19/05/2024  05h50
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
22/05/2021 - 06h16
Um nocaute na homofobia e na depressão
 
 
Ator e influenciador, Daylon Martineli usa o boxe para superar o preconceito e as agressões sofridas por sua opção sexual

Em plena terceira década do século XXI, o preconceito contra os homossexuais ainda é algo muito comum. Para superar o preconceito e tantos ataques sofridos são necessários uma boa dose de preparo, tanto físico quanto emocional.

Tais ataques podem ferir a alma, além de causar profundos estragos no corpo e no espírito. Vítima destas situações, o ator, cantor e influenciador Daylon Martineli revela que, para vencer essa situação, usa as aulas de defesa pessoal como uma grande aliada. “Por usar a bandeira LGBTQIA+ nas redes sociais, sou constantemente atacado com críticas homofóbicas”. Para piorar, as agressões provocaram tantos efeitos pesados sobre o jovem que até o levaram a uma profunda depressão.

Para reverter este quadro, Daylon resolveu se dedicar às aulas de boxe: “Praticar este tipo de luta para garantir minha defesa pessoal foi a forma encontrada para que eu pudesse me restabelecer e começar uma nova fase da minha vida. Estava sofrendo tanto que eu nutria a angústia de mais uma vítima da violência causada pela homofobia”, recorda.

Diante de tantos ataques, ele revela que começou a fazer aulas com um personal especializado. “Isso foi fundamental para recuperar minha disciplina, confiança e preparo físico. Foi o primeiro contato que tive de fato com a prática esportiva. Antes disso, já havia feito apenas dança antes, em uma escola de atores, mas apenas para atuar no teatro musical e nada além disso”, destaca.

Por outro lado, é importante observar que as aulas de defesa social requerem uma série de fatores, e não é tão simples quanto parece, reforça Daylon: “Naquele primeiro momento, aprendi os passos lentos, o déby, direto, o caminhar no ringue, as posições de boxe, a movimentação lateral, saída e entrada de golpe, a pular corda, dentre outros aspectos”. Ele detalha ainda que atualmente pratica o boxe todos os dias, com uma carga horária de duas horas diárias, e que tais aulas o ajudaram a curar plenamente todos os distúrbios psicológicos que enfrentou.

O segredo de tudo isso? A endorfina.

Ao conversar com seu médico, o ator pôde estudar e entender a razão da melhora do seu humor: o hormônio chamado endorfina. Hoje, ao pesquisar mais sobre o assunto, o jovem ator pôde entender como os efeitos dela foram primordiais para sua recuperação.

“A endorfina liberada com a atividade física é o hormônio responsável por promover a sensação de recompensa e bem-estar. Sua liberação acontece quando há um sentimento de prazer ligado à atividade física, gerando alívio e relaxamento. As catecolaminas são responsáveis pelo aumento da taxa metabólica, liberando glicose e ácidos graxos no sangue”, explica.

“Recuperado e renovado”, Daylon Martineli acredita que sua superação “é um exemplo de que a arte e o esporte transforma, transborda, e renova”, finaliza. [Fonte: MF Press Global]

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.