11/09/2025  20h16
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
18/09/2005 - 20h47
O Super Campeão do Lui Lui Guarujaense de Surf
Fábio Maradei
 
Surfista da praia de Pitangueiras ganhou uma moto Yamaha Neo

O surfista Ricardo Silva é o "Super Campeão" do Lui Lui Guarujaense de Surf 2005. Ele garantiu o título especial na 3ª e última etapa do Circuito Municipal do Guarujá, no domingo (dia 18), na Praia do Tombo. Como prêmio, voltou para a casa com uma moto Yamaha Neo 115 cilindradas, no valor de 6,5 mil, oferecida pela Lui Lui, Associação de Surf de Guarujá e André Car/Yamaha.

Esta foi a 2ª vez que Ricardo, que está com 18 anos e treina na Praia de Pitangueiras, faturou o título extra. Em 2003, ainda como mirim, também levou uma moto. O prêmio especial foi disputado entre os campeões municipais (com exceção das categorias estreantes e petit). Cada um voltou ao mar, após o término da etapa, surfando sozinho por 15 minutos. Campeão open, Ricardo teve como principal rival Fabrício Caraça, o grande nome do Circuito, ao conquistar duas categorias, a júnior e a mirim.

A diferença entre os dois foi de apenas 1,25 ponto. Fabrício teve chance dobrada por ser dono de dois títulos. Entrou primeiro no mar e marcou 11,5 pontos. Depois foi a vez do campeão de longboard Danilo Rodrigo tentar, mas ficou com 10,5. Ricardo garantiu uma nota 6, e uma 6,75, e assumiu a ponta com 12,75 pontos. Mas como também tinha levado o título júnior, Fabrício entrou novamente no mar, arriscou, mas garantiu 11 pontos.

"Torci muito ali da arquibancada para que ele não virasse. Esse é um título importante, ainda mais que estou sem patrocínio e me preparando para ser profissional ano que vem. Estou muito feliz", disse Ricardo Silva, que foi campeão mirim em 2003 e júnior em 2004, mostrando grande regularidade.

Apesar da derrota no Super Campeão, Fabrício continuou com o sorriso estampado no rosto. Atravessando grande fase, ele disse que estava satisfeito com os dois títulos. "Claro que queria ser o Super Campeão e levar essa moto, mas o Ricardo surfou muito bem. Eu superei grandes competidores e entrei para a história faturando dois títulos. Agora vou com tudo para o Paulista, onde também tenho chances de levar nas duas categorias. Vou continuar treinando muito", afirmou o surfista de 15 anos.

Além dos dois, festejaram os títulos municipais no Lui Lui 2005, Nathan Brandi, na iniciantes; Kalu Freitas na feminina; Jessé Mendes, na estreantes, Danilo Rodrigo, o Mulinha, na longboard; e Edgar Groggia, na petit. Vale destacar que Carlos Bahia, de São Sebastião, e Wesley Santos, de Peruíbe, faturaram os títulos do Circuito, na long e na petit, mas como são de outras cidades, os segundos colocados em suas categorias, sagraram-se campeões municipais.

EMOÇÃO - A etapa decisiva, que teve ondas mexidas de meio metro e chuva, contou com mais de 140 surfistas de quatro estados e foi marcada por muita emoção. O principal destaque foi Magno Pacheco, o Tim, vencedor das categorias júnior e mirim, deixando Fabrício Caraça como o 2º colocado em ambas. Nas disputas pelos títulos municipais, o primeiro título definido foi no longboard. Vencedor das duas etapas iniciais, Danilo Rodrigo perdeu na semi, mas assegurou o caneco.

"Estou empenhado em faturar o título brasileiro profissional, circuito onde sou líder, mas ser campeão da minha cidade é muito importante, ainda mais quando se fala em Guarujá", ressaltou Danilo, de 20 anos. Carlos Bahia se empenhou na final e garantiu o bicampeonato no Circuito, ao vencer a etapa, garantindo a melhor nota do final de semana, 8 pontos.

"Foi show. Quebrei dois pranchões nessa etapa, porque radicalizei, mas valeu o esforço porque conquistei o título do Circuito", afirmou Bahia, de 21 anos, que também atua como técnico da equipe de São Sebastião no Circuito Paulista. Na categoria petit (até 10 anos), Wesley Santos, o "Garoto Sorriso" garantiu 100% de aproveitamento no Lui Lui, com a sua 3ª vitória, com tranqüilidade.

"Ano que vem eu volto para esse campeonato, porque é muito forte e um ótimo para a gente melhorar", disse o talento de Peruíbe de 10 anos. Edgar Groggia, de apenas 8 anos, ficou em 3º lugar na etapa e manteve a 2ª posição no ranking, suficiente para festejar o título municipal.

Na estreantes (no máximo 12 anos), Jessé Mendes faturou o bicampeonato e só lamentou ser muito novo para estar na disputa do Super Campeão. Aos 12 anos de idade, ele agora se prepara para duas novas viagens internacionais, para a Indonésia e depois Havaí. Na etapa, Caio Ibelli, outra grande promessa, saiu na frente, mas na 3ª onda Jessé foi para a ponta e não foi mais alcançado. O catarinense Victor Drews, que viajou sozinho de Florianópolis para participar do evento, chegou muito perto no finalzinho, perdendo por um décimo. Precisava de 4,11 pontos e tirou 4,00.

Victor Drews e Jessé também disputaram a final iniciantes (limite de 14 anos), mas as atenções estavam mesmo para Nathan Brandi e Wesley Moraes, que brigavam pelo título do Circuito. O catarinense saiu na frente. No último minuto Wesley chegou a virar e quase que no mesmo momento, Nathan com uma rasgada e um floater assumiu a frente, comemorando o bicampeonato.

"Comecei mal a bateria e só no final consegui encontrar a onda. Entrei concentrado e consegui", disse o campeão de 13 anos, que também disputou o Super Campeão, ficando em 5º lugar. Outra disputa empolgante foi júnior (no máximo 18 anos). Emerson Silva e Fabrício Caraça disputavam o título, mas quem comandou a bateria foi Magno Pacheco, que garantiu a maior somatória do evento, 14,25 pontos de 20 possíveis.

Ele e Fabrício se alternaram na frente, mas Magno estava determinado e com grande sintonia com o mar. Depois, na mirim, novamente, Magno, Fabrício e Emerson se encontraram. Desta vez, Fabrício era o cotado ao título, mas Nathan - também na final - tinha possibilidades. O resultado se repetiu entre os três primeiros colocados, com Magno vencedor, Fabrício em 2º e Emerson em 3º lugar.

"Finalmente consegui ganhar bem no Guarujaense, que é muito forte. Venho de uma boa sequência de resultados, mas queria me firmar aqui, em casa", disse Magno, que fez finais no Brasileiro Amador, na Ilha do Mel e no Paulista em São Sebastião.

Entre as meninas, Adine Pereira era a grande favorita, mas ela acabou derrotada ainda nas quartas-de-final, abrindo caminho para Kalu Freitas e Geórgia Paschoal. Depois de passar "raspando" na semifinal, Kalu abriu a final com um 4,75 pontos e não foi mais alcançada, comemorando o seu 1º título na carreira. "Estou muito feliz e agora ganhei mais confiança", disse a campeã, de 25 anos e que surfa há cinco. Geórgia ainda tentou a virada, mas terminou com o 2º lugar. Na final, destaque também para Kaena Brandi (irmã de Nathan), de apenas 12 anos, que ficou em 3º lugar.

Já na open, Ricardo Silva entrou na final na condição de grande cotado e só não levaria o título se ficasse em 4º lugar e Robert Lima vencesse. Eduardo Oscar logo no 1º minuto tirou uma nota 7 e emendou com uma 4,25 e não foi ameaçado. Ricardo assegurou o 2º lugar para festejar seu 3º título municipal seguido. Coincidentemente os dois atletas são treinados pelo experiente Neno Matos, que disputa a categoria master e inicia a carreira de técnico.

"Fiquei satisfeito com esse resultado. Os dois festejaram e mostraram surf de primeira linha, usando radicalidade e, acima de tudo, a cabeça", vibrou Neno. Para encerrar com chave de ouro, o Lui Lui Guarujaense de Surf teve uma festa no Campo da Ponte Preta, onde foram feitas as premiações.

INVESTINDO - Esse foi o 4º ano que a Lui Lui Shoes patrocinou o Circuito, considerado o melhor do País entre os municipais. Bom destacar que além do campeonato a marca investe forte no surf guarujaense, mantendo uma equipe forte com sete atletas da Cidade. No surf profissional estão dois jovens talentos, Heitor Pereira e Júnior Faria, além do conhecido big rider Sylvio Mancusi e de um dos melhores longboarders do Mundo, Paulo Kid. Há, ainda, as revelações Jessé Mendes, Geórgia Paschoal e Maria Vitória. Além dos atletas, há o chefe de equipe Ivo Donatelli, outro nome conhecido das ondas de Guarujá.

O Lui Lui Guarujaense de Surf 2005 teve o patrocínio da Central Surf, Tent Beach, Kyw, Overboard, Styllos, Wave Wizard, M.Brasil, Fraga In Surf e Yamaha/André Car. Apoio de Blocos Teccel, Shaper Neco Carbone, RD Surfboards, Hot Wave/ Helio Coconut’s, Flex Academia, Waves.Terra e Disk Surf. Colaboração da Prefeitura Municipal de Guarujá. Organização da Associação de Surf do Guarujá, com supervisão da Federação Paulista de Surf.

SUPER CAMPEÃO*

1 Ricardo Silva (open) 12,75 - prêmio: Moto Yamaha Neo 115cc
2 Fabrício Caraça (mirim) 11,50
3 Fabrício Caraça (júnior) 11,00
4 Danilo Rodrigo (longboard) 10,50
5 Nathan Brandi (iniciantes) 7,50
6 Kalu Freitas (feminina)

*DISPUTA ESPECIAL ENTRE OS CAMPEÕES GUARUJAENSES

RANKING FINAL - APÓS 3 ETAPAS

CATEGORIA OPEN

1 Ricardo Silva 2.529
2 Sérgio Rocha 2.240
3 Robert Lima 2.116
4 Emerson Silva 1.838

CATEGORIA JÚNIOR (ATÉ 18 ANOS)

1 Fabrício Caraça 2.431
2 Emerson Silva 2.260
3 Ricardo Silva 2.087
4 Magno Pacheco 1995

CATEGORIA MIRIM (ATÉ 16 ANOS)

1 Fabrício Caraça 2.439
2 Leandro Santos 2.087
3 Magno Pacheco 2.043
4 Wladimir Peres 2.033

CATEGORIA INICIANTES (ATÉ 14 ANOS)

1 Nathan Brandi 2.810
2 Wesley Moraes 2.700
3 Jessé Mendes 2.041
4 Carlos Eduardo 1.989

CATEGORIA ESTREANTES (ATÉ 12 ANOS)

1 Jessé Mendes 2.900
2 Sidney Guimarães (Peruíbe) 2.466
3 Caio Ibelli 2.349
4 Wesley Santos (Peruíbe) 2.114

CATEGORIA PETIT (ATÉ 10 ANOS)

1 Wesley Santos (Peruíbe) 3.000
2 Edgar Groggia 2.610 (campeão guarujaense)
3 Vitor Bernardo 2.129
4 Bruno Silveira 2.122

CATEGORIA LONGBOARD (PRANCHÕES)

1 Carlos Bahia (São Sebastião) 2.710
2 Danilo Rodrigo 2.656 (campeão guarujaense)
3 Paulo Kid 2.285
4 Murilo Graciola 1.997

CATEGORIA FEMININA

1 Kalu Freitas 2.385
2 Geórgia Paschoal 2.330
3 Adine Pereira 2.182
4 Karen Trakinas 1.872

RESULTADOS DA 3ª ETAPA

CATEGORIA OPEN

1 Eduardo Oscar
2 Ricardo Silva
3 Leandro Santos
4 Robert Lima

CATEGORIA JÚNIOR (ATÉ 18 ANOS)

1 Magno Pacheco
2 Fabrício Caraça
3 Jadson André (Natal/ RN)
4 Emerson Silva

CATEGORIA MIRIM (ATÉ 16 ANOS)

1 Magno Pacheco
2 Fabrício Caraça
3 Emerson Silva
4 Nathan Brandi

CATEGORIA INICIANTES (ATÉ 14 ANOS)

1 Nathan Brandi
2 Wesley Moraes
3 Victor Drews (Florianópolis/ SC)
4 Jessé Mendes

CATEGORIA ESTREANTES (ATÉ 12 ANOS)

1 Jessé Mendes
2 Victor Drews (Florianópolis/ SC)
3 Caio Ibelli
4 Wesley Santos (Peruíbe)
5 Sidney Guimarães (Peruíbe)
6 David Silva

CATEGORIA PETIT (ATÉ 10 ANOS)

1 Wesley Santos (Peruíbe)
2 David Silva
3 Edgar Groggia
4 Vitor Bernardo
5 Bruno Silveira
6 Vitor Mendes

CATEGORIA LONGBOARD (PRANCHÕES)

1 Carlos Bahia (São Sebastião)
2 Amaro Matos
3 Murilo Graciola
4 Diego Rosas

CATEGORIA FEMININA

1 Kalu Freitas
2 Geórgia Paschoal
3 Kaena Freitas
4 Jéssica Marques (São Vicente)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.