14/09/2025  06h43
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
06/09/2005 - 13h08
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Entrega da quadra da Escola Municipal Prefeito Silvino Teixeira Leite, na Marafunda.

• Quadra da Marafunda recebe melhorias para atender a comunidade

Os alunos da Escola Municipal Prefeito Silvino Teixeira Leite, na Marafunda, estrearam, no último sábado, 3, a quadra reformada com um Torneio Mirim de Futebol, que reuniu cerca de 200 crianças do bairro. O espaço que pertence à escola e é utilizado também pela comunidade fora dos horários de aula, recebeu iluminação, muro e alambrados. Na ocasião, além da expressiva presença dos pais, alunos e funcionários da escola, estiveram presentes também o prefeito Eduardo César, o secretário de Esporte, Bittencourt Jr, a secretária de Educação, Isabel Roseli Leite e o vereador Claudinho Gulli.

"A melhoria da quadra era um antigo pedido da comunidade, que percebe a necessidade de ter um espaço para a prática de atividades saudáveis, que tirem as crianças e os jovens das ruas", explica a diretora da escola, Solange Cristina de Barros. Ela conta ainda que desde o início do ano, está sendo desenvolvido o "Projeto Sol" na escola.

Numa parceria com a comunidade e a Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), os alunos têm aulas de música, dança, teatro, malabares, pintura e entalhe durante a semana, fora do período de aula. Nos fins de semana, a diversão e os esportes são garantidos em jogos de basquete, futebol, karatê, capoeira e judô. As mamães também têm aula de crochê e bordado. O prefeito Eduardo César parabenizou a iniciativa da comunidade e disse que atitudes como essa são capazes de mudar muitas vidas. "Trabalhos como esse, que unem a comunidade e prefeitura com o objetivo de promover o bem comum são exemplos a serem seguidos. Todas as escolas, de todos os bairros deveriam ter projetos assim, que proporcionam opções de esportes, lazer e profissionalização dos jovens", declarou o prefeito.


• Ubatuba terá Seminário de Capacitação em Coletiva Seletiva

Uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, a ABIVIDRO (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro) e a ONG Pueras possibilitará que durante esta semana técnicos da Abividro e da Pueras desenvolvam o Seminário de Capacitação em Coletiva Seletiva no município. O seminário contará com palestras e oficinas desenvolvidas com caixinhas "longa vida".

Durante toda esta segunda-feira, Alan Costa, da Abividro e Rogério Santos, da Pueras estiveram em visitas técnicas pelo município, conhecendo a parte operacional e logística, elaborando um diagnóstico da coletiva seletiva em Ubatuba. Nesta terça-feira, 6, na usina de reciclagem, estarão proferindo palestras para os catadores de recicláveis. No período da tarde acompanharão a coletiva seletiva no município.

Na quarta-feira, feriado, Alan e Roberto estarão percorrendo o município com o caminhão da coletiva seletiva, onde também aproveitarão para estar ouvindo os moradores dos locais visitados. Na quinta-feira, pela manhã, o Parque Guarani será visitado pelos técnicos. À tarde a primeira-dama de Ubatuba, Denise Montemor César estará reunida no Gabinete com Alan e Roberto onde estudarão projetos que envolvam a participação do Fundo Social do Estado, bem como a captação de recursos para outros trabalhos.

Para a sexta-feira e o sábado ainda não há trabalhos agendados. Os interessados em estarem levando as palestras para suas empresas, associações ou entidades de classe organizadas durante esses dois dias podem entrar em contato com Secretaria de Obras da Prefeitura, pelos telefones (12) 3833-7227/7116 ou com Marlon pelo celular (12) 9145-9517.

Aventura com reciclagem

Durante a Adventure Sports Fair desse ano, a maior feira de esportes e turismo da América Latina, a ONG Pueras coletou e separou todos os resíduos sólidos que foram produzidos no evento, da montagem a finalização. Segundo Rogério Santos, foram coletados 11.662 quilos de materiais reutilizáveis.


• Artistas Ubatubenses destacam-se em concursos da região

Nos últimos dias, diversos prêmios foram conquistados pelo Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba). No dia 13 de agosto os artistas participantes do 5º Salão de Artes Plásticas de Lorena receberam as seguintes premiações: Ademar Costa Simões, Prêmio Aquisição; Ilma Deolindo Nunes, 1º Lugar Pintura Contemporânea; François Henri Louis Guérin, 2º Lugar Pintura Acadêmica; Wladimir Ferreira da Silva, 3º Lugar Pintura Acadêmica e Paulo Kanezó Yamanaka, Menção Honrosa na categoria Escultura em Madeira.

Os artistas que participaram do 55º Salão Ararense de Artes Plásticas Antônio Rodini Contemporâneo 2005 trouxeram grandes alegrias ao Grupo Setorial. Foram premiados os seguintes artistas: Benjamin Gonzalez, Medalha de Prata (Pintura) e Prêmio Antônio Rodini (Desenho); Pauli Gil, Prêmio Casa da Cultura de Araras (Pintura); Osvaldo Pires de Oliveira Junior, Medalha de Prata (Pintura) e Marilena Pinto César, Medalha de Bronze (Pintura).

No 28º Salão de Artes Plásticas Valdemar Belisário, de Ilha Bela, foram premiados os artistas Ademar Costa Simões, que levou medalha de ouro na categoria pintura e Natália Bamberg, menção honrosa na categoria Desenho. O coordenador do Grupo Setorial de Artes Plásticas, Paulo Alves, parabeniza, em nome da Fundart, todos os artistas pelos vários prêmios recebidos.


• "Prefeitura no Bairro" continua no Sumidouro e Taquaral

Programa levou para os bairros atividades esportivas, serviços e entretenimento para todos os moradores. Secretaria de Obras continuará com os trabalhos

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba continuará com os trabalhos do "Prefeitura no Bairro", ainda nesta semana nos bairros Sumidouro e Taquaral. Os trabalhos tiveram início no dia 29 de agosto, onde cerca de 10 homens iniciaram os serviços de colocação e limpeza de tubos, capinação, assentamento e pinturas de guias e sarjetas, além de obras de urbanização.

Nesta semana darão continuidade aos trabalhos de urbanização em torno da quadra esportiva do bairro. As ruas Jonas Profeta Leite, Sebastião Venâncio de Moura, Marino Elídio Vieira e as avenidas Josias Ramos Nogueira e Benedito Carlos da Silva receberam assentamento de guias e sarjetas, visando um melhor escoamento das águas pluviais além do bairro ganhar um novo visual.

O final de semana foi animado nos bairros. As atividades estiveram concentradas na escola municipal Professor José de Souza Simeão, no Taquaral. No sábado houve a exibição do filme "Vida de Inseto", programado pela FUNDART (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba). A Secretaria de Saúde levou pela segunda vez no "Prefeitura no Bairro" o atendimento de saúde bucal, que teve uma grande procura pelas crianças, além de testes de glicemia, medição de pressão arterial e medição de gordura corporal. A Fundart participou com a Retreta da Lira Padre Anchieta e a exposição dos artistas do Grupo Setorial de Artes Plásticas que fizeram exposição de obras e telas pintadas no próprio local. A Secretaria de Esportes e Lazer também esteve presente e levou atividades esportivas para o público presente. A Casa do Brinquedo, uma parceria da Secretaria da Educação com o Fundo Social de Solidariedade, foi a sensação das crianças durante as atividades do "Prefeitura no Bairro" no domingo.

O coordenador do "Prefeitura no Bairro", Claudinei Salgado, adianta que o próximo bairro a receber as atividades do programa será o Ipiranguinha, no início de outubro.

O projeto "Prefeitura no Bairro" buscar levar serviços de obras, limpeza, saúde, lazer, cultura e entretenimento para os locais visitados e já esteve nos bairros da Estufa II, Perequê-Mirim e Perequê-Açú.


• Concurso para o símbolo do Museu do Surf tem procura intensa

Termina no próximo dia 8 o prazo para entrega dos trabalhos para o concurso que vai escolher o símbolo do Museu do Surf de Ubatuba. Nos últimos dias tem sido intensa a procura pelo regulamento. O que mais tem encorajado os interessados em participarem é que nesta primeira fase não há restrições quanto ao material, à técnica, tipo de papel ou idade. "Nesta fase, o mais importante é encontrarmos uma idéia criativa para o símbolo do Museu do Surf, somente depois de escolhidos os melhores trabalhos é que os especialistas darão um aprimoramento", explica Carlos Rizzo, assessor cultural da Setur.

Seleção - As dez melhores idéias passam à segunda fase do concurso, onde profissionais da área de design gráfico selecionarão os três melhores para desenvolver profissionalmente a obra. Na terceira fase haverá uma exposição, e o vencedor será escolhido através da votação do público. Os dez melhores trabalhos receberão certificado de participação e o autor da obra vencedora receberá uma prancha que será especialmente fabricada em comemoração ao evento. O regulamento pode ser retirado na Setur, Fundart, escolinhas municipais de Surf no Perequê-Açp, na praia Grande e Maranduba e na escolinha do Zecão na Itamambuca.

Museu do Surf - Uma comissão composta por surfistas representados por Tadeu Pereira, presidente da Associação Ubatuba de Surf, Alberto Jacob, técnico da equipe de competição da Escolinha Municipal de Surf, Dhú Neumann, porta voz da comissão e Carlos Rizzo, responsável pela coleta e cadastramento do material, trabalham na criação do Museu do Surf em Ubatuba. O museu já conta algumas peças que farão parte do acervo, como pranchas, cartazes de campeonatos que foram realizados na cidade e jornais antigos.

"Ubatuba é conhecida como a ’Capital do Surf’, nada mais justo que tenha um museu para contar a história do esporte na cidade. Os jovens poderão conhecer como os pioneiros surfavam, as então desertas praias de Ubatuba e lembrar dos nossos campeões", disse o prefeito na ocasião do lançamento do projeto do Museu.

Um desses pioneiros é Dhú Neumann, que aproveitou e fez uma das primeiras doações ao museu, uma prancha Glasspack MK1. "Essa prancha foi feita no final de 1966. O diferencial é que ela era fabricada em série, através de molde, como as carrocerias de carros de antigamente", disse o veterano surfista.

A comissão ainda estuda a melhor localização para o museu, que deve abrir suas portas até o dia 1º de novembro. Carlos Rizzo, que cuida da coleta do material, pede a colaboração da comunidade. "O material pode vir para o museu como doação ou por cessão. Existe também a possibilidade de digitalizarmos as fotos, recortes de jornais e cartazes e devolvermos os originais," avisa Rizzo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.