14/09/2025  07h48
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
10/08/2005 - 09h07
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Eduardo César participa da última reunião do Conselho Deliberativo da Fundart no prédio do Casarão do Porto.

• Fundart realiza última reunião solene no Casarão

O Casarão do Porto será desocupado pela administração da Fundart na próxima semana

Nesta terça-feira, dia 9, aconteceu a última reunião solene da Fundart no Casarão, com a presença dos representantes do Conselho Deliberativo, o presidente da Fundart, Martiniano Viana e o prefeito Eduardo César, com o objetivo de formalizar a mudança da administração da fundação para o prédio ao lado, onde funcionava uma pousada.

O motivo da desocupação é colocar o prédio à disposição para ser restaurado. A mudança foi aprovada por todo o Conselho Deliberativo, tanto pela importância histórica do prédio, como pelos riscos de desabamento e incêndio que a permanência no local poderia oferecer aos funcionários, visitantes e usuários da Fundação.

A nova sede da Fundart abrigará a administração, os grupos setoriais e alguns dos cursos que a Fundart oferece hoje. Outros cursos, que exigem espaço e condições especiais continuarão acontecendo nas salas situadas atrás do casarão. Além disso, para a casa nova está previsto um salão para eventos, um espaço social, com café, livros, música e venda de obras de arte. A Fundart estará atendendo na nova sede a partir da próxima semana.

A desocupação do prédio é uma exigência do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para que se possa iniciar um processo de restauro. O presidente da Fundart, Martiniano Viana explica que a fundação vem buscando soluções para que o Casarão seja realmente restaurado. "Numa primeira etapa, foram feitos contatos com possíveis patrocinadores, a segunda está sendo a desocupação e a terceira são os projetos. Nós estamos saindo do Casarão para evitar que ele se deteriore mais e para dar o exemplo às administrações de outros órgãos públicos que ocupam prédios históricos, como a Câmara e o Fórum. O ideal é desocupar, restaurar e colocar esses imóveis à disposição da cultura do município".

Em visita ao Casarão, como convidado de honra da reunião solene, o prefeito Eduardo César teve a oportunidade de conhecer alguns cursos que estavam acontecendo. Ele observou que o investimento na cultura é fundamental para a saúde do município. "A arte é uma ferramenta importante contra a violência e para a construção de um futuro melhor. O Casarão não pertence a nós, mas sim a nossos filhos e netos. Esse é um tesouro que se perde a cada dia. Nossa idéia é começar restaurando o Casarão e disseminar a idéia para toda a cidade, para dar uma identidade visual a Ubatuba."

A história

O Casarão do Porto foi construído em 1846 e representa a materialização de uma época de prosperidade em Ubatuba. No tempo em que a cafeicultura marcava a economia do Vale do Paraíba e Ubatuba fazia parte da rota do café, o comerciante português, Manoel Baltazar da Cunha Fortes, mandou erguê-lo, misturando técnicas da arquitetura colonial e caiçara.

A técnica caiçara da construção com pau-a-pique foi curiosamente utilizada nos andares superiores do edifício. Esse fator colabora com a manutenção do prédio, uma vez que deixa paredes mais leves e assim, comprometem menos a estrutura do Casarão. Composto de três andares, o térreo servia de armazém, onde se guardavam e negociavam mercadorias produzidas em Ubatuba e no Vale. O segundo e terceiro andares eram utilizados como residência da família Fortes.

Quando a estrada da "rota do café" que ligava o sul de Minas ao porto de Ubatuba perdeu importância, por conta da construção de ferrovias entre São Paulo e Rio de Janeiro; São Paulo e Santos, a economia de Ubatuba ficou comprometida. Esse foi também o início da degradação do Casarão do Porto. Ele passou por diversas mãos até chegar à atualidade. Sem condições de mantê-lo, o neto de Baltazar, Oscar Batista da Costa, primeiramente alugou-o e o casarão virou o Hotel Budapest, em 1923. Em 1934, a família Félix Guizard, proprietária do CTI (Companhia Taubaté Industrial), comprou o edifício, utilizando-o inicialmente como colônia de férias. Em 1959, o Casarão foi tombado pela IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Depois disso, abrigou a casa de artesanato de Ubatuba, foi desapropriado pela prefeitura, passando a ser sede da Fundart desde 1987 até os dias de hoje.


• Ubatuba ganhará Museu do Surf

O prefeito Eduardo César recebeu, na tarde da última segunda-feira, 8, uma comissão que está viabilizando a criação do Museu do Surf na cidade. Os surfistas, representados por Tadeu Pereira, presidente da Associação Ubatuba de Surf, Alberto Jacob, técnico da equipe de competição da Escolinha Municipal de Surf, Dhú Neumann, porta voz da comissão e Carlos Rizzo, responsável pela coleta e cadastramento do material, apresentaram ao prefeito algumas peças que farão parte do acervo, como pranchas, cartazes de campeonatos que foram realizados na cidade e jornais antigos.

Na ocasião foi lançado também um concurso para escolher o símbolo que representará o Museu do Surf de Ubatuba.

O prefeito Eduardo César ficou entusiasmado com a idéia. "Ubatuba é conhecida como a ’Capital do Surf’, nada mais justo que tenha um museu para contar a história do esporte na cidade. Os jovens poderão conhecer como os pioneiros surfavam, as então desertas praias de Ubatuba e lembrar dos nossos campeões", disse o prefeito.

Um desses pioneiros é Dhú Neumann, que aproveitou e fez uma das primeiras doações ao museu, uma prancha Glasspack MK1. "Essa prancha foi feita no final de 1966. O diferencial é que ela era fabricada em série, através de molde, como as carrocerias de carros de antigamente", disse o veterano surfista.

A comissão ainda estuda a melhor localização para o museu, que deve abrir suas portas até o dia 1º de novembro. Carlos Rizzo, que cuida da coleta do material, pede a colaboração da comunidade. "O material pode vir para o museu como doação ou por cessão. Existe também a possibilidade de digitalizarmos as fotos, recortes de jornais e cartazes e devolvermos os originais", avisa Rizzo.

O secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo acredita que o Museu do Surf será sucesso de público. "Muita gente conhece a história e a tradição do surf de Ubatuba. Agora isso poderá ser visto em só lugar", disse Azevedo.

Concurso

O concurso para escolha do símbolo do museu é aberto a todos os interessados. Na primeira fase os trabalhos deverão ser encaminhados preferencialmente em folhas no formato A4, não importando a técnica ou material utilizado.

As dez melhores idéias passam à segunda fase do concurso, onde profissionais da área de design gráfico selecionarão os três melhores para desenvolver profissionalmente a obra. Na terceira fase haverá uma exposição, e o vencedor será escolhido através da votação do público. Os dez melhores trabalhos receberão certificado de participação e o autor da obra vencedora receberá uma prancha que será especialmente fabricada em comemoração ao evento.

Os trabalhos podem ser entregues no Centro de Informações Turísticas na Av. Iperoig até o dia 8 de setembro.


• Defesa Civil é acionada em ocorrência de incêndio

A Defesa Civil de Ubatuba foi acionada na madrugada desta terça-feira, por volta das 4 horas, para apoiar o Grupamento de Incêndio de Caraguatatuba num incêndio que estava ocorrendo no bairro da Lagoinha, na Região Sul de Ubatuba. Uma família estava na casa quando a filha que dormia na parte superior do imóvel acordou assustada com o fogo e foi procurar socorro. Os vizinhos acionaram o Grupamento que prontamente solicitou a ajuda da Defesa Civil e da Polícia Militar de Ubatuba. A casa teve perda parcial e, segundo a Defesa Civil, a causa provável do incêndio seja um curto circuito.


• Comissão Municipal de Emprego se reúne em Ubatuba

A Comissão Municipal de Emprego estará reunida nesta sexta-feira, 12, à partir das 9h, para discussão de diversos temas. Será apresentado aos membros um relatório da reunião ocorrida em São Paulo, com o Diretor Operacional e Coordenador Geral da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, onde foram entregues ofícios para trazer o PAE e PAT. Será abordado também o Programa de Geração de Emprego e Renda (PROGER) em Ubatuba junto ao Banco do Brasil. Outro tema a ser discutido é o reforço na integração dos municípios do Litoral Norte para a obtenção de resultados mais expressivos para a região, além da desvinculação do Litoral Norte da competência de Santos para São José dos Campos e assuntos de interesse geral.

A reunião da Comissão Municipal de Emprego acontece na Casa dos Conselhos, que fica na Rua Paraná, 375.


• Ubatuba promove reunião para discutir implantação do Sistema Único de Assistência Social

Acontece nesta quarta-feira, 10, à partir das 8h, a 1ª Reunião Ampliada Municipal de Assistência Social. Promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) a reunião discutirá e escolherá dez metas e estratégias a serem alcançadas para a implementação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). O SUAS tem o objetivo de identificar os problemas sociais na ponta do processo, focando as necessidades de cada município, ampliando a eficiência dos recursos financeiros e da cobertura social.

Durante todo o dia a sociedade civil estará discutindo temas como a Lei Orgânica de Assistência Social, Plano Nacional de Assistência Social, a situação atual da gestão, financiamento e controle social da Assistência Social em cada esfera de governo e outros temas de interesse local e regional. No final dos trabalhos serão eleitos delegados que representarão Ubatuba na Conferência Regional de Assistência Social.

A solenidade de abertura contará com a presença do prefeito Eduardo César e de outras autoridades, como o presidente do COMAS, José Lucas dos Santos, da secretária municipal de Assistência Social, Kátia Nunes e de um representante do CONSEAS (Conselho Estadual de Assistência Social), além de representantes da sociedade civil.

Durante todo o dia, serão discutidos temas como a Lei Orgânica de Assistência Social, Plano Nacional de Assistência Social, a situação atual da gestão, financiamento e controle social da Assistência Social em cada esfera de governo e outros temas de interesse local e regional. No final dos trabalhos serão eleitos delegados que representarão Ubatuba na Conferência Regional de Assistência Social.

A 1ª Reunião Ampliada Municipal de Assistência Social acontece na Associação Comercial de Ubatuba e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Banco do Brasil e Associação Comercial.


• Setur organiza participação de empresários de Ubatuba em feiras

A SETUR (Secretaria de Turismo de Ubatuba) solicita a todos os interessados em participar do calendário de feiras de turismo neste semestre de 2005 que entrem em contato com a Setur o mais breve possível.

Os interessados deverão possuir situação regular junto ao município e estar devidamente cadastrados no Ministério do Turismo, conforme Decreto Federal 5406 de 30 de março de 2005. Além disso, os participantes do trade turístico deverão apresentar tabelas de preço com "tarifa acordo", o que pressupõe 20% de desconto sobre a tabela de balcão. "Vale destacar que a comercialização de pacotes só se efetivará mediante o cumprimento deste requisito, o qual é condição básica em todas as rodadas de negócios em todos os destinos. As operadoras não aceitam negociação de empresas que não apresentem o devido comissionamento", explicou o secretário de Turismo Luiz Felipe de Azevedo.

Para este semestre estão previstos os seguintes eventos:

· Expo 2005 - 19 e 20/08/05 - SJC
· Adventure Sports Fair - 25 a 28/08/05 - Bienal SP
· Aviestur - 23 e 24/09/05 - Águas de Lindóia
· Abav - 26 a 30/10/05 - Rio de Janeiro
· FIT - 17 a 22 /11/05 - Buenos Aires
· Achmart - 24 a 26/11/05 - Santiago (CH)
· BTL - 18 a 22/01/06 - Lisboa (PT)
· Fitur - 25 a 29/01/06 - Madri (Esp)

Secretaria de Turismo
Av. Iperoig, 331
Fones (12) 3833-7300 / 3833-5229 / 3833-9123


• Judô de Ubatuba conquista medalhas em Cruzeiro

O judô de Ubatuba fez bonito na terceira etapa do Circuito Shi Han, que foi disputado na cidade de Cruzeiro, no último dia 7. O evento é organizado pela 2º Delegacia Regional da Federação Paulista de Judô e reúne atletas do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

A Academia Dojô Kano participou com treze atletas e conquistou dez medalhas, sendo quatro de ouro, três de prata e três de bronze. As medalhas de ouro foram conquistadas pelos atletas Rodolfo Marques, Luiz Henrique, Tiye Fushimi e pelo mascote da equipe, o pequeno Gabriel, de apenas seis anos. Tallye Fushime, Tiago Maciel e Thomas Benhur conquistaram as medalhas de prata, enquanto Nicolas Pascoal, Yumi Fushimi e Gonzalo Rodrigues ficaram com o bronze.

A próxima etapa do Circuito Shihan será realizada no dia 4 de setembro em São José dos Campos. Ubatuba receberá a última etapa do Circuito, no mês de outubro. Pela importância do evento, os organizadores estimam a presença de cerca de mil atletas.

Os atletas da Academia Dojô Kano contaram com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer.


• Festival da Paz une Ubatuba de Norte a Sul

A avenida Iperoig está quase pronta para o Festival da Paz, que começa nesta quinta-feira, 11. Funcionários da prefeitura dão os últimos retoques nas barracas que oferecerão aos visitantes o melhor da culinária típica de Ubatuba.

As comunidades da Região Norte servirão pratos à base de mandioca, na barraca do Ubatumirim. O Pólo Produtivo de Ubatuba apresentará quitutes com banana. Os pratos com mexilhão estarão a cargo da Associação dos Pescadores da Enseada e Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo. A tainha assada, outro prato típico da região, será servido pela comunidade da Estufa 2. As delícias preparadas com camarão estarão a cargo da comunidade da Almada e o gengibre será a estrela na barraca da Santa Casa, com destaque para o quentão sem álcool. Os doces de vários tipos serão encontrados na barraca do Conselho de Pastores.

Os organizadores aproveitaram a oportunidade para arrecadar alimentos não perecíveis para a população carente de Ubatuba, por isso solicitam, a quem puder colaborar, a doação de um quilo de alimento não perecível. O total arrecadado será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade. O Artesanato de Ubatuba será outro destaque do Festival da Paz.

Ministérios de Louvor

A parte musical do Festival da Paz ficará a cargo dos grupos de Louvor de Igrejas que fazem parte do Conselho de Pastores de Ubatuba. Na quinta-feira, acontece a apresentação dos grupos de Louvor das Igrejas Nova Aliança e Videira. No dia 12, a atração é Ludmila Ferber. O encerramento da festa, no sábado, 13, ficará a cargo do Ministério Vento do Espírito, da Igreja Ágape e grupo de Louvor da Igreja Beulah.

O primeiro Festival da Paz de Ubatuba é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba e conta com o apoio do Conselho de Pastores de Ubatuba.

• Chuva de gols na abertura do Campeonato Dentinho de Ubatuba

A primeira rodada do campeonato da Escolinha Municipal Rubens Salles categoria Dentinho aconteceu no último sábado, 6. O torneio, disputado simultaneamente no Estádio Municipal e no Campo do Horto teve rodada completa. O principal destaque do grupo A, foi a goleada imposta pela equipe do chaveiro Ligeirinho sobre o time da Pousada Ubatuba Paradise: 9 a 1. No grupo B, o time do Restaurante Baleia Branca marcou 5 a 2 na equipe O Madeireiro.

Os artilheiros da primeira rodada foram Orlando da equipe Quiosque Pica Pau e Ricardo, do Ligeirinho, com 4 gols cada. No total foram assinalados 43 gols, média de 6,14 por jogo.

Resultados: Grupo A - Chaveiro Ligeirinho 9 X 1 Pousada Paradise, Casa Globo 3 X 3 Ubadesklimp, Kutelak 3 X 1 Ismael Comida Caseira, Porto Marina 2 X 5 Quiosque Pica Pau. Grupo B - O Madeireiro 2 X 5 Restaurante Baleia Branca, Papelaria do Estudante 2 X 2 Calçados Fernandes, Mercado 24 Horas 2 X 3 Smidi Calçados.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.