14/09/2025  10h49
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ciência e Tecnologia
25/07/2005 - 18h15
O ponto de referência
Ross Rexer
 

A tecnologia implementada no sistema financeiro brasileiro é uma das mais desenvolvidas do mundo, com enorme capacidade de inovação. Não é à toa que o setor responde por quase dois terços das demandas de serviços de TI do País. Para estar permanentemente se aperfeiçoando, é preciso também fazer investimentos. E isso, a área realiza sem miséria - são mais de quatro bilhões de reais por ano despejados em hardware, software, equipamentos, sistemas, redes, implementações etc.

A evolução tamanha em tecnologia conquistada pelo sistema financeiro aponta que nos próximos anos os projetos de TI no setor serão concentrados essencialmente em aumentar a eficiência dos serviços oferecidos pelos bancos aos seus clientes através de diferentes meios. As ferramentas de digitalização, por exemplo, ocuparão de forma crescente um papel preponderante dentro da área. Afinal, tudo no setor tem uma tendência forte de estar sendo feito eletronicamente (como já se tem verificado), via web ou nos caixas de auto-atendimento.

As soluções de análise e gerenciamento dos processos de negócios também serão amplamente utilizadas. Referidas ferramentas visam, essencialmente, desenvolver os métodos e as técnicas de trabalho do sistema financeiro, promovendo uma melhor e maior padronização dos crescentes serviços oferecidos. Neste caso, a tecnologia tem se tornado uma grande aliada na evolução de processos dos bancos.

No sistema financeiro, cuidar da integração tecnológica e a centralização de dados continuará sendo essencial. Já a questão relacionada à segurança, a preocupação permanece em níveis elevados. Isso fica mais evidente quando se constata que as instituições financeiras têm ampliado os serviços de educação e treinamento de soluções relacionadas a segurança para os seus colaboradores.

O setor financeiro é reconhecidamente auto-suficiente no que se refere a estar realizando projetos na área de TI. Muito trabalho neste campo é feito internamente. Entretanto, mais recentemente, começou-se a verificar a presença constante de parceiros em suas iniciativas relacionadas a tecnologia. Principalmente aquelas direcionados a governança de TI, segurança e desenvolvimento de soluções para a internet.

Dessa forma, constata-se mudanças na forma dos bancos se relacionarem com a tecnologia. Como o setor tem uma expressiva participação de tudo que faz em TI no País, com certeza estas tendências do sistema financeiro tendem a longo prazo migrar para outros setores econômicos, sejam eles das áreas de serviço ou indústria. No que se refere a tecnologia, o sistema financeiro é um indiscutível "benchmark" (ponto de referência).


Nota do Editor: Ross Rexer é gerente-sênior da consultoria BearingPoint.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CIÊNCIA E TECNOLOGIA"Índice das publicações sobre "CIÊNCIA E TECNOLOGIA"
28/12/2022 - 06h38 14ª Feteps, no ar com mostra virtual de projetos
29/07/2022 - 06h14 O que significa a internet 5G para o Brasil?
15/06/2022 - 06h45 Chegou a hora do adeus aos `brokers do WhatsApp´?
20/05/2022 - 06h30 Praticidade da tecnologia sem fio
06/05/2022 - 05h54 Tecnologia preventiva contra o sono
19/04/2022 - 06h25 A AI Week reúne a comunidade mundial de IA
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.