11/09/2025  23h49
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
15/09/2005 - 20h35
Seletiva Petrobras de Surfe Masculino estréia
João Carvalho
 
Paulo Zulu se classifica em sua estréia na Praia Mole de Florianópolis (SC)

A quinta-feira ainda amanheceu com muito frio e céu nublado, mas o tempo melhorou durante a quinta-feira e o cenário ficou perfeito para um ótimo dia de surfe na Praia Mole, que apresentou excelentes condições com tubos de 1,5 metro de altura na abertura da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino em Florianópolis (SC). Os surfistas mais bem colocados no ranking de acesso para a divisão principal do Circuito Brasileiro Profissional que entraram na primeira fase avançaram em suas baterias, assim como uma das atrações da quinta-feira, o carioca Paulo Zulu, que vibrou com sua classificação para a segunda rodada da competição que vai até domingo na Ilha de Santa Catarina. Metade dos 160 inscritos estreou no primeiro dia, outros 48 fazem suas primeiras apresentações nesta sexta-feira e os principais cabeças-de-chave só entram na quarta rodada, programada para ser realizada à partir das 9 horas no sábado.

Para chegarem lá, os que competiram no primeiro dia terão que passar três baterias e Paulo Zulu começou bem, superando o paulista Rodrigo "Sininho" Tavares e o carioca Rafael Paiva na última onda que pegou no sétimo confronto da quinta-feira. "A bateria foi superdisputada, a nova geração está muito boa, o nível é altíssimo e ficou um troca-troca até o final. Consegui pegar uma direita muito boa que definiu a bateria, mas quase perdi no finalzinho. É bom sentir de novo esta adrenalina de campeonato e eu vibrei mesmo com a classificação", contou Paulo Zulu, que está animado em retornar às competições, pois antes de ser um modelo famoso era surfista profissional nos primeiros anos do Circuito Brasileiro no final da década de 80.

"Espero achar tempo para correr todos os campeonatos que tiverem pela frente. Na verdade eu nunca parei de surfar, mas minha vida me direcionou para outros lados e tive que estruturar ela. Agora que o meu trabalho já é reconhecido, posso voltar a realizar meu sonho de infância que é ser competidor, o que sempre me deixava muito feliz. Não estou aqui preocupado em ganhar ou perder, mas sim para sentir essa adrenalina de competição, ver essa rapaziada toda, ter esse convívio saudável. O surfe hoje em dia está muito mais profissional, muito mais sério. Eu fui praticamente um dos pioneiros e junto com o pessoal da minha geração conseguimos dar toda essa credibilidade ao esporte. Então agora eu quero poder estar junto de novo, usufruindo disso tudo, independente de títulos ou posições em rankings, é mais pelo fato de voltar a ter a disciplina de um atleta, acordar cedo, surfar, comer bem, pensar que vai ter um campeonato, tem que treinar, acho importante isso para mim no momento", disse Paulo Zulu.

Ao contrário dele, o restante dos competidores inscritos na Seletiva Petrobras de Surfe Masculino está mesmo atrás de pontos para buscar classificação para a divisão principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional. Os mais bem colocados no ranking de acesso que estrearam no primeiro dia conseguiram classificação para a segunda fase, porém não venceram suas baterias. O nono colocado Thiago Bianchini, de apenas 18 anos de idade, é a grande esperança de Santa Catarina e passou atrás do também catarinense Guilherme Ribeiro na quinta bateria. "Eu não consegui fazer o que eu queria, mas deu para se classificar e estou contente com isso. Até peguei um bom tubo ali, mas no final embiquei e o que vale mesmo é ter passado, pois estou bem concentrado para ver se esse ano eu consigo entrar no SuperSurf", falou Thiago Bianchini.

O cearense Angelino Santos foi vice-campeão na primeira Seletiva Petrobras de Surfe Masculino no Rio Grande do Norte, ocupa o quarto lugar no ranking e praticamente está com sua vaga garantida entre os 17 surfistas que serão anunciados no domingo para a divisão principal de 2006. "Estou amarradão. Esta etapa é a que tem as melhores ondas das três etapas e eu só pensava em me classificar para a próxima fase", falou Angelino, que enfrentou três cariocas e só ficou atrás de David Hommer, mas superou Ian Consenza e Alexandre Barros. "Estou tão confiante que vou entrar no SuperSurf que já comecei a fazer um trabalho de preparação para isso. O mar aqui está perfeito, com ótimas ondas, tubos alucinantes e a tendência é melhorar, então acho que a Petrobras vai fechar com chave-de-ouro o circuito aqui na Praia Mole", disse Angelino dos Santos.

Com organização da RM Sports, a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino tem a Petrobras como principal patrocinadora e esta última etapa em Santa Catarina também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Municipal de Esportes, numa realização conjunta da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) com a Federação Catarinense de Surf (FECASURF), Associação Verde Futuro e Associação de Surf da Praia Mole (ASPM).

Seletiva Petrobras de Surfe Masculino
Cabeças-de-chave da quarta fase

01: Claudemir Lima (CE) e Rodrigo Dornelles (RS)
02: Guga Arruda (SC) e Guilherme Ferreira (SC)
03: Marco Polo (SC) e Maicon Rosa (PR)
04: Odirlei Coutinho (SP) e Leonardo Neves (RJ)
05: Edgley Santos (SP) e Costinha (SP)
06: Crhristiano Spirro (BA) e Fabrício Júnior (RN)
07: Raphael Becker (SC) e Beto Fernandes (SP)
08: Fábio Gouveia (PB) e Alexandre Almeida (RJ)
09: Sávio Carneiro (PE) e Yuri Sodré (RJ)
10: Álvaro Bacana (MA) e Renato Galvão (SP)
11: Cristiano Guimarães (SP) e Andreas Eduardo (SC)
12: Hizunomê Bettero (SP) e Gilmar Silva (SP)
13: Flávio Costa (BA) e Pablo Paulino (CE)
14: Tadeu Pereira (SP) e Anselmo Correia (RJ)
15: Otávio Lima (PB) e Fábio Silva (CE)
16: Daison Pereira (RS) e Bruno Moreira (SP)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.