29/03/2024  06h15
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Direito e Justiça
16/11/2020 - 06h29
Os avós têm direito a guarda compartilhada?
Tania Brunelli de Oliveira
 

Atualmente no nosso sistema jurídico temos como regra a guarda compartilhada, onde os pais dividem as responsabilidades, despesas e educação inerentes a criação dos filhos. Significa que ambos têm os mesmos deveres e as mesmas obrigações perante os menores.

Mas neste artigo a pergunta a ser respondida é se os avós também têm direito a uma guarda compartilha com seus netos, e a resposta é SIM.

Com toda certeza você conhece alguém que viva um caso semelhante, vamos pensar a seguinte situação: Pedro e Ana começam a namorar com 17 anos, ela engravida, ambos dependem exclusivamente de seus pais para sobreviverem, neste caso aos avós incumbirá a tarefa de criar o neto.

Não são raras às vezes que os pais dependem de seus pais, os avós, para criar os seus filhos. Aqui neste contexto o criar é no sentindo de que os avós que suportam os gastos financeiros e até mesmo são o suporte emocional para essas crianças, sendo referência nas questões diárias, exercendo verdadeiramente o papel de pais.

Neste caso citado acima, e em tantos outros que acontecem na nossa realidade, os avós podem juntamente com os pais exercer a guarda compartilhada.

Assim, o exercício da guarda compartilhada entre os pais e os avós não tem como objetivo principal de que os avós assumam o papel dos pais, mas sim de que tenham mais autonomia em relação aos assuntos que dizem respeito ao cotidiano dos netos.

Mas devemos sempre refletir que para tal situação ser viável deve ser demonstrado que atende o melhor interesse da criança ou do adolescente, para somente nestes casos o juiz ao analisar o contexto determinará o compartilhamento da guarda que será exercida simultaneamente entre os pais e os avós.

Lembrando que mesmo nesta modalidade de guarda é estabelecida uma casa como sendo o domicílio do menor, podendo ser também fixado pensão alimentícia.


Nota do Editor: Tania Brunelli de Oliveira, OAB/SC 30.414, advogada responsável pela área de direito das famílias do Escritório de Advocacia Giovani Duarte Oliveira.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "DIREITO E JUSTIÇA"Índice das publicações sobre "DIREITO E JUSTIÇA"
18/12/2022 - 05h45 Vai contratar temporário no final de ano?
16/12/2022 - 05h29 Os principais erros no contrato de locação
14/12/2022 - 05h12 Como funciona a revisão da vida toda
14/11/2022 - 05h42 Cuidado: crimes on-line têm consequências reais
06/11/2022 - 05h59 Copa do mundo e jornada de trabalho
02/10/2022 - 06h30 Direitos são assegurados pelo seguro DPVAT
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.