27/01/2022  03h05
· Guia 2022     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ilhabela
07/11/2021 - 05h41
Homenagens da Câmara Municipal
 
 
Vereadores de Ilhabela entregam Certificados de Reconhecimento Público para personalidades caiçaras
Divulgação 

A Câmara de Ilhabela realizou, excepcionalmente, na quarta-feira (03/11), Sessão Ordinária e na ocasião, dando continuidade as homenagens as personalidades caiçaras, os vereadores entregaram mais quatro Certificados de Reconhecimento Público pelos relevantes serviços à cultura regional.

Essa honraria sempre acontece na segunda semana de maio, mês da Cultura Caiçara, em conformidade a Lei 999/2013, através de indicações, mas devido a pandemia do novo Coronavírus, as entregas dos certificados de reconhecimento público foram adiadas.

A presidente da Casa, vereadora Diana Matarazzo, homenageou o senhor Antônio de Oliveira, conhecido como “Tonho”, que aos 15 anos começou a pescar e aprendeu com seu pai, Dito Oliveira, a fazer diversos artesanatos, como barcos, canoas, veleiros, navios, tudo confeccionado com madeira. Até os dias de hoje Tonho trabalha como autônomo e sempre fala sobre a burocratização, sobre as leis do pescador e fiscalizações, que fazem com que os caiçaras tradicionais, tenham cada vez menos recursos para poder se sustentar. Tonho diz que ama a cidade onde nasceu e vive, e não troca por nenhum outro lugar no mundo.

Já o vereador Ezequiel Alves (Ezequiel Cabeleireiro) indicou para receber o certificado, o senhor Otoniel de Souza de Jesus, conhecido como Tone. Desde muito pequeno trabalhava na plantação e na pesca. Em determinado momento da vida, admirado pelo trabalho de seu tio paterno, começou a fazer remos e foi se aperfeiçoando para enriquecer a cultura do seu povo. Hoje este trabalho também contribui como uma fonte de renda para ajudar no sustento da família. Além do remo, continua pescando, larga sua rede, pesca de linha e de rede boiada. Caiçara nativo, desde criança vivenciou histórias e aprendeu uma cultura que vem sendo passada de geração em geração.

Foi agraciado, pelo vereador Raul Cordeiro (Raul da Habitação), o senhor Ezio Lucio dos Santos, “seu Ezio”, é um símbolo de resistência caiçara e amor à cultura. Sempre esteve no mar e já trabalhou como marinheiro. Hoje, segue com seu barco de pesca e conta com a ajuda de alguns filhos para continuar pescando com as redes que ele mesmo fabrica com suas mãos ágeis e eficientes. Ele aprendeu a prever o tempo e passou essa habilidade para seus filhos, e também aconselha que sigam no caminho certo e que, apesar dos avanços, nunca deixem as tradições de lado. Mesmo com seus 70 anos, seu Ezio garante que não pretende parar com as atividades voltadas à pesca e incentiva que seus herdeiros sigam os mesmos passos, segundo ele, para que a cultura caiçara não morra nunca.

E por fim, o vereador José Pereira (Zé Preto), homenageou o senhor Manoel Benedito de Carvalho. Começou sua vida como pescador, mesma profissão do seu pai e avós, aprendeu a nadar e remar, entre outros ofícios. Como atleta, representou nossa cultura e levou o nome de Ilhabela aos pódios de vários campeonatos de canoagem e natação. Os primeiros troféus vieram nos campeonatos municipais de canoagem e logo vieram os campeonatos Brasileiros, campeão por três vezes consecutivas. Participou do campeonato Mundial de canoagem em meados de 2014 (Categoria Veterano) no Taiti, (maior Ilha da Polinésia Francesa), ficando entre os 10 primeiros colocados. Também esteve na competição de natação em torno de Ilhabela, percorrendo 360 km em pouco mais de dois dias, revezando com outros atletas. Em toda essa trajetória, Manoel acumulou 400 medalhas e 400 troféus, das quais tem muito orgulho.

Novas proposituras

Ainda durante a sessão, os parlamentares também apresentaram novos requerimentos questionando o Executivo e solicitando melhorias em serviços e instalações por toda a cidade.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ILHABELA"Índice das publicações sobre "ILHABELA"
05/01/2022 - 06h24 Inscrição para processo seletivo de estagiários
23/12/2021 - 06h00 Nota oficial aos servidores públicos municipais
22/12/2021 - 06h11 Vale-refeição para reforço policial e guarda-vidas
19/12/2021 - 05h28 Câmara de Ilhabela inicia recesso legislativo
11/12/2021 - 06h14 Câmara de Ilhabela aprova três projetos de lei
06/12/2021 - 05h53 Novos projetos de lei na Câmara de Ilhabela
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2022, UbaWeb. Direitos Reservados.