14/09/2025  08h32
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
27/08/2005 - 11h35
A escolha da primeira escola
 
 
Inaugurando uma parceria

O que faz uma criança de 3 a 6 anos na escola? Certamente, passa maior parte do tempo brincando. Porque então pagar uma mensalidade, às vezes bem alta, para o seu filho ficar brincando? Sem gastar um tostão, ele pode fazer a mesma coisa no playground do prédio, na pracinha ou no quintal.

Brincar na escola, no entanto, é totalmente diferente de brincar em casa. O papel do professor é fundamental para fazer as intervenções necessárias e promover o desenvolvimento das inúmeras capacidades infantis. Sabe-se que o que se aprende nos primeiros 6 anos de vida de um indivíduo não se compara a nenhuma outra fase da vida. Não é mais aceitável nos dias de hoje desperdiçar tanta potencialidade.

Muito mais do que um lugar seguro para deixar as crianças enquanto os pais estão no trabalho, a escola de educação infantil tem que ser um espaço agradável, estimulante, bem organizado, com professores bem formados e onde impere a afetividade. O que deve então ser privilegiado nesta etapa?

O correto seria procurar uma instituição que enxergue a criança da Educação Infantil como um futuro profissional competente, apto a conquistar seu lugar ao sol, num mercado cada vez mais competitivo? Colocar seu filho em uma escola equipada com a tecnologia mais avançada? Quem pode garantir que daqui a mais ou menos 20 anos, quando seu filho entrar para o mercado de trabalho, os valores eleitos pelas escolas high-techs de hoje ainda estarão vigentes?

Na outra ponta estão escolas que priorizam a criança como criança. Valorizam a infância, suas fantasias a aproveitam toda a potencialidade infantil, propondo desafios e contribuindo para a qualidade das conquistas. Nesse tipo de instituição, a criança chega em casa no fim do dia suja de terra ou tinta, às vezes com o sapato na mão e cheia de coisa para contar. No dia seguinte, quer voltar. Muitas escolas conseguem, no entanto, não enxergar essas duas tendências de maneira antagônica.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
30/12/2022 - 05h38 Férias escolares
12/12/2022 - 05h34 Quadrinhos, charges, poemas
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.