10/12/2022  06h51
· Guia 2022     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
09/09/2022 - 06h03
Cronograma de estudos para reta final do Enem 2022
 
 
Organizar agenda e equilibrar rotina é fundamental para conseguir bons resultados

A pouco menos de três meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - e perto de começar uma nova temporada de vestibulares -, estudantes de todo o país começam a intensificar a preparação para encarar essas provas. Embora meio ano letivo já tenha ficado para trás, ainda é possível se organizar para garantir bons resultados.

Para o coordenador do Núcleo de Evolução de Conteúdo do Sistema Positivo de Ensino, Norton Frehse Nicolazzi Jr., o segundo semestre está cheio de oportunidades e de responsabilidade para quem quer começar 2023 na universidade. “Esta é a reta final de preparação para essas provas e exames, então é preciso organizar a rotina e incluir também momentos de relaxamento. Cuidar dos conteúdos é importante, mas não podemos esquecer da saúde mental”, afirma. O especialista preparou um cronograma com o planejamento e a organização ideais para que os próximos meses sejam produtivos.

Faltando cerca de três meses para a prova

A primeira dica para os últimos meses de estudo é se organizar. Distribua os horários de aula em um calendário semanal que preveja, ainda, horários para atividades físicas, para horas suficientes de sono, para o lazer e para o convívio social. Ter tarefas a seguir todos os dias ajuda a não perder o foco e, ao mesmo tempo, manter uma rotina equilibrada.

Que tal começar a revisar os conteúdos e identificar aqueles em que você tem alguma dificuldade? Este é um bom momento para encarar os pontos fracos, porque ainda dá tempo de solucionar as dúvidas com os professores da escola ou do cursinho preparatório. “Dedicar-se mais aos conteúdos de que você mais gosta é uma tendência natural do ser humano. Mas é fundamental lembrar que, para ter bons resultados, você deveria fazer o contrário e dar mais atenção àquelas matérias que são uma pedra no seu sapato. Compreender melhor essas matérias é que te dará vantagem sobre os demais candidatos”, explica o especialista.

Faltando cerca de dois meses para a prova

Como está o seu repertório cultural? A pouco menos de dois meses do exame, tente começar a incluir na sua agenda diária bons filmes, séries, livros e até podcasts que possam te ajudar a construir e ampliar esse repertório. “Além de ajudar na hora de escrever a redação, um bom repertório cultural também é uma ferramenta poderosa na resolução de toda a prova. E, para completar, esse costume é, ainda, uma forma de relaxar em meio à rotina estressante de estudos”, aconselha.

Faltando cerca de um mês para a prova

Ao longo da sua preparação para o Enem e os vestibulares, realizar simulados é uma prática indispensável, dizem os especialistas. Afinal, somente tendo contato com questões que já foram cobradas em anos anteriores você poderá entender melhor como essas provas e exames são estruturados. Com aproximadamente um mês de antecedência, uma boa dica é revisitar esses simulados, sempre tentando resolver questões em que você já teve alguma dificuldade.

Essa também é a hora certa para um simulado cronometrado com o tempo real disponível para resolver a prova. “Procure um ambiente silencioso, em que você possa se concentrar pelo tempo determinado para aquela prova. Deixe o celular longe e tenha à disposição água e alimentos leves que deem energia, assim como acontece na prova de verdade”, detalha Nicolazzi. Ao final, confira o gabarito para ter um termômetro de como está seu desempenho. Com esse resultado em mãos, tire as últimas dúvidas sobre os conteúdos com seus professores.

Faltando cerca de 15 dias para a prova

Faltando apenas duas semanas para o exame, não será possível recuperar os conteúdos que você ainda não conseguiu solidificar. Então, aproveite esse período para garantir que sabe todo o possível sobre os conteúdos que você já domina. Revise detalhes e esteja afiado naquelas áreas em que você se destaca. “Nesse momento, a atenção deve ser destinada àquilo que o estudante já sabe. Revisões no material didático, cadernos, esquemas e anotações são fundamentais para que uma visão panorâmica do ano letivo seja contemplada às vésperas da prova”, afirma.

Faltando uma semana para a prova

Intensifique os momentos de relaxamento e atividades físicas, além de se alimentar bem. “Essa é a hora de não inventar modas. Os dias que antecedem a prova devem ser de manutenção da rotina habitual. Manter os horários de dormir e acordar é um cuidado essencial, assim como a alimentação deve ser aquela costumeira, do dia a dia, com a qual o organismo já está habituado. Essas dicas ajudam a evitar surpresas desagradáveis no dia da prova”, finaliza.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
09/11/2022 - 05h38 É possível inverter a lógica educacional?
28/10/2022 - 06h06 Paroles, paroles, paroles
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2022, UbaWeb. Direitos Reservados.