08/12/2021  22h40
· Guia 2021     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
25/10/2021 - 06h08
Coleta seletiva nos prédios públicos de Ubatuba
 
 

A Prefeitura de Ubatuba publicou um decreto que institui a obrigatoriedade da coleta seletiva nos prédios da administração direta e indireta do município. O prazo para a adequação à medida é de 30 dias.

As secretarias e autarquias deverão fazer a separação do lixo reciclável e depositar em lixeiras designadas para coleta - essa separação acontecerá nos locais de trabalho por todos os servidores. Além disso, serão estabelecidas parcerias com as cooperativas e associações para realizar essa coleta.

“Estamos fazendo um esforço para implementar a coleta seletiva em Ubatuba no começo do próximo ano. Porém, nada mais justo que sermos exemplo, por isso, chegamos a conclusão de instituirmos o programa de coleta seletiva dos prédios públicos”, destacou o assessor especial de Planejamento e Fomento Econômico, Thiago Gigliotti.

Mais ideias

Ele ainda comentou sobre outras ações de preservação que a Prefeitura de Ubatuba já está estudando.

“Hoje, já temos algumas leis em vigor que podem ser melhoradas e estamos propondo uma nova legislatura também. Apresentamos ao Conselho de Meio Ambiente uma minuta de Projeto de Lei que proíbe a utilização de itens de plástico de uso único nos comércios do município”, afirmou Gigliotti.

“Essa é uma iniciativa que sempre tivemos em mente, pois muito se fala em reciclagem e coleta que também são ações muito importantes, mas temos que tomar medidas que visem a educação ambiental e, ainda, medidas para redução de consumo desse tipo de material”, acrescentou.

Coleta seletiva no município

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura também trabalha na reorganização da coleta seletiva em Ubatuba. Todo o processo está sendo reconstruído. Atualmente, diversos bairros possuem Postos de Entrega Voluntária, com o apoio de associações de bairro, tais como Itamambuca, Enseada, Pedra Verde, Praia Dura, entre outros. Novos postos de Entrega Voluntária serão implantados em breve com apoio da iniciativa privada.

Atualmente, parte do material reciclável é comercializado pela iniciativa privada, que chegam a operar cerca de 1,5 ton/dia cada uma, conforme Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

Em 14 de setembro de 2021, Ubatuba e os demais municípios do Litoral Norte assumiram importante compromisso com projetos e ações visando a redução da poluição por resíduos plásticos, e a coleta seletiva é um dos princípios deste compromisso.”

Confira o Decreto na íntegra aqui.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
08/12/2021 - 05h52 Projeto de verticalização é adiado em Ubatuba
07/12/2021 - 05h43 E nas areias de Ubatuba... (CCCXCIV)
05/12/2021 - 05h57 Dose adicional da vacina contra Covid em Ubatuba
04/12/2021 - 05h56 Fundart assume administração do Teatro Municipal
03/12/2021 - 06h03 Ações de combate ao furto de energia em Ubatuba
02/12/2021 - 06h08 Comunicado da Prefeitura de Ubatuba sobre tubarões
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2021, UbaWeb. Direitos Reservados.