12/09/2025  05h59
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
07/08/2005 - 20h53
South to South Master Pro em Ubatuba
Marcos André Araújo
 
Campeões em outras épocas retornam ao pódio na comemoração dos 18 anos da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP)
 
Al Ferreira / Fama 
  Joca Junior.

A praia de Itamambuca, em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, recebeu neste último final de semana, dias 6 e 7 de agosto, 96 atletas que fizeram a história do surf profissional brasileiro. Representantes de nove estados se encontraram na praia que foi palco dos grandes festivais de surf nas décadas de 70 e 80. Local ideal para a realização do 1º Campeonato Brasileiro Profissional Master, patrocinado pela empresa de surfwear South to South.

Quem comemorou a primeira colocação nas categorias Master e Gran Master não foram os paulistas e nem os cariocas, que compareceram em maior número. Local do Rio Grande do Norte, Joca Junior sai de Itamambuca como o grande campeão na Master, para atletas de 35 anos em diante. David Husadel, de Santa Catarina, faturou a Gran Master, que reuniu surfistas acima de 41 anos.

A final Master contou com quatro talentos do surf nacional, que souberam administrar muito bem as pequenas ondas que insistiram ficar em no máximo meio metro de altura durante os dois dias de competição. Atento a essa condição, Joca Junior não perdeu tempo e marcou logo nas suas duas primeiras ondas as notas que precisava para vencer o campeonato. Na segunda onda o potiguar marcou 8,33 pontos, praticamente eliminando as chances dos demais competidores.

Apesar das disputas, o que mais se valorizou entre os surfistas foi a confraternização entre aqueles que iniciaram no esporte. "A partir de hoje começa a ser escrito a memória do surf nacional. Foi um encontro de muitos ídolos e todos estavam felizes de estarem aqui competindo", contou Joca que colocou mais um importante título em seu currículo. "Fui campeão amador em 89, campeão profissional em 96 e agora campeão brasileiro master", comemorou o surfista de 36 anos.

Na segunda colocação ficou o paulista Wagner Pupo, que ainda compete na elite do surf nacional. "Esse evento foi demais, uma oportunidade que tivemos para rever grandes amigos. Com certeza esses dois dias ficarão marcados na vida de todos que estiveram aqui. O Joca está de parabéns e estou muito feliz de ter ido para a Final", disse o atleta que confessou que não pretende parar de competir tão cedo, apesar dos 37 anos.

Do estado do Rio de Janeiro, o niteroiense Ricardo Tatuí, de 37 anos, que está fora das competições profissionais desde 1996, chegou em terceiro. "A competição foi feita para ganhar, mas o objetivo desse evento foi o encontro de atletas que competiram juntos há muitos anos. Estou feliz com o resultado, já que não competia há um bom tempo entre os profissionais", disse o atleta que já planeja voltar no próximo ano e fazer mais uma final.

Também na ativa nas competições, o paulista Jair de Oliveira, tricampeão profissional de seu estado, não encontrou as ondas na Final e assumiu a quarta colocação. "Reunir várias gerações do surf e rever os amigos foi o ponto alto da competição. Claro que na água existiu a rivalidade, já que todos têm a competição no sangue", avaliou Oliveira, de 36 anos, que torce para que nos próximos anos esse encontrou continue.

Entre os surfistas com mais de 41 anos de idade, David Husadel, de Santa Catarina, mostrou que a idade não pesa na hora da competição. Com 42 anos, o catarinense ditou as regras na Gran Master marcando a maior nota do evento (8,67 pontos) logo em sua estréia no evento. Na Final, ele não desperdiçou o seu arsenal de manobras e conquistou mais um high score (7,17) para vencer grandes nomes.

"Foi um prazer competir de novo com esse pessoal. Estivemos juntos nos primeiros festivais, competindo há 20 anos, e eles sempre foram excelentes rivais", disse o atleta que já conquistou outros títulos como, tricampeão catarinense Pro (1981, 83, 84), campeão brasileiro (1986), campeão brasileiro Master AM (2002) e campeão brasileiro Gran Master (2004).

Outro destaque foi o santista Almir Salazar, que chegou ao final do evento em segundo lugar. "Resgatar a velha guarda que foram os tops 30 da ABRASP é muito importante e aqui eu acabei encontrando pessoas que não via há muitos anos", disse o surfista que está com 46 anos. Em terceiro, ficou o carioca Rodolfo Lima, de 42 anos, seguido por Neno Matos, de 45 anos, pioneiro da família Matos.

Para o Maurício Fagundes, proprietário da marca South to South, o evento foi um sucesso. Ele prometeu reunir as lendas do surf para mais um encontro no próximo ano. "Todos que estiveram aqui pediram para que o evento acontece no ano que vem e com certeza a South to South fará essa confraternização em 2006".

O 1º Campeonato Brasileiro Profissional Master teve o patrocínio da South to South e distribuiu R$ 25 mil em dinheiro. Apoio: Sky Artes Gráficas, Adina, Sticle, Prefeitura de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf. Divulgação: Revista Hardcore, Alma Surf e Jornal Drop. Organização: ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional).

Resultados

Categoria Master

1 - Joca Junior - RN
2 - Wagner Pupo - SP
3 - Ricardo Tatuí - RJ
4 - Jair de Oliveira - SP

Categoria Gran Master

1 - David Husadel - SC
2 - Almir Salazar - SP
3 - Rodolfo Lima - RJ
4 - Neno Matos - SP

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.