02/10/2022  00h19
· Guia 2022     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
08/06/2022 - 06h09
Dia dos Namorados - Menu completo
 
 
30% dos casais brasileiros pretendem comemorar data mais romântica do ano em casa. Confira dicas para preparar um menu completo e impressionar a pessoa amada
Divulgação 

Seja pela crise econômica ou para fugir dos restaurantes lotados e fazer uma comemoração mais intimista, passar o Dia dos Namorados em casa será a escolha de muitos casais neste ano. Segundo uma pesquisa realizada pela CNDL e pelo SPC Brasil, em 2022, 30% dos casais brasileiros pretendem celebrar a data mais romântica do ano em casa.

Para ajudar a surpreender no jantar romântico, a Unium, marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, preparou um cardápio completo com receitas especiais e práticas para preparar em casa e inovar na comemoração. Confira:


Copa Bisel com Chutney de Damasco

Modo de preparo Copa Bisel

Assegure que o equipamento para fatiar está limpo e afiado. A baixa temperatura contribui para obter fatias finas. Fatias finas ressaltam o sabor e o odor das especiarias. Por ser um produto curado, sua conservação pode se fazer a temperatura ambiente. Sirva em fatias com o chutney.

Ingredientes para Chutney de Damasco

250 g de damasco seco
1 cebola
2 pimentas dedo-de-moça
100 ml de vinagre de vinho branco
1 xícara de açúcar
2 ramas de canela
1 xícara de água

Modo de preparo

Leve ao fogo o vinagre e o açúcar até ferver. Corte o damasco em tiras finas. Depois, pique finamente as pimentas e descarte as sementes. Pique a cebola com cortes pequenos. Junte todos os ingredientes à calda de vinagre e açúcar. Cozinhe em fogo baixo até obter o ponto de geleia, por cerca de 30 minutos.


Risoto de filé mignon suíno ao shoyu e alecrim

Ingredientes

2 cebolas
2 cenouras
1 maço de salsão
1 cabeça de alho
Tomilho a gosto
Louro a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Descasque e corte todos os vegetais em cubos. Aqueça a panela, coloque um fio de azeite e adicione os legumes cortados. Refogue, mas cuidado para não refogar demais, queimar e amargar o caldo. Deixe o fogo baixo e adicione água para cobrir os vegetais dois dedos acima. Em seguida, adicione as especiarias: tomilho, louro e pimenta-do-reino a gosto. Deixe cozinhar em fogo baixo, por cerca de 45 minutos (no mínimo) para extrair todo o gosto dos legumes no caldo. Depois, peneire a mistura e guarde em um recipiente com tampa na geladeira.

Preparo do risoto e da carne

Ingredientes

750 g de filé mignon Alegra
3 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1 cebola média picada
1 taça de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de manteiga
2 litros de caldo de legumes
50 g de queijo parmesão ralado
Suco de 3 limões
1 ramo de alecrim
Pimenta-do-reino a gosto
Shoyu a gosto
Azeite a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, adicione a manteiga e a cebola e deixe cozinhar rapidamente. Coloque o arroz arbóreo e misture bem. Adicione a taça de vinho e deixe o álcool evaporar. Assim que o arroz começar a secar, acrescente as primeiras conchas do caldo e vá mexendo. Adicione mais, mexa sem parar, deixe o caldo secar e adicione mais. Esse processo é constante, assim o arroz não gruda no fundo da panela até o grão começar a ficar cozido e ao dente. Depois, coloque o suco do limão coado e deixe o risoto secar um pouco mais. Continue mexendo e experimentando. Acrescente o queijo ralado e acerte o sal se for necessário. Desligue o fogo, coloque a última colher de manteiga (que deve estar gelada) e mexa até ela derreter. Isso vai dar brilho ao seu risoto. Reserve. Agora, prepare o filé mignon. O corte Alegra já vem temperado, basta cortar em bifes e grelhar em uma frigideira com um fio de azeite até ficarem bem cozidos. Depois, adicione o ramo de alecrim e o shoyu para deixar a carne com uma cor bonita, mas coloque pouco para não salgar o corte. Para servir, coloque as tiras de carne por cima do risoto e, se você gostar, salpique pimenta-do-reino moída.


Pavê de Chocolate

Ingredientes para o creme e camadas

390 g de leite condensado
200 g de creme de leite
320 ml de leite para o creme
1 xícara de chocolate em pó
1/4 de xícara de amido de milho
80 ml de leite para as camadas
200 g de biscoito maisena

Ingredientes para a cobertura

250 g de chocolate meio amargo picado
200 g de creme de leite
Raspas ou confeitos de chocolate

Modo de preparo

Coloque em uma panela o amido de milho e um pouco de leite. Mexa bem. Acrescente o restante do leite, o leite condensado e o chocolate em pó e leve ao fogo baixo, sempre mexendo. Quando ferver, cozinhe por mais 3 minutos. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e misture mais um pouco, para incorporar e esfriar. Coloque uma camada fina do creme de chocolate no fundo de um refratário. Passe os biscoitos de maisena no leite e faça uma camada. Depois, adicione mais creme e mais bolacha molhada no leite. Repita o processo até finalizar com os ingredientes. Leve para a geladeira para gelar, enquanto prepara a cobertura. Derreta o chocolate meio amargo de 30 em 30 segundos no micro-ondas ou, se preferir, no banho-maria. Quando o chocolate estiver derretido, acrescente o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Cubra o pavê com essa cobertura e decore com raspas ou confeitos de chocolate. Leve para a geladeira para gelar.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
26/09/2022 - 06h02 Selo em homenagem à flora brasileira
23/09/2022 - 06h11 Setembro Verde
20/09/2022 - 06h23 5 dicas para estimular a autonomia das crianças
19/09/2022 - 06h05 Empreendedorismo social e o futuro da geração alfa
16/09/2022 - 06h28 Filhos: dicas de como lidar com birras
14/09/2022 - 06h12 Extravio de bagagens
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2022, UbaWeb. Direitos Reservados.