01/12/2020  00h06
· Guia 2020     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
22/11/2020 - 05h23
Casa x apartamento
 
 
Especialista dá dicas sobre vantagens e desvantagens de cada um

Uma bela casa grande, com piscina e jardim, ou um ótimo apartamento em um condomínio com estrutura de clube? Ambos são tentadores e apresentam vantagens e desvantagens. Para elucidar estas dúvidas, o especialista em mercado imobiliário Rafael Scodelario apresenta pontos fortes e fracos destas opções. De acordo com ele, há um grande movimento de mudança devido à pandemia. “As pessoas estão buscando imóveis maiores pela necessidade de montar escritório em casa e passarem mais tempo nela”, explica.

Casa

Em termos de custos, a casa não tem condomínio, quando falamos das casas de rua. Ainda oferece mais liberdade e privacidade aos moradores. “Casas costumam ter uma metragem maior, além disso, não há áreas compartilhadas, como ocorrem nos condomínios, o que dá mais privacidade”, explica Scodelario. Se a casa for própria, o morador pode fazer as obras que bem entender, sem necessidade de procurar síndico e ou passar por assembleia do condomínio. Entretanto, as casas de rua tem o problema da segurança, o que tem desvalorizado estes imóveis. “Você precisará investir em sistemas de segurança, como alarmes e câmeras”, alerta o especialista. Além disso, ficará sob responsabilidade sua manutenção de piscina, quando houver, do jardim e da caixa d'água, assuntos que, em prédios, os moradores costumam não se envolver, apenas quando optam por fazer parte da administração. “Diante deste cenário, em especial quando falamos de segurança, as casas de condomínio têm sido muito procuradas, por mesclarem as comodidades dos condomínios com as de uma casa, mas costumam ser em locais afastados dos centros urbanos”, explica.

Apartamento

As opções de apartamento são maiores nas grandes cidades, entretanto, não basta ver o preço apenas do aluguel ou de compra, tem que levar em consideração o custo do condomínio. “Há imóveis com condomínio muito elevado devido à estrutura do prédio, portanto, tem que calcular para ver se compensa a longo prazo”, explica Scodelario. Muitas vezes, na hora de comprar ou alugar, o preço do imóvel é bastante atraente para compensar um condomínio alto. “Outro aspecto negativo é que a metragem costuma ser menor à de uma casa”, explica Scodelario. Há apartamentos com metragens maiores, superiores a 200 m², mas os valores podem ser salgados, em especial nas regiões mais badaladas das cidades. Além disso, piscina e churrasqueira costumam ser nas áreas comuns do prédio, portanto, não há privacidade e o morador está sujeito às normas locais, como horário e proibição de pets nestes espaços. Todavia, há muitas vantagens nestes imóveis, o principal, é a segurança. “Há condomínios com ampla rede de segurança, com alarmes, câmeras, porteiros e vigilantes treinados, custos que são compartilhados entre os condôminos e, dessa forma, se tornam acessíveis”. Outro ponto é a manutenção de toda a estrutura. “A menos que o morador queira ser síndico, ele não precisa se preocupar, já que haverá a figura de um zelador e das pessoas que administram o condomínio, muitos moradores sequer têm interesse em participar das assembleias”, destaca.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
30/11/2020 - 06h24 Dez dicas de segurança ao fazer compras online
29/11/2020 - 06h08 Estágio cumpre papel social!
26/11/2020 - 05h57 Motivos para jogar xadrez on-line
25/11/2020 - 06h41 Home office produtivo
22/11/2020 - 05h19 Transformação digital: a hora e a vez da voz
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2020, UbaWeb. Direitos Reservados.