14/09/2025  08h29
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
19/08/2005 - 10h01
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Reunião sobre maricultura em Ubatuba.

• Reunião com a comunidade define rumos para demarcação de fazendas marinhas

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca promoveu, no início desta semana, duas reuniões com o objetivo de traçar os procedimentos a serem adotados em relação à demarcação de áreas de maricultura em Ubatuba. As fazendas aqüicolas serão utilizadas para criação de moluscos como mariscos e vieiras. Os encontros contaram com a presença de diversas entidades afins. Com essa reunião, Ubatuba saiu na frente na implantação dos parques aqüicolas e iniciará a demarcação de áreas nos próximos dias. Ao todo, serão 39 parques, divididos em toda a extensão da cidade. As áreas escolhidas serão implantadas mediante audiências públicas.

Após o mapeamento das áreas, um conselho gestor será criado para estabelecer um plano de desenvolvimento sustentável, além de tratar das questões burocráticas do licenciamento ambiental. Esse conselho será formado por representantes das esferas federal, estadual e municipal, incluindo membros da sociedade civil organizada. O plano municipal de desenvolvimento será responsável por licenciar as áreas para ocupação.

O objetivo do planejamento é promover uma ocupação responsável, evitando o desenvolvimento desordenado que gera a favelização do município e o desequilíbrio ambiental. A secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli explica que esse planejamento é pioneiro no Brasil e está sendo conduzido em nível municipal. "Nós esperamos servir de exemplo para que os outros municípios do Litoral Norte também apóiem o programa. Aqui em Ubatuba, nós estamos fomentando a participação da comunidade, porque acreditamos que o município só tem a ganhar com o desenvolvimento responsável".


• Atenção, papai e mamãe: este sábado é dia nacional de combate à poliomielite!

Em Ubatuba, 90% das crianças de 0 a 5 anos já tomaram a primeira dose no mês de junho, em diversos postos e unidades de saúde do município. O ideal é que sejam vacinadas 100% das crianças, para afastar totalmente o risco de poliomielite. Nesse sábado, dia 20, acontece a segunda etapa da Campanha de Vacinação. Toda criança de 0 a 5 anos deve ser vacinada e os pais devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa. Essa doença está sendo erradicada no mundo, mas o vírus ainda existe em alguns lugares, por isso, é fundamental que todas as crianças sejam vacinadas.

A poliomielite, ou paralisia infantil, como também é conhecida, é uma doença contagiosa, transmitida pelo poliovírus através das vias aéreas superiores, caracterizada por causar uma paralisia de início súbito, geralmente em membros inferiores. Os sintomas da poliomielite são: febre, mal estar, dor de cabeça, acompanhada ou não de paralisia.

No início da década de 80, houve uma grande incidência da doença no Brasil, deixando milhares de deficientes físicos por ano. No fim dos anos 80, a doença foi controlada na maior parte do mundo, devido às ações de imunização. Ainda hoje, pode-se observar um grande número de pessoas com a síndrome pós-pólio, seqüelas deixadas pela infecção.

O objetivo das campanhas de vacinação em massa é produzir uma extensa disseminação do vírus vacinal, que competirá com a circulação do vírus selvagem, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. A coordenadora da vigilância epidemiológica, Eliana Arantes, diz que, "embora não tenhamos mais a doença em nosso país, a vacinação é o único meio de manter ausente a circulação do vírus no meio-ambiente."

É importante que os pais ou responsáveis não esqueçam de levar a caderneta de vacinação da criança.


• CMDCA de Ubatuba tem novos representantes

Na noite da última quarta-feira, 17, foram eleitos os novos representantes da sociedade civil para formarem o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Ubatuba. A eleição, que ocorreu na escola municipal Padre José de Anchieta, contou com a presença de 14 entidades que tiveram direito ao voto.

Foram eleitos como titulares: Guarda Mirim de Ubatuba, 14 votos, Associação Esportiva de Ubatuba, 13 votos, Projeto Namaskar/Amurt, 11 votos, OAB Ubatuba, 11 votos, GAIATO, 10 votos, Fundação Alavanca, 8 votos. Como entidades suplentes foram eleitas: Associação de Defesa do Povo Caiçara, 5 votos, Grupo Escoteiro Iperoig, 4 votos, Igreja Evangélica Ágape, 4 votos e Movimento em Defesa de Ubatuba, com 4 votos.

Tiveram direito ao voto apenas um representante de cada entidade habilitada. As entidades que fazem parte do Conselho devem ser oriundas da sociedade civil organizada sem vínculo a órgãos públicos, de cunho não governamental e com fins filantrópico e assistencial, associações de bairros e clubes de serviços. Uma comissão eleitoral especial foi formada para fiscalizar o processo eleitoral.

CMDCA

O Conselho é criado por meio de lei municipal e é paritário, ou seja, metade de seus membros é indicada pelo poder público local e a outra metade eleita pela sociedade civil organizada, mediante fóruns constituídos por dirigentes de entidades envolvidas com a temática da criança e do adolescente. O número de conselheiros varia de acordo com a lei que cria o Conselho em cada cidade. O Conselho Municipal é por sua natureza órgão normativo, consultivo, formulador, deliberativo e controlador da política de atendimento e promoção da defesa dos direitos da criança e do adolescente. Em Ubatuba o CMDCA é formado por seis representantes da sociedade civil e seis do governo.


• Triathlon é atração esportiva do domingo em Ubatuba

Ubatuba finaliza os detalhes para a etapa do Circuito de Inverno TriPaulista de Triathlon, evento que deverá contar com a participação de 250 triatletas, e acontece neste domingo, 21, a partir das 9 da manhã. A primeira etapa do Circuito foi realizada na USP, em São Paulo e os vencedores foram Antônio Mansur Filho e Carla Moreno que concluíram o percurso em pouco mais de uma hora.

Em Ubatuba, a largada da natação acontecerá em frente ao Centro de Informações Turísticas, e terá percurso de 1,5 km na baía da Praia do Cruzeiro. Em seguida os atletas passam pela área de transição e partem para 40 km de ciclismo num trecho que será percorrido na rodovia Gov. Mário Covas (BR 101), do trevo de entrada da cidade até o bairro do Prumirim, onde será feito o retorno. Na volta, na avenida Iperoig, os atletas deixam as bicicletas na área de transição e partem para 10 km de corrida, sentido Itaguá. A chegada acontece na avenida Iperoig.

Atletas de Ubatuba

A Secretaria de Esporte e Lazer pôde inscrever alguns atletas para disputar a prova, através de uma parceria com a Cia de Eventos, organizadora do Circuito. Os atletas que participarão do Triathlon representando a equipe da Prefeitura Municipal de Ubatuba são: Denis Alex de Souza Bruno C. Rodrigo, Fernando J.P. Ilário, Marcio S. Gouvêa, Ronaldo T. Silva, Carlos V. Silva, Luiz C.C. Conçalves (individual), Jorge E. Oliveira/ Enerly Fragoso/Antônio de Jesus (Revezamento).

Trânsito

O Serviço Municipal de Trânsito informa que serão necessárias algumas mudanças na área central da cidade. A Rua Professor Thomaz Galhardo estará interditada para o tráfego de veículos em toda a sua extensão no domingo, à partir das 7 horas. Para quem pretende cruzar a Thomaz Galhardo, as opções são avenida Rio Grande do Sul e Rua Cel. Domiciano. A Avenida Iperoig também estará interditada no trecho compreendido entre as ruas Liberdade e Conceição. A opção é a rua Salvador Corrêa.

A previsão é que por volta das 13 horas o trânsito possa ser liberado nas duas vias. Na rodovia Gov. Mário Covas (BR-101) haverá faixas de sinalização no trecho de ciclismo, pedindo atenção aos motoristas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.