba
24/05 - 14h - Teatro Mário Covas - Avenida Goiás, 187 - Indaiá
“Mocha Dick” - Teatro Búfalo - Chile*

São Sebastião
22/05 - 20h - Espaço Cultural Circo Navegador - Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 Vila Amélia
“Pensar com os Pés” e “Rito de Partilha” - Contadores de Mentira - Brasil*
24/05 - 19h30 - Teatro Municipal de São Sebastião - Avenida Dr. Altino Arantes,2 Centro
“Vigiar e Punir” - Cia Caravan Maschera - Brasil*
25/5 - 16h - Rua da Praia - em frente à Casa da Cultura
“Quixotes” - Circo Navegador - Brasil*
25/05 - 20h - Espaço Cultural Circo Navegador - Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 Vila Amélia
“Quijote Popular” - Teatro Búfalo - Chile*

Ilhabela
23/05 - 20h - Galpão das Artes - Rua da Cocaia, 720 - Cocaia
“Mocha Dick” - Teatro Búfalo - Chile*
26/05 - 20h - Galpão das Artes- Rua da Cocaia, 720 - Cocaia
“Quijote Popular” - Teatro Búfalo - Chile*

*Mostra IBERESCENA

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "REGIÃO"Índice das publicações sobre "REGIÃO"
19/12/2022 - 06h29 Exposição de arte indígena contemporânea em Paraty
11/12/2022 - 05h52 Bloqueio para passagem de cabos na Tamoios
04/12/2022 - 05h27 Tamoios terá bloqueios momentâneos na segunda
26/11/2022 - 07h03 Programação infantil movimenta a Flip em Paraty
24/11/2022 - 06h06 Hoje tem bloqueio momentâneo na Tamoios
13/11/2022 - 05h46 Paraty terá programação gratuita na Pré-FLIP22
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.