14/09/2025  08h06
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
12/08/2005 - 17h06
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  O novo endereço da SEMA é Av. Chico Santos, 264, Barra da Lagoa.

• Secretaria do Meio Ambiente está em novo endereço

A nova sede será um exemplo de casa ecologicamente correta, um importante centro de visitação, com informações sobre a vida prática e o meio ambiente urbano

Uma casa na beira do rio, um mangue no quintal, fauna abundante e a possibilidade de se fazer uma sede da Secretaria do Meio Ambiente ecologicamente correta em Ubatuba. Essa é a proposta que começa a ser colocada em prática. A SEMA mudou-se para a Barra da Lagoa, em um local que favorece a execução de projetos e a criação de um espaço para exposições, visitas e educação ambiental. O objetivo é fazer da SEMA um demonstrativo, um exemplo para estudantes, moradores e turistas.

Trata-se de uma casa, no estilo chalé suíço, localizada na região leste da cidade, mais conhecida como Barra da Lagoa, que fica entre o centro e o bairro do Itaguá. As características do novo espaço são propícias para a instalação de energia solar em toda a extensão do telhado. Além disso, será utilizada também, a energia dos ventos, ou seja, eólica. A água da chuva será reaproveitada. Existe também um projeto de urbanização para a margem do rio, com calçada, bancos e jardins. "Queremos fazer um projeto de paisagismo em parceria com a comunidade e um dos decks será construído com madeira plástica, industrializada a partir da reciclagem de garrafas pets", explica o secretário de Meio Ambiente, Paulo Roberto Pires.

No espaço de visitação, que será construído próximo ao chalé, várias técnicas alternativas serão utilizadas, entre elas, paredes vivas, construídas a partir da reutilização de garrafas pets, onde será possível, inclusive, manter uma vegetação sobre a parede. O secretário de Meio Ambiente, Paulo Roberto Pires, diz que a intenção é transformar a secretaria em um importante ponto de visitação. "Nós estamos instalados numa posição estratégica. Essa é uma oportunidade para que as pessoas conheçam a secretaria e vejam o que ela faz. Queremos que não seja apenas um escritório, mas um importante ponto de conscientização". O novo endereço da SEMA é Av. Chico Santos, 264, Barra da Lagoa.


• Inscrições para Salão de Belas Artes de Ubatuba será de 1 a 30 de setembro

Artistas plásticos de Ubatuba e região interessados em participar do III Salão de Belas Artes de Ubatuba 2005 terão de 1 a 30 de setembro para efetuarem suas inscrições. Para Paulo Alves, coordenador do Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, o Salão de Belas Artes de Ubatuba, em sua terceira edição, continua oferecendo ao povo da cidade e região, um maior contato com os valores locais e o conhecimento de artistas de outras cidades que, comparecem mostrando sua arte nas mais variadas formas de expressão. "Criamos com o evento, um espaço propício, não só para o desenvolvimento de nossos conhecimentos no campo das belas artes, mas também, um momento de bem-estar e entretenimento", afirma Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (0**12) 3833-7000/7001 ou pelo site da Fundart (www.fundart.com.br) onde estão disponíveis o regulamento e ficha de inscrição.

Novos espaços

Ainda segundo Paulo Alves, o Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart partiu novamente em busca de novas participações em Salões do Vale do Paraíba e Interior de São Paulo e no último dia 5 foram entregues 36 obras de 18 artistas no 5º Salão de Artes Plásticas de Lorena e 37 obras no 55º Salão Ararense de Artes Plásticas (Antônio Rodini) Contemporâneo.

O Grupo Setorial de Artes Plásticas avisa também que estão abertas as inscrições para o 27º Salão Valdemar Belisário de Ilhabela e os interessados (artistas cadastrados na Fundart) deverão entregar os trabalhos na Fundart até o dia 25 de agosto de 2005 para o Grupo Setorial efetuar o transporte.


• Fundart promove seminário sobre cultura popular em Ubatuba

"O aniquilamento de um povo, começa pelo desamor, menosprezo e esquecimento de suas tradições"

Ubatuba será o ponto de um grande encontro cultural no mês de outubro. Pesquisadores e estudantes de diversas áreas, tais como história, arqueologia, cultura, geografia, entre outras, estarão reunidos no auditório da Unitau em mesas redondas abertas ao público.

O objetivo do encontro é promover uma reflexão sobre a situação cultural e sócio-ambiental das comunidades caiçaras. Além das palestras com especialistas, estão previstas conferências, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e vídeos. O folclorista Nei Martins diz que a proposta do seminário nasceu da necessidade de revitalizar as manifestações culturais e não deixá-las morrer. "A nossa intenção é incentivar a valorização e a preservação da cultura espontânea do povo caiçara. Esse é só o começo. Muitos eventos nesse sentido virão".

O seminário "Território e Cultura Caiçara" é uma realização da Fundart (Fundação de Arte e Cultura), em parceria com a USP e a Unitau. A USP possui um grupo de estudos denominado NUPAUB (Núcleo de Apoio à Pesquisa Sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras), que tem o objetivo específico de estudar as relações humanas em áreas em que a diversidade biológica e cultural é intensa. Esse grupo está colaborando com a Fundart para organizar o evento.


• Festival do Camarão na Almada foi sucesso

Tempo bom, muita gente e o grande consumo de camarão garantiram o sucesso da Festa

O 12º Festival do Camarão que acontece tradicionalmente na praia da Almada bateu todos os recordes esperados pela SABA (Sociedade Amigos do Bairro da Almada). De 28 a 31 de julho foram comercializados no Festival uma tonelada de camarão sete barbas, 200 quilos de camarão branco e consumidas 10 mil latas, entre refrigerantes e cervejas. Segundo a Saba foram revertidos para a entidade cerca de R$ 6 mil.

A festa teve como atrativos, além de pratos à base de camarão, shows musicais, apresentações culturais e atividades esportivas. Sete barracas foram montadas ao longo da praia, onde eram comercializados camarão na moranga, pastéis de camarão, moqueca de camarão, bobó de camarão, bolinhos e outros.

Segundo José Roberto Júnior, representante da Prefeitura para a Região Norte, toda a infra-estrutura da Festa foi montada pela Prefeitura, além de apoios na divulgação em mídia impressa e televisiva. "A Saba avalia que esta foi uma das melhores festas já realizadas até agora. Tudo estava perfeito, com muita gente, animação e muito tempo bom", avaliou Júnior.


• Avenida Guarani passará por modificações

Projeto prevê criação de estacionamentos e mudança de mão-de-direção; árvores retiradas do local foram replantadas

Um projeto da SAU (Secretaria de Arquitetura e Urbanismo) de Ubatuba irá readequar o trânsito na avenida Guarani, no centro da cidade. Na tarde de quarta-feira, 10, secretários municipais apresentaram os detalhes do projeto aos comerciantes do local, que não se opuseram as modificações. O projeto foi elaborado tendo em vista o trânsito caótico em dias de festividades na Praça de Eventos, ao lado do Aeroporto.

Nas modificações, o sentido Centro-Itaguá será permitido apenas pelo prolongamento da Guarani, que passa ao lado da Praça de Eventos. A rua Antonio Carlos Ribeiro, que compreende o Restaurante Rei do Peixe até a Imobiliária Gobbo será utilizada como retorno para o centro para quem sai do prolongamento da Guarani.

Ainda de acordo com o projeto, a avenida será reurbanizada em todo o seu trecho, onde serão criados cerca de 30 estacionamentos a 45º graus. Os bloquetes já estão sendo retirados e será executada a nivelação de pavimento. Serão construídas calçadas e há um estudo de projeto para ajardinamento no local. Placas de sinalização serão colocadas no local informando as mudanças ocorridas. O serviço, executado pela Secretaria de Obras, deverá ser concluído dentro de 30 dias.

Replantio de árvores

As árvores que foram retiradas do canteiro central da avenida Guarani, foram replantadas pelas secretarias de Meio Ambiente e Obras. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, foram replantadas mudas frutíferas e nativas, entre elas flamboyant, baulínea, cibipirúna, ypê e mudas de cerca viva. O replantio já ocorreu na praça que fica na rua Marechal Pilsudsky, no Perequê-Açú. Uma parte das mudas foi levada para um viveiro para serem recuperadas e agora será iniciado o replantio na rua Liberdade.


• Baile para a Terceira Idade

A equipe Umuarama 63 do PSF - Programa de Saúde da Família, promoveu no último dia 29, na Associação dos Aposentados de Ubatuba, um baile para e Terceira Idade.

Essa atividade ocorreu após uma avaliação das necessidades da comunidade atendida pela equipe.

O baile teve por objetivo aproximar pessoas da mesma faixa etária, além de melhorar a qualidade de vida e nível de saúde. A equipe Umuarama 63 do PSF envolvida na atividade foi composta por Etevaldo, Cristiane, Ana Gilda, Marina, Sandra, Adriana, Sonia, Mônica Julia e Dinorah. O evento contou com o patrocínio de Casarão Artesanato e teve o apoio da Fundart e da Assessoria de Assuntos Comunitários da PMU.


• "Formiguinhas Mensageiras" prestam homenagem ao prefeito de Ubatuba

Grupo formado por crianças da Igreja Adventista visita Eduardo César

O prefeito Eduardo César recebeu na tarde de quinta-feira, 11, a visita do grupo de "Aventureiros", da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O grupo, que em Ubatuba recebe o nome de "Formiguinhas Mensageiras" tinha por missão conhecer uma autoridade, e num consenso, optou pelo prefeito da cidade de Ubatuba.

Durante o encontro, a "formiguinha" Lysle fez uma oração pedindo que Deus abençoasse a vida do Prefeito. Eduardo César recebeu, em homenagem ao Dia dos Pais, um livro sobre a vida de Jesus, das mãos do "Aventureiro" Augusto. O prefeito agradeceu e fez questão de ressaltar a importância do trabalho desenvolvido. "O trabalho realizado por estas crianças tem muito valor, pois desenvolve o senso de disciplina. Melhor ainda por estar acompanhado do modo de vida cristão", disse Eduardo.


• Ubatuba terá unidade SAMU

Policiais rodoviários passaram por treinamento para atuarem na unidade

A Prefeitura de Ubatuba deverá firmar convênio com a Polícia Rodoviária Federal para que o município receba uma unidade da SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), que será uma viatura de resgate. A Polícia Rodoviária disponibilizará motorista e a base da viatura e a Prefeitura um médico e um enfermeiro.

Ubatuba não possuiu sede do Corpo de Bombeiros para atendimento de resgate em acidente, por isso agentes da Polícia Rodoviária Federal de Ubatuba participaram de curso dos bombeiros, durante 45 dias, em Franco da Rocha. Os policiais rodoviários federais D’Angelo, Salles, Moyses e Bono foram capacitados no curso e hoje podem trabalhar diretamente no atendimento de primeiros socorros a vítima de acidentes de trânsito, quedas de cachoeiras, atendimento de parto, intoxicações, traumatismos específicos, retirada de vítima em ferragens, entre outros. O curso visou a atuação dos policiais na SAMU.

Durante o período de treinamento dos policiais, no Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros em Franco da Rocha, José Roberto Júnior, representando o prefeito de Ubatuba Eduardo César, acompanhou as aulas dos policiais.


• Prefeitura conclui obras no Trevo do Saco da Ribeira

A Prefeitura de Ubatuba concluiu na última semana as obras de reforma no Trevo do Saco da Ribeira. Foram executados, por seis funcionários da Secretaria de Obras, serviços de assentamento de guias, nivelamento de bloquetes, aterro e paisagismo. Problemas com buracos e dificuldades no acesso, com o asfalto irregular, eram reclamações constantes dos usuários das marinas e moradores do local. Segundo Waldir Jesus Miguel, chefe de pavimentação da secretaria de Obras, os serviços foram concluídos antes do prazo estabelecido no cronograma, que era 15 de agosto. A obra, orçada em R$ 9.214,30, foi realizada com recursos próprios da Prefeitura.


• Vôlei de Ubatuba aquece as turbinas para o segundo semestre da LIVOVALI

O vôlei de Ubatuba já conhece os adversários que enfrentará neste segundo semestre na LIVOVALI (Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte). As equipes de Ubatuba participarão nas categorias Mirim, masculino e feminino, e Juvenil masculino.

A equipe Mirim feminino, treinada por Geraldo Vanoni terá como adversários os times de Pinda, Jacareí, Atleta Cidadão (S.J.C.), Jambeiro, São Sebastião, Mogi, Taubaté e Tênis Clube (S.J.C.). O Mirim Masculino enfrentará Jacareí, Taubaté, Pinda, São Sebastião, Mogi, Taubaté e Atleta Cidadão. A equipe Juvenil masculino fará três jogos na primeira fase, enfrentando Pinda, São Sebastião e Atleta Cidadão.

A partida estréia do segundo semestre acontece no dia 21, quando o time mirim feminino irá a Pinda enfrentar o time da casa. As partidas da primeira fase da LIVOVALI para as equipes de Ubatuba terminam no dia 29 de outubro, com uma super rodada no Ginásio de Esportes Tubão, que começa às 11h30 e terá jogos das três equipes.


• Poupatempo entrega identidades a alunos da rede Municipal de Ubatuba

A Secretaria de Educação entregou na última quarta-feira, 10, quinhentas carteiras de identidade para alunos de oito escolas da rede municipal de ensino, através da parceria com o Poupatempo. A cerimônia de entrega aconteceu no prédio da Secretaria da Educação, onde um grupo de alunos da rede municipal de ensino recebeu os documentos das mãos da secretária Isabel Roseli Souza Leite, de Claudia Sepinho, do Poupatempo, de São José dos Campos e do delegado titular de Ubatuba, Fausto Geraldo Moro Cardoso.

Segundo Edison Soler, a ação continua durante este segundo semestre. "Estaremos visitando todas as escolas da rede municipal de ensino, com a expectativa de entregar cerca de mil e quinhentos documentos", afirmou o coordenador do Projeto Identidade e Cidadania do Poupatempo.

A confecção do documento não acarreta nenhum custo para o aluno, devendo apenas os pais enviarem a documentação correta à escola na data solicitada. A data prevista para a entrega das carteiras de identidade confeccionadas durante o segundo semestre é 12 de novembro.


• Tem início a demarcação das fazendas marinhas no litoral norte

Primeira reunião será em Ubatuba, na próxima semana

Ubatuba será a primeira cidade do Litoral Norte a iniciar as reuniões com a comunidade para esclarecer dúvidas e determinar os locais para implantação dos parques aquicolas (conjunto de fazendas marinhas), de acordo com o projeto "Elaboração de Planos de Desenvolvimento da Maricultura", aprovado pelo governo federal e sob coordenação do Instituto de Pesca em parceria com Inpe/Funcate, Prefeituras municipais, ministério da Agricultura, Polícia Ambiental, Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo, entre outros.

A primeira reunião está marcada para o próximo dia 16, na cantina da Prefeitura de Ubatuba e de acordo com Daniela Pereira Kuntz, bióloga contratada pelo Instituto de Pesca, a intenção é reunir maricultores e moradores das proximidades onde estão localizadas as fazendas marinhas. "O objetivo do projeto é promover o ordenamento e gerar subsídios pra o gerenciamento da maricultura na região", afirmou Daniela.

Após essas reuniões a equipe técnica sairá a campo para fazer as demarcações com GPS. "Realizada a demarcação com os segmentos envolvidos, será elaborado, de forma participativa com os segmentos envolvidos, um programa de desenvolvimento da atividade para cada município, cuja validação dos mesmos será feita via audiências públicas ainda a serem marcadas", adiantou a bióloga do Instituto de Pesca.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.