12/09/2025  09h00
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
30/07/2005 - 17h34
Quebra de recorde de surfistas na mesma prancha
João Carvalho
 
 
Divulgação 
  Recorde mundial de surfistas numa mesma prancha.

Nada mudou na costa californiana e a sexta-feira foi mais um dia de ondas pequenas de meio metro de altura em Huntington Beach. Apesar das difíceis condições do mar, cinco brasileiros conseguiram se classificar nas cinco baterias que disputaram pela quarta fase do US Open of Surfing, que será completada neste sábado na Orange County, Califórnia. Dois ainda podem chegar entre os 24 melhores surfistas do WQS 6 estrelas dos Estados Unidos, o paulista Adriano de Souza e o paraibano Jano Belo. Antes da categoria masculina, foram realizadas duas rodadas da feminina e a catarinense Jacqueline Silva venceu o primeiro confronto do dia, mas acabou eliminada em sua segunda participação. No entanto, a grande atração da sexta-feira foi a quebra do recorde mundial de surfistas numa mesma prancha, com sessenta competidores participando da façanha numa prancha de quase 15 metros de comprimento.

A marca anterior era de 47 surfistas e foi registrada durante a etapa de abertura do WCT 2005, no Quiksilver Pro da Gold Coast, na Austrália. Nos Estados Unidos, foram contadas 60 pessoas pegando uma onda em Huntington Beach em cima do pranchão especialmente construído para o Bank of The West Beach Games World Record, com certamente alguns brasileiros entre elas.

Já pelo US Open of Surfing, o dia começou com a catarinense Jacqueline Silva derrotando a australiana Jessi Miley-Dyer, a havaiana Carissa Moore e a francesa Emmanuelle Joly-Thomas. Depois de cinco baterias, a única brasileira que ainda continuava na disputa do título do 6 estrelas da Califórnia acabou eliminada na abertura da quarta fase da competição. Apesar de favorita, não achou as ondas e foi barrada pela australiana Rebecca Woods e pela americana Leilani Gryde, terminando em nono lugar na prova, com 700 dólares e 1.250 pontos no ranking que garante seis surfistas na elite mundial do WCT.

Uma eliminação também marcou a estréia do Brasil na quarta fase masculina, com o baiano Armando Daltro sendo superado pelo inglês Russell Winter e pela sensação norte-americana nas pequenas ondas de Huntington Beach, Patrick Gudauskas. O tricampeão mundial Andy Irons também sofreu nas difíceis ondas de Huntington Beach, mas conseguiu passar em segundo lugar na segunda bateria, vencida pelo norte-americano Tim Curran.

O Brasil voltou ao mar na quarta bateria e o ubatubense Odirlei Coutinho confirmou a primeira classificação verde-amarela do dia, despachando o norte-americano campeão do Hang Loose Pro Contest de Fernando de Noronha (PE) neste ano, Bobby Martinez, além do neozelandês Maz Quinn. A grande aposta da mídia ianque, Dane Reynolds, venceu a disputa e na seqüência três brasileiros entraram para brigar por apenas duas vagas contra o norte-americano Shea Lopez.

AUSTRÁLIA FORA - Sabendo competir muito bem em ondas pequenas, o cearense Dunga Neto e o potiguar Marcelo Nunes formaram uma dobradinha vencedora e o pernambucano Paulo Moura terminou em último lugar. Depois, o carioca Leonardo Neves derrotou três estrangeiros, com o havaiano Dustin Cuizon ganhando a briga pela segunda vaga dos australianos Shaun Cansdell e Corey Ziems. Era a última chance da Austrália colocar pelo menos um surfista na lista dos dezesseis primeiros classificados para a última rodada de baterias formadas por quatro competidores.

No penúltimo confronto da sexta-feira, o havaiano Sunny Garcia foi eliminado pelos jovens norte-americanos Nathaniel Curran e Brett Simpson e no último o carioca Yuri Sodré conseguiu a última vaga para a quinta fase do dia. O havaiano Gavin Gillette terminou em primeiro lugar e o brasileiro foi melhor do que o sul-africano Greg Emslie e de outro surfista do Havaí, Joel Centeio.

BRIGA PELA LIDERANÇA - Mais dois brasileiros ainda vão disputar a quarta rodada do US Open of Surfing e a categoria masculina vai abrir o sábado em Huntington Beach, com a primeira bateria prevista para iniciar às 8 horas na Orange County. A 18ª etapa do WQS 2005 pode ser acompanhada pelo www.usopenofsurfing.com e o guarujaense Adriano de Souza está na segunda bateria do dia, com o americano Eric Geiselman, o australiano Jarrad Howse e o sul-africano Daniel Redman, com quem trava uma briga direta pela liderança do ranking.

O australiano Adrian Buchan continua na frente e Mineirinho já aparece em segundo lugar, com o carioca Yuri Sodré em terceiro e Daniel Redman em quarto, depois da atualização dos resultados da sexta-feira nos Estados Unidos. O líder entra no confronto seguinte e na última bateria da quarta fase o paraibano Jano Belo fecha a participação brasileira numa parada duríssima contra dois tops do WCT, o ex-campeão mundial C. J. Hobgood e Kalani Robb, além do australiano Glenn Hall.

Depois, a previsão dos organizadores é realizar as seis baterias da quinta fase masculina, a última de baterias formadas por quatro atletas, com a categoria feminina definindo a campeã do US Open of Surfing também no sábado. Confira abaixo os próximos confrontos do campeonato mais tradicional do surfe norte-americano, que é realizado no principal palco do esporte no país.

QUARTA FASE MASCULINA (baterias restantes):

09: Bruce Irons (HAV), Tim Reyes (EUA), Troy Brooks (AUS) e Rob Machado (EUA)
10: Adriano de Souza (SP), Daniel Redman (AFR), Jarrad Howse (AUS) e Eric Geilseman (EUA)
11: Adrian Buchan (AUS), Adam Robertson (AUS), Travis Logie (AFR) e Nathan Carroll (HAV)
12: C. J. Hobgood (EUA), Kalani Robb (HAV), Glenn Hall (AUS) e Jano Belo (PB)

QUINTA FASE (primeiras baterias):

1: Russell Winter (ING), Tim Curran (EUA), Mikael Picon (FRA) e Odirlei Coutinho (SP)
2: Andy Irons (HAV), David Weare (AFR), Dane Reynolds (EUA) e Dane Gudauskas (EUA)
3: Yuri Sodré (RJ), Dunga Neto (CE), Leonardo Neves (RJ) e Brett Simpson (EUA)
4: Marcelo Nunes (RN), Nathaniel Curran (EUA), Dustin Cuizon (HAV) e Gavin Gillette (HAV)

QUARTAS-DE-FINAL FEMININAS:

1: Rebecca Woods (AUS) x Karina Petroni (EUA)
2: Jessi Miley-Dyer (AUS) x Leilani Gryde (EUA)
3: Keala Kennelly (HAV) x Julia Christian (EUA)
4: Melanie Bartels (HAV) x Pauline Menczer (AUS)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.