14/09/2025  07h45
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
13/08/2005 - 09h15
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Incêndio nas Toninhas.

• Incêndios criminosos causam transtorno em Ubatuba

Durante esta semana, mais dois morros foram incendiados em Ubatuba. No bairro das Toninhas, o fogo ateado para queimar lixo se espalhou pelo morro e chegou a atingir uma casa. Já na Praia Vermelha do Norte, a Defesa Civil acredita que o incêndio tenha sido proposital, observando-se que havia diversos focos.

A equipe da Defesa Civil pede a colaboração da comunidade para que a natureza não seja destruída e não provoque riscos à população. O chefe da Defesa Civil, Pedro Marciano atenta para o perigo "Nosso trabalho para apagar o fogo é manual e a equipe é pequena. Além do prejuízo à fauna e à flora, se o incêndio ficar incontrolável, pode destruir casas e matar pessoas. É preciso ter consciência para não provocar tragédias."

O fogo no mato é apagado com as chamadas "vassouras-de-bruxa". Esse trabalho foi realizado pelos agentes Davidson da Cruz, Donizetti Tavares e José Carlos Araújo.


• Festival da Paz termina neste sábado

O 1º Festival da Paz de Ubatuba teve sua abertura oficial ocorrida na noite de quinta-feira, 11, quando centenas de pessoas puderam se deliciar com quitutes caiçaras, preparados por comunidades locais.

A tainha assada esteve presente na barraca comandada pela Sociedade Amigos do Bairro da Estufa, enquanto a Almada apresentava bobó, espetinhos, bolinhos e outras delícias preparadas com camarão e a Enseada comparecia com deliciosos mexilhões. Da terra do Ubatumirim veio a mandioca, base do nhoque e da saborosa vaca atolada. O Pólo Produtivo de Ubatuba trouxe a banana, em forma de diferentes tipos de bolo e até uma curiosa coxinha de banana. O gengibre, também muito produzido na cidade, veio através de balas e do quentão sem álcool. Todas essas e outras delícias poderão ser conferidas neste sábado, 13, último dia da festa. Da terra também vieram as helicôneas e alpíneas, plantas tropicais que são cultivadas em Ubatuba e estão em exposição e venda. A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento montou um stand onde apresenta o cultivo de hortas suspensas, que vem fazendo muito sucesso entre a comunidade.

O secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo acredita o evento permanecerá no calendário turístico do município. "É a primeira vez que reunimos em uma festa as comunidades com seus pratos típicos. Tudo isso com muita tranqüilidade. Fico feliz pois Ubatuba ganha uma nova data em seu calendário turístico a partir de agora", disse o secretário.

O prefeito Eduardo César também vê o turismo favorecido com essa nova festa. "Ubatuba precisa criar eventos diferenciados. Esse festival vai atender em pouco tempo um novo tipo de turista para a cidade, que não vem apenas buscar as praias, mas a tranqüilidade e a culinária local", disse Eduardo.

O 1º Festival da Paz de Ubatuba termina neste sábado, 13, com a apresentação de Grupos de Louvor. A partir das 20h apresenta-se o Ministério de louvor da Igreja Beulah e para fechar a festa o Ministério Vento do Espírito da Igreja Ágape. O evento acontece na avenida Iperoig, ao lado do parque de diversões, a entrada é franca e a organização é da Prefeitura Municipal de Ubatuba, com o apoio do Conselho de Pastores de Ubatuba.


• Eduardo César reunido com a comunidade do Indaiá

População apóia projeto de congelamento; construção feita após congelamento será demolida

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, esteve reunido quinta-feira, 11, com os moradores do bairro do Indaiá. O prefeito explicou a comunidade sobre o congelamento de núcleos, trabalho que vem sendo desenvolvido por sua administração.

A Vila Indaiá foi a segunda área congelada em Ubatuba. A ação foi realizada numa parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Arquitetura e Urbanismo e Assessoria de Assuntos Comunitários. Os técnicos fizeram um mapeamento físico do local, medindo as moradias, situando a localização delas através de GPS e distância entre as casas. As 31 famílias que lá residem foram cadastradas e tiveram suas moradias fotografadas e numeradas.

Após o congelamento um morador deu continuidade a uma construção, já congelada, em área de preservação permanente. Durante a reunião, a Prefeitura informou que a casa será demolida no início da próxima semana e que o morador já notificado.


• COMAS escolhe seus representantes para conferência regional

O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) de Ubatuba promoveu a 1ª Reunião Ampliada Municipal de Assistência Social.

O evento, realizado na Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba teve a participação das entidades civis e do poder público, onde foi discutido durante todo o dia metas e estratégias a serem alcançadas para a implementação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Participaram da cerimônia de abertura o prefeito Eduardo César, José Lucas dos Santos, presidente do COMAS, Adaiza Santos, da Divisão Regional de Assistência Social, Kátia Nunes, Secretária de Assistência Social de Ubatuba, Denise César, Presidente do Fundo Social de Solidariedade e Luciana Valério, representando a Secretaria de Educação.

Antes do início das discussões, Adaiza Santos proferiu uma palestra sobre os objetivos da reunião, e como o município deveria apresentar suas idéias na conferencia regional. "O governo federal quer ver o retrato de cada município e vocês tem a incumbência de mostrar como a cidade está em relação a assistência social", disse a palestrante.

Ao final do trabalho foram escolhidos dois representantes e dois suplentes que participarão da conferência regional de assistência social. Representando o poder o público o eleito foi Eduardo Ilário, da Secretaria de Assistência Social, tendo como suplente Marlon Lopes Moraes da Secretaria de Obras. Em nome da sociedade civil foi escolhida Enelsi L. Portella, da Associação dos Aposentados de Ubatuba, que terá Silvia Regina C. Costa, representante da APAE como suplente.

A conferência regional deve acontecer entre 17 e 20 de agosto, em local a ser definido; o encontro estadual está marcado para 30 de setembro e a conferência nacional acontece em 31 de outubro.

A 1ª Reunião Ampliada Municipal de Assistência Social teve o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Banco do Brasil, Pontual Despachante, Davi Veículos e Associação Comercial.


• Ubatuba conquista o direito de participar da final estadual do Ginastrada

Evento de ginástica e dança acontecerá em Martinópolis

Ubatuba ganhou o direito de enviar duas equipes para disputar a final Estadual do Ginastrada (Festival de Ginástica e Dança), que acontecerá entre 25 e 28 de agosto na cidade de Martinópolis (cerca 810 Km de Ubatuba).

O direito foi conquistado após participação na fase regional, disputada nos últimos dias 6 e 7 em Paraibuna. A fase regional foi disputada entre equipes do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Grande São Paulo.

A equipe de Ginástica Rítmica da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba, treinada por Joyce Parada Suguimoto ficou com o título de campeã da categoria infantil (até 12 anos). Representaram Ubatuba as ginastas Débora, Larissa, Thais, Tainá, Gabriela, Priscila, Larissa Socca, Maira Jéssica, Letícia, Beatriz e Camila. Na mesma categoria a equipe da Jê Academia obteve a quinta posição.

A equipe de Street Dance da academia Bio Dance ficou na segunda colocação na categoria infantil C. As garotas treinadas por Dani Miranda Origuela e Roberta Zamarion que conquistaram a vaga foram Bárbara, Bia, Camila, Marina Puglisi, Isabela, Lis, Luana, Marina Erba, Natalia, Nicole e Thais.

A Ginastrada

Festival de Ginástica e Dança, tem por objetivos oferecer oportunidades para a apresentação de grupos organizados e praticantes das mais diferentes formas de ginástica e dança, contribuindo para o aprimoramento das atividades desenvolvidas, bem como a divulgação dos conhecimentos técnicos da área.


• Eleição para CMDCA acontecerá na próxima semana

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) realizará na próxima quarta-feira, 17, a eleição para a escolha de novos representantes da sociedade civil. Terão direito ao voto todas as entidades da sociedade civil organizada sem vínculo a órgãos públicos, de cunho não governamental e com fins filantrópico e assistencial, associações de bairros e clubes de serviços. Votará apenas o representante de cada entidade devidamente habilitada. Serão consideradas eleitas as seis entidades que obtiverem o maior número de votos dentre os votos válidos computados. Uma comissão eleitoral especial foi formada para fiscalizar o processo eleitoral.

A eleição acontecerá na escola municipal Padre José de Anchieta, a partir das 19 horas. A duração do mandato é de três anos.

CMDCA

É criado por meio de lei municipal e é paritário, ou seja, metade de seus membros é indicada pelo poder público local e a outra metade eleita pela sociedade civil organizada, mediante fóruns constituídos por dirigentes de entidades envolvidas com a temática da criança e do adolescente. O número de conselheiros varia de acordo com a lei que cria o Conselho em cada cidade. O Conselho Municipal é por sua natureza órgão normativo, consultivo, formulador, deliberativo e controlador da política de atendimento e promoção da defesa dos direitos da criança e do adolescente. Em Ubatuba o CMDCA é formado por seis representantes da sociedade civil e seis do governo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.