14/09/2025  06h11
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
14/09/2005 - 13h18
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Maria Rosa com Gabi.

• Deficiência Visual é tema discutido nas salas de aula

O objetivo é promover reflexões sobre a valorização da vida, combater o preconceito e ensinar os alunos a verem o mundo de outras formas

A Secretaria Municipal de Educação está promovendo dinâmicas e palestras nas escolas que visam sensibilizar professores e alunos sobre a deficiência visual. As atividades tiveram início na semana passada, dia 8, na Escola Anchieta. Todas as escolas da rede municipal receberão a professora Maria Rosa Rodrigues, que está dando uma verdadeira lição de vida para os alunos do ensino fundamental. O assunto "deficiência visual" dá seqüência à discussão sobre educação especial nas escolas da rede municipal de Ubatuba e os próximos encontros acontecem nos dias 19 (manhã e noite) e 21 (à tarde), na Escola Tancredo Neves. O primeiro assunto abordado foi a deficiência auditiva. Atualmente, os professores estão participando de um curso de libras (linguagem de sinais), que será concluído no final do ano.

Ao entrar na escola com a labradora Gabi, seu cão-guia, a professora Maria Rosa já chama a atenção da criançada. É uma moça bonita e cheia de vida. Quando começa a falar, as crianças prestam atenção, querem saber sobre tudo, comentar e participar da conversa. E assim, num clima descontraído, Maria Rosa vai contando sua história de lutas e desafios, mas principalmente, de muita superação e coragem. Ela perdeu a visão, devido ao descolamento das retinas, quando tinha 27 anos e um filho com menos de 2 anos. Redescobriu a vida percebendo um mundo que passa desapercebido para a maioria das pessoas: o mundo dos sons, dos aromas e das texturas. "No começo, eu pensei que não poderia fazer mais nada, mas pouco tempo depois, percebi que a vida continuava e eu precisava reagir. Comecei a fazer coisas rotineiras, porque não queria ficar na dependência de ninguém. Reaprendi a andar sozinha na rua, cuidar da minha casa e trabalhar, usando meus outros sentidos e prestando mais atenção ao que se passa à minha volta ".

Os principais ensinamentos da professora para as crianças foram a valorização da saúde perfeita e a aceitação das pessoas que têm alguma limitação ou deficiência. "Tem pessoas que são deficientes e carregam dentro de si a alegria de viver e ainda contribuem com o planeta, trabalham para ajudar as outras pessoas", lembra Maria Rosa.


• Recreando em seu Bairro chega a Maranduba

A região sul do município recebe a equipe do projeto "Recreando em seu Bairro", da Secretaria de Esporte e Lazer neste domingo dia 18, no bairro da Maranduba. Destinado a todas as idades, o evento propicia aos moradores uma manhã de atividades físicas e recreativas, com monitores da Secretaria. A estrutura oferece quadras de vôlei, futebol, queimada, jogos de mesa e gincanas, entre outras atividades.

Entre as atrações do "Recreando", uma das sensações é a cama elástica, onde as crianças do bairro fazem filas para realizar acrobacias. As crianças também terão um espaço para pintura, desenho, colagens e outras artes. O "Recreando em seu Bairro" na Maranduba acontece a partir das 9h, na praia, próximo ao Largo do Sapé.


• Fundo Social participa de diversos encontros

No próximo dia 23, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise César, participa da abertura da Semana da Solidariedade. Promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), a Semana da Solidariedade deste ano será voltada às crianças que vivem em orfanato. A Semana da Solidariedade ocorre em todo o Estado, em datas diferentes, com o apoio das presidentes dos Fundos Sociais das prefeituras e vários parceiros da iniciativa privada.

Livro - No mesmo dia da abertura da Semana da Solidariedade, em São Paulo, o Fussesp promove o lançamento do livro "Casa do Brinquedo". Atualmente existem mais de doze mil "Casas do Brinquedo" implantadas no Estado. Em Ubatuba a "Casa do Brinquedo" faz parte do projeto itinerante "A onda é brincar". Neste projeto, a "Casa do Brinquedo" percorre todos os bairros da cidade, facilitando o acesso das crianças de comunidades mais distantes.

Almoço - Denise César participará nesta quinta-feira, 15, de um almoço promovido pela primeira-dama do Estado de São Paulo, Lú Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.

Na sexta-feira, 16, quatro monitores da Secretaria de Assistência Social estarão em Guaratinguetá participando de um treinamento de capacitação para técnicas de bordado em pedraria, promovido pelo Fussesp. O curso deverá ser implantado em breve, em Ubatuba.


• Ubatuba confirma participação nos Jogos Abertos do Interior

O coordenador de esportes de competição da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba, Nicrano Gomes Jr., confirmou nesta semana a inscrição das equipes de ciclismo e ginástica rítmica de Ubatuba nos 69º Jogos Abertos do Interior, que acontecem de 8 a 20 de outubro, em Botucatu.

O congresso técnico acontece no próximo dia 24 de setembro. Na ocasião, será definido o local de alojamento dos atletas de Ubatuba. A delegação será composta por 18 atletas sendo que dez disputarão as provas de ciclismo e 8 participarão das provas de ginástica rítmica, além de técnicos e chefia de delegação. O ciclismo fará sua participação nos jogos entre os dias 16 e 19, enquanto a ginástica rítmica será disputada nos dias 17 e 18.

Em Botucatu são esperados cerca de 13 mil atletas, técnicos e dirigentes, divididos em 180 delegações de todo o Estado de São Paulo. As principais equipes esportivas do País nas mais diversas modalidades estarão representando seus municípios nos Jogos Abertos do Interior. Também são esperados diversos atletas que defenderam o Brasil na última Olimpíada e muitos outros que atuam em seleções nacionais. O evento é considerado a maior competição esportiva da América Latina.

História dos Jogos - Os jogos foram realizados pela primeira vez em Monte Alto, no interior de São Paulo, em 1936, idealizados pelo professor Horário Baby Barioni. Na ocasião, a competição foi disputada apenas por equipes de Basquete.

Desde 1936, quando foram realizados pela primeira vez, os Jogos Abertos do Interior só não aconteceram uma vez. Em 1989 uma greve de professores na rede estadual e a conseqüente necessidade de reposição de aulas impediram que as escolas estaduais pudessem ser cedidas para alojamentos. Em 2005, a competição chega a sua 69ª edição.

Em 2006, a competição vai ser realizada em São Bernardo do Campo, que pela segunda vez vai sediar os jogos.

A maior vencedora dos Jogos Abertos do Interior é a cidade de Santos, que tem 25 títulos; Santo André tem 12 e Campinas 10. A cidade que mais sediou os Jogos Abertos do Interior foi Santos, que organizou a competição sete vezes; Ribeirão Preto sediou cinco vezes; Rio Claro, Campinas, Araçatuba e Sorocaba foram anfitriões quatro vezes cada.


• Ubatuba realiza campeonato de Street Ball no aniversário da cidade

Modalidade atrai cada dia mais praticantes em todo o país

Ubatuba também entrou na onda do Street Ball. No dia 28 de outubro acontece o Torneio TV Iperoig de Basquete de Rua, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba. Disputada por trios, a competição promete movimentar a quadra montada na praça Trópico de Capricórnio.

Sidney Rocha, coordenador de Esportes Comunitários da Secretaria, acredita que a modalidade possa revelar novos talentos. "O Basquete de Rua vem ganhando adeptos em todo o Brasil, com a realização de campeonatos nos grandes centros. Com o torneio poderemos descobrir jogadores que poderão ser aproveitados nas equipes que representam Ubatuba nos torneios regionais. Além do mais, somente aqui em Ubatuba é possível marcar uma cesta tropical", brinca Rocha, lembrando que a quadra fica na linha imaginária que demarca o Trópico de Capricórnio.

O torneio será disputado nas categorias infantil, mirim e livre para equipes masculinas e femininas que poderão inscrever três atletas. A taxa de inscrição é três quilos de alimento não perecível por equipe e pode ser feita até o dia 20 de outubro, na Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba. Maiores informações através do telefone 3833-3818.

O esporte - O "Street Ball", também conhecido como "Basquete de Rua", surgiu nos Estados Unidos como uma alternativa para os jovens americanos que não tinham quadras nem ginásios para jogar. Virou esporte oficial por lá e agora ganhou o mundo. Diferente do basquete tradicional, com regras rígidas, o basquete de rua permite quase tudo: criar jogadas, usar os pés, o corpo, segurar a bola, inventar lances na hora do jogo. Pode ser num campo, no meio da rua, numa quadra de rua. Ao contrário do basquete tradicional, o Street Ball dispensa ginásios, espaços mais fechados. O importante mesmo é a liberdade, a criatividade dos jogadores.


• Campanha de vacinação anti-rábica começa essa semana em Ubatuba

O Centro de Saúde Coletiva de Ubatuba inicia no próximo sábado, dia 17, a campanha de vacinação contra a raiva em Ubatuba. A imunização acontecerá em toda a extensão do município, até o próximo dia 8, em postos fixos e volantes. As instruções para os donos é que não permitam que as crianças acompanhem os animais. No caso de cães bravos, pede-se que os donos levem consigo uma focinheira.

"A raiva é uma doença séria, sua evolução é aguda e leva a óbito 100% das pessoas e animais contaminados", adverte a veterinária Cláudia Ferraz, do Centro de Controle de Zoonoses. Ela é transmitida através da saliva, ou seja, da mordida de um animal infectado. Muitas vezes, no caso dos cachorros e gatos, o transmissor é o morcego hematófago. A doença é causada pelo Lyssa vírus, que penetra no sistema nervoso de qualquer mamífero, provocando diversas reações dolorosas. Entre os sintomas, destacam-se o mal-estar, anorexia, náusea, delírios, contrações musculares involuntárias, irritação e delírios.

No estado de São Paulo, a campanha tem atingido bons níveis, devido à boa divulgação e esclarecimentos das pessoas. Não existe contra-indicação para a vacina e todos os cães e gatos devem ser vacinados. A Drª Cláudia ressalta que os animais de estimação são nossos companheiros e, por isso, merecem uma atenção especial. "Vaciná-los significa proteger a família como um todo", finaliza.


• 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador começa nesta semana

Na próxima quinta e sexta-feira, dias 15 e 16, a Secretaria de Saúde de Ubatuba realizará a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador. O objetivo do evento é traçar, junto com a comunidade, quais são as prioridades de uma política de saúde do trabalhador em Ubatuba. As sugestões dos moradores de Ubatuba contribuirão para a elaboração de uma política estadual e nacional de saúde do trabalhador. Todos os cidadãos estão convidados a participar. A conferência acontecerá no Auditório da escola municipal Tancredo de Almeida Neves, a partir das 13 horas e não mais no Salão da Igreja São Francisco como havia sido divulgado anteriormente.

"As reflexões geradas durante a conferência podem servir de importantes ferramentas na implementação de um sistema de saúde mais eficiente", afirma o secretário municipal de saúde, Dr Marcos Franco. O evento deverá contar com a presença da sociedade organizada, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores municipais.

Índices brasileiros

No Brasil, foram registrados 1.875.190 acidentes de trabalho, no período entre 1999 e 2003. Desse total, 15.293 resultaram em óbito e 72.020 geraram algum tipo de incapacidade permanente. Isto significa que o coeficiente médio de mortalidade no país é de 14,84 por 100.000 trabalhadores registrados (formais). Esse índice é quatro vezes maior que o da França, por exemplo. A situação se agrava quando se considera que a população ativa informal é quatro vezes superior à que possui registro em carteira de trabalho. Não existe um sistema que informe os dados epidemiológicos desta população.

Em Ubatuba

No município de Ubatuba, a proporção entre população de trabalhadores não registrados e registrados é maior que a média brasileira. São pescadores, artesãos, ambulantes cadastrados e não cadastrados, bem como os operários da construção civil informal. Dr Marcos explica que as ações na assistência médica ambulatorial ainda não estão sendo desenvolvidas de maneira suficiente em nosso município e as ações de fiscalização do ambiente do trabalho estão em fase de organização. "Por essa razão, é tão importante a participação de todos. Estamos em plena fase de reestruturação e os dados colhidos em nosso municípios terão grande influência da criação de novas diretrizes na área da saúde".

Para mais informações, ligue para 3836-1023 e fale com Rosa.

Programação

Dia 15/09 - 19h00

Local: Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Saúde
Escolha e homologação dos delegados com direito a voto na plenária final (01 delegado por entidade)

Dia 16/09

Local: Salão Paroquial da Igreja São Francisco de Assis
Rua Professor Tomás Galhardo Galhardo, s/nº - Centro

13h00 - Abertura da Conferência e aprovação do regimento

13h30 - Palestra inicial contextualizando os eixos temáticos

14h00 - Mesas sobre os eixos temáticos:

1 - Como garantir a integralidade e a transversalidade da ação do Estado em saúde dos trabalhadores?

2 - Como incorporar a saúde dos trabalhadores nas políticas de desenvolvimento sustentável no País?

3 - Como efetivar e ampliar o controle social em saúde dos trabalhadores?

4 - Quais as diretrizes que devem compor a política municipal de saúde do trabalhador de Ubatuba?

16h00 - Coffee Break

16h30 - Plenária final


• Jogos Escolares da Semana da Pátria entram na segunda semana em Ubatuba

Após o encerramento de sete modalidades, os 23º Jogos Escolares da Semana da Pátria (JESP), prosseguem neste sábado, 17, com a realização das provas de atletismo, que foram adiadas devido à chuva. No próximo dia 20, haverá uma reunião entre a organização dos Jogos e os representantes das escolas participantes em que serão divulgadas as tabelas das partidas de vôlei e basquete e o resultado parcial da competição.

Confira os campeões das modalidades já encerradas:

Natação - Masculino: 1º EM Tancredo Neves, 2º Colégio Taba; Feminino: 1º EM Tancredo, 2º EE Dr. Esteves da Silva.

Damas - Masculino: 1º EM Tancredo Neves, 2º EE Dr. Esteves da Silva; Feminino: 1º EE Dr. Esteves da Silva, 2º Colégio Objetivo.

Queimada - Masculino: 1º EM Tancredo Neves, 2º Madre Glória; Feminino: 1º Madre Glória, 2º EM Tancredo Neves.

Surf - Masculino: 1º Colégio Dominique, 2º EE Dr. Esteves da Silva; Feminino: 1º EM Áurea Rachou, 2º Cooperativa Educacional.

Tênis de Mesa - Masculino: 1º EE Dr. Esteves da Silva, 2º Colégio Dominique; Feminino: 1º Colégio Dominique, 2º Colégio Objetivo.

Xadrez - Masculino: 1º EM Tancredo Neves, 2º Colégio Dominique; Feminino: 1º Colégio Dominique, 2º Escola Arco-Íris.

Futsal - Masculino: 1º EM Idalina Graça, 2º EM Tancredo Neves; Feminino: 1º EM Aurea Rachou, 2º EM Tancredo Neves.

Os "23º Jogos Escolares da Semana da Pátria" são uma realização da Secretaria de Educação, com o apoio técnico da Secretaria de Esporte e Lazer.

Joguinhos - Os alunos do Ensino Básico (1ª a 4ª séries) também terão atividades que são os Jogos Escolares Mini / Mirim, os chamados "Joguinhos", que acontecerão em novembro. Criados para integrar os alunos mais novos nas competições esportivas, os "Joguinhos" estarão em sua terceira edição, com disputas de futsal e queimada. A Secretaria de Esporte e Lazer estuda a inclusão do Surf.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.