02/10/2022  00h50
· Guia 2022     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
05/07/2022 - 06h05
Pós-doutorado
 
 
Entenda o que é o mais alto reconhecimento acadêmico que existe

O pós-doutorado (pós-doc) é o mais alto reconhecimento acadêmico que um indivíduo pode receber. O que demonstra a importância e a dedicação necessária para conseguir ser pós-doutor é o tempo que se leva para conseguir o feito. De acordo com a administradora de Empresas e pós-graduada em Gestão, pela Nova School of Business & Economics - Lisbon, Portugal, Sandra Raphael, esse grau é "auferido por indivíduos que tenham obtido o grau de “doutor” recentemente, em média até 10 anos após ter defendido a tese de doutorado."

Sandra também afirmou que "o foco de um candidato ao pós-doc é a pesquisa e são considerados pela Universidade ou Instituição de Ensino que irá atribuir a referida titulação seus artigos, publicações e/ou soluções de problemas complexos, avançados e de relevância tecnológica para avaliação da maturidade e conhecimentos que esse indivíduo comprova ter em determinada área", revelou.

Para falar sobre o assunto, o recém graduado pós-doutor, Fabiano de Abreu Agrela, falou sobre sua caminhada acadêmica. Fabiano recebeu o diploma e o histórico de pós-doutorado da California University, Los Angeles. "Ambos os documentos foram registrados sob o Nº CUC070-06-2822. Esse grau faz muita diferença na minha carreira pois envolve a aprovação de 6 pesquisas individuais e do aprofundamento de uma tese avaliada sob o mais rigoroso critério", disse.

O neurocientista afirmou que a credibilidade e a oportunidade de alcançar o mais alto grau acadêmico na hierarquia educacional o faz refletir sobre o futuro do pesquisador e como é preciso ter critério para seguir adiante. "Nesta formação, a pessoa já tem autonomia para trilhar seu próprio caminho na ciência. Neste patamar, podemos assinar sobre as nossas próprias teorias, conceitos, mesmo assim, faço questão de continuar meus estudos e que eles sejam avaliados pelo comitê, até porque minha insegurança natural me traz conforto a opinião de pessoas atualizadas, com alto nível de conhecimento e confirmando meus pensamentos."
 
Sandra Raphael também falou sobre esse reconhecimento atribuído aos pesquisadores pós-doutores. "Importa salientar que o reconhecimento atribuído é em função de pesquisa e aplicabilidade prática de um tema ou área alvo do estudo. Em virtude das regras de cada país e instituição de ensino e ainda, da relevância, quantidade e importância dos trabalhos científicos e acadêmicos que o indivíduo tenha publicado ao longo da sua vida acadêmica, o tempo para obter o reconhecimento de pós-doc não é fixo, podendo ir de alguns meses a alguns anos. É alguém altamente capacitado para lecionar, proferir palestras e orientar candidatos de Mestrado e Doutorado. Além de ser responsável pelos próprios conceitos firmados."

Além disso, para a especialista "esse reconhecimento aufere ao seu titular a autoridade acadêmica para "atestar", sozinho, métodos e inovações na área de conhecimento em que tem o título de Pós-Doc. Seus conhecimentos bastam para "assinar em baixo" sem a necessidade de outros avais por ter seu saber internacionalmente reconhecido e que lhe aufere tais direitos e privilégios."

Por fim, fazendo uma breve análise pelo momento atual em que a sociedade se encontra, a também pesquisadora disse: "em tempos em que a efemeridade e superficialidade dos conhecimentos parecem ser relegados ao saber rigoroso, ao alto investimento de tempo, recursos financeiros e muitas horas de pesquisa e estudo, é muito gratificante ter a esperança renovada naqueles que se dedicam a fazer a diferença para a vida e a sociedade em geral", finalizou.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
26/09/2022 - 06h02 Selo em homenagem à flora brasileira
23/09/2022 - 06h11 Setembro Verde
20/09/2022 - 06h23 5 dicas para estimular a autonomia das crianças
19/09/2022 - 06h05 Empreendedorismo social e o futuro da geração alfa
16/09/2022 - 06h28 Filhos: dicas de como lidar com birras
14/09/2022 - 06h12 Extravio de bagagens
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2022, UbaWeb. Direitos Reservados.