O PDTR está sendo aplicado em 128 municípios do Estado de São Paulo envolvendo 3560 empresários e empreendedores da Cadeia Produtiva do Turismo.
A reunião do PDTR (Programa de Desenvolvimento de Turismo Receptivo) será no dia 30 (terça-feira) no salão de eventos da ACIU - Associação Comercial de Ubatuba (Rua Dona Maria Alves, 587, Centro), às 19h00. O PDTR é uma ferramenta, com metodologia e tecnologia próprias, desenvolvida pelo Sebrae-SP para facilitar a implementação do Processo de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Receptivo no Estado de São Paulo. Por meio de sua tecnologia identifica qual é a situação do Sistema de Recepção a Turistas de uma localidade ou região. A partir disso, por meio da transferência de conhecimentos e disponibilização de instrumentos, conduz à elaboração de projetos de aprimoramento desse sistema. Segundo o Secretário de Turismo Felipe de Azevedo, vivemos um quadro de turismo desorganizado e não rentável. "O nosso objetivo é inverter isso com os quesitos básicos turísticos como sinalização e informação turística, capacitação de mão-de-obra local, formatação e divulgação de produtos turísticos". O secretário acredita que o diagnóstico agora é o fator crucial e o PDTR é a ferramenta de como fazer isso gerando fomento e profissionalização. "Temos que perceber a gravidade de um turista mal atendido" declara. O PDTR é dirigido a grupos interessados na organização, sistematização e desenvolvimento do turismo receptivo. Pode ser aplicado preferencialmente para grupos formais e organizados: COMTUR (Conselhos Municipais de Turismo), Associações Comerciais e Empresariais, Cooperativas e outras organizações similares. Para mais informações sobre o PDTR entre em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU com Cristiane no telefone 3832-1449. Temas de Projetos fomentados pelo PDTR
· Sensibilização e Envolvimento da Comunidade para Turismo; · Capacitação de Empresários e Operacionais da Cadeia Produtiva do Turismo; · Desenvolvimento de Produtos Turísticos Atrativos (Destinos Turísticos); · Estrutura de Recepção a Turistas; · Gestão e Qualidade da Atividade Turística; · Comercialização de Destinos e Produtos Turísticos.
|