21/10/2019  01h34
· Guia 2019     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
09/06/2019 - 06h34
Cinco dicas do que NÃO fazer no exame da OAB
 
 
Especialista dá dicas do que deve ser evitado durante o exame nacional da ordem dos advogados

Sempre vemos materiais com dicas do que fazer para passar em concursos, o que levar, como preencher o gabarito, como estudar, entre outros. Pensando em facilitar a vida dos candidatos, a professora Andressa Federizzi, da startup Kultivi (www.kultivi.com), maior plataforma brasileira de cursos online gratuitos, preparou uma lista com cinco dicas do que NÃO fazer durante a prova da OAB.

Além disso, para quem tem interesse em fazer o concurso, ou quem está procurando uma ajuda adicional, gratuita, e de livre acesso a qualquer hora do dia, a plataforma está preparada com um curso completo de 300 aulas para a primeira fase da OAB. Há ainda 50 aulas para a segunda fase de prática penal, e 80 para a prática cível.

Confira a seguir as dicas da professora Andressa Federizzi:

Estudar sem planejamento

Depois de publicado o edital, é importante ler com atenção, buscar saber o que é ou não permitido. Uma boa dica é buscar provas antigas e analisar os conteúdos cobrados, assim como a maneira em que foram abordados nas questões. É bom aproveitar esse momento para revisar os materiais que estudou durante a graduação, e fazer uma avaliação de seus conhecimentos sobre cada disciplina. “Um erro clássico de muitos candidatos é estudar sem conhecer a prova, é preciso ler e entender como funciona a avaliação para então começar os estudos”, explica Andressa Federizzi.

Priorizar os conceitos

Não basta somente saber os conceitos sem saber aplicá-los na prática, porque na prova são apresentados casos, ou seja, é fundamental que o candidato saiba como se aplica a lei em diferentes situações. “Eu sempre falo isso, mas é essencial que o candidato estude os exames anteriores para entender como os temas jurídicos são cobrados”, ressalta a professora.

Estudar na véspera da prova

Passar a madrugada da véspera do exame pode ser fatal. A falta de repouso pode aumentar a ansiedade, e a capacidade de concentração durante a prova pode diminuir, então não ajuda em nada. “Uma revisão de tópicos importantes é sempre bem-vinda, mas reserve sua noite de sábado para descansar, porque o domingo será longo. Por mais importante que seja passar no concurso, não adianta estudar até o último minuto”, comenta Andressa Federizzi.

Não calcular o tempo para preencher o gabarito

A primeira fase da OAB tem a extensão de 5 horas, mas o que muitos candidatos esquecem de calcular é um tempo hábil para responder as 80 mais o preenchimento do gabarito. Não é incomum marcarem alternativas erradas por falta de atenção, porque restou pouco tempo ao final da prova. Caso haja confusão em alguma questão, deixe para o final, às vezes ao ler outras questões é possível achar a resposta para essa.

Não identificar a peça da 2ª fase corretamente

É muito importante prestar atenção ao nomear a peça processual. Em algumas situações, a identificação da peça pode ser feita de duas formas, e nesse caso a banca avaliará a sua peça. “Mas, não se engane, apresentar uma peça inadequada ou fundamentação jurídica incorreta como resposta ao caso relatado, pode zerar a nota. De novo, praticar o conteúdo baseado em exames anteriores faz a diferença na hora da prova”, completa a especialista.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
20/10/2019 - 07h31 Enem é aceito em 42 instituições portuguesas
16/10/2019 - 06h38 A importância da educação financeira na infância
15/10/2019 - 06h25 Inscrição para o vestibular das Fatecs começa hoje
06/10/2019 - 06h41 Como as crianças pequenas aprendem inglês?
04/10/2019 - 06h36 10 possíveis temas de redação do Enem
02/10/2019 - 06h43 `Idade não limita as pessoas´
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2019, UbaWeb. Direitos Reservados.